Logo
Regional

Depressão Celine afeta tempo no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de hoje

28 Outubro, 2023 | 7:50
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A depressão Celine, associada a uma superfície frontal fria, vai afetar Portugal continental a partir da tarde deste sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Celine, que às 13:00 deste sábado “deverá estar centrada a oeste das Ilhas Britânicas”, irá condicionar, associada a uma superfície frontal fria, o estado do tempo em Portugal continental a partir da tarde.

“Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, em especial no Minho e Douro Litoral”, lê-se no comunicado.

Segundo o IPMA, a partir da tarde de hoje, a “superfície frontal fria começará a deslocar-se para sul”, originando “precipitação persistente, com aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, à região Centro durante o dia 29 [domingo] e à região Sul entre a tarde de dia 29 e o início da manhã do dia 30 [segunda-feira]”.

Para sábado, o IPMA prevê também “rajadas de vento até 75 quilómetros/hora no litoral e nas terras altas, em especial da região Norte, e agitação marítima com ondas de noroeste até seis metros de altura significativa, que deverão diminuir gradualmente de altura a partir da tarde”.

“Prevê-se que a depressão Celine terá um impacto, embora indireto, no estado do tempo no arquipélago da Madeira”, referiu ainda o IPMA, informando que “a superfície frontal fria associada a esta depressão deverá atingir o arquipélago” no domingo, com “aguaceiros que deverão ser localmente fortes e persistentes”.

Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos amarelo e laranja de precipitação, agitação marítima e vento, “aconselhando-se medidas de precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo, o acompanhamento das previsões meteorológicas e da atualização dos avisos”.

Em termo de precipitação, o IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo (entre as 09:00 de sábado e as 03:00 de domingo), devido a chuva persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada, antecedidos de aviso amarelo desde as 18:17 de hoje.

Avisos amarelos para precipitação foram também emitidos para os distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real (das 15:00 de sábado às 12:00 de domingo), Bragança (18:00 de sábado às 03:00 de domingo), Castelo Branco, Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém (03:00 de domingo às 00:00 de segunda-feira), Beja, Évora, Faro e Portalegre (15:00 de domingo às 06:00 de segunda-feira).

Os avisos laranja para agitação marítima foram emitidos para os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo (das 18:17 de hoje às 12:00 de sábado), devido a ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros.

Para os distritos de Beja, Faro (das 18:17 de hoje às 18:00 de sábado), Setúbal (18:17 de hoje às 00:00 de domingo), Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo (12:00 de sábado- às 06:00 de domingo) foram emitidos avisos amarelos para agitação marítima, devido a ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Os avisos amarelos para vento foram emitidos para os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, face à previsão de “vento de sudoeste com rajadas até 75 quilómetros/hora na faixa costeira e rajadas até 90 km/h nas terras altas”.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA emitiu aviso laranja para chuva na costa Norte, costa Sul, Porto Santo e regiões montanhosas (das 09:00 às 18:00 de domingo), devido a “precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”, antecedidos de avisos amarelos também devido a chuva, por vezes forte, a partir das 03:00 de domingo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil alertou hoje para possibilidade de inundações e cheias devido ao previsto agravamento da situação meteorológica no fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente.

Na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional, André Fernandes, revelou que foi elevado, até ao final de domingo, o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da entidade, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.

Segundo André Fernandes, a Agência Portuguesa do Ambiente informou que as bacias hidrográficas com maior potencial de cheias são as dos rios Lima (em particular em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima), Cávado, Douro (com particular incidência nas sub-bacias do Tâmega e do Tua), Vouga e Mondego.

A prontidão do sistema em nível laranja prevê o aumento em 25% do nível de efetivos em todo o país. O Centro de Coordenação Operacional da ANEPC estará reunido no sábado e no domingo para acompanhar as ocorrências e, se houver necessidade, prolongará o estado de alerta para além de domingo.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Maio, 2024

APDL esteve presente no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estiveram presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorreu, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.