Logo
Regional

Deocriste acolhe este sábado Desfolhada Tradicional

9 Setembro, 2022 | 18:25
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No próximo dia 10 de setembro a Associação Cultural e Recreativa de Deocriste (ACRED) organiza uma desfolhada à moda antiga com a presença da acordeonista TATTY. A Eira da Quinta do Pombal foi o local escolhido pela organização para receber todos aqueles que se interessam pelas tradições populares.

A tradicional colheita do milho que decorre tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro, significava trabalho árduo, mas era também o pretexto para promover momentos mais alegres e de confraternização entre os que trabalhavam as terras. As desfolhas continuam a existir, mas, na sua maioria, já não são feitas nas eiras e a palha não chega a sair dos campos colhendo-se apenas as espigas.

Mas antigamente era uma tarefa demorada que implicava, colher, esfolhar guardar no espigueiro e mais tarde malhar as espigas. O trabalho implicava muitas vezes a cooperação de vizinhos, família e amigos e “jornaleiros” num espírito de entreajuda e convívio.

Esses momentos mais lúdicos podem ser a origem da nostalgia que hoje existe, em vários locais do Minho, pelas tradicionais desfolhadas. É neste espírito de alimentar o conhecimento por aquilo que era uma rotina de trabalho, mas também de confraternização que a ACRED organiza um desses momentos no próximo dia 10 de setembro nesta localidade.

Os “trabalhos” começam pelas 15 horas com a “cortada do milho” no campo e o seu transporte para a eira. A desfolhada, propriamente dita, tem lugar na eira de uma das mais icónicas quintas de Deocriste, a Quinta do Pombal, mais conhecida por Quinta Magalhães, na Avenida da Igreja.

Para animar os trabalhos a Associação conta com a presença da conhecida acordeonista Tatty. Natural de Ovar, esta artista começou a tocar concertina e a cantar à desgarrada aos 8 anos de idade, com grande aceitação por parte do público e profissionais da música popular.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.