Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nos próximos dias, para além da chuva, Portugal continental e a Madeira está também previsto vento forte e agitação marítima.
O aviso amarelo de chuva para os 18 distritos vai estar em vigor entre 15h00 e as 21h00 de quinta-feira.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga voltam a estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 15h00 de sexta-feira por causa da chuva.
O IPMA emitiu também um aviso laranja para Porto, Viana do Castelo e Braga entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira por causa da agitação marítima, passando depois a amarelo, prolongando-se este último até às 06h00 de sábado.
Também os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo devido ao estado do mar até às 06h00 de sábado.
O Instituto emitiu ainda aviso amarelo para Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da previsão de vento sul/sudoeste com rajadas até 110 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas.
O aviso amarelo de vento vai estar em vigor entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao vento sudoeste com rajadas até 80 km/h, sendo de 100 km/h nas terras altas, entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira.
A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira também vão estar na quinta-feira (entre as 09h00 e as 16h00) sob aviso amarelo devido à chuva por vezes forte.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Na origem da mudança do estado do tempo em Portugal continental e para o arquipélago da Madeira está a depressão Karlota.
De acordo com um comunicado do IPMA, “esta depressão inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que vai evoluindo para apenas um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda”.
A depressão tem uma superfície frontal fria associada e será essa frente que irá afetar Portugal continental a partir de quinta-feira.
A mudança do estado do tempo começa a fazer-se sentir hoje com chuva fraca, em especial nas regiões Norte e Centro, e com a intensificação do vento a partir do meio da tarde.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.