No próximo dia 10 de setembro a Associação Cultural e Recreativa de Deocriste (ACRED) organiza uma desfolhada à moda antiga com a presença da acordeonista TATTY. A Eira da Quinta do Pombal foi o local escolhido pela organização para receber todos aqueles que se interessam pelas tradições populares.
A tradicional colheita do milho que decorre tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro, significava trabalho árduo, mas era também o pretexto para promover momentos mais alegres e de confraternização entre os que trabalhavam as terras. As desfolhas continuam a existir, mas, na sua maioria, já não são feitas nas eiras e a palha não chega a sair dos campos colhendo-se apenas as espigas.
Mas antigamente era uma tarefa demorada que implicava, colher, esfolhar guardar no espigueiro e mais tarde malhar as espigas. O trabalho implicava muitas vezes a cooperação de vizinhos, família e amigos e “jornaleiros” num espírito de entreajuda e convívio.
Esses momentos mais lúdicos podem ser a origem da nostalgia que hoje existe, em vários locais do Minho, pelas tradicionais desfolhadas. É neste espírito de alimentar o conhecimento por aquilo que era uma rotina de trabalho, mas também de confraternização que a ACRED organiza um desses momentos no próximo dia 10 de setembro nesta localidade.
Os “trabalhos” começam pelas 15 horas com a “cortada do milho” no campo e o seu transporte para a eira. A desfolhada, propriamente dita, tem lugar na eira de uma das mais icónicas quintas de Deocriste, a Quinta do Pombal, mais conhecida por Quinta Magalhães, na Avenida da Igreja.
Para animar os trabalhos a Associação conta com a presença da conhecida acordeonista Tatty. Natural de Ovar, esta artista começou a tocar concertina e a cantar à desgarrada aos 8 anos de idade, com grande aceitação por parte do público e profissionais da música popular.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai condecorar, em data a anunciar, os atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste verão.
Tomé Pinto, António José Cruz e Inês Sincero vão percorrer, em setembro de 2025, 30 lares e centros de dia do concelho de Viana do Castelo para contar histórias infantojuvenis a avós e netos.
Domingo, dia 22 de setembro, o Município de Vila Nova de Cerveira convida os cerveirenses e visitantes a caminhar em prol de três causas diferenciadas, mas interligadas: a causa pela saúde pública, contribuindo para a angariação de verbas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro; a causa ambiental associada à comemoração do Dia Europeu Sem Carros; e a causa social promovida pela Semana Europeia da Mobilidade.
Os senhorios podem aumentar o valor das rendas até 2,16% em 2025, segundo os números da inflação de agosto agora confirmados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou hoje os protocolos entre o Município e os vencedores do concurso “Viana Jovens com Talento”, num momento que contou com a presença da Vereadora da Juventude, Carlota Borges.
A Câmara de Valença vai investir quatro milhões de euros no ano letivo 2024/2025, em “apoios e valências reforçadas” aos 1.820 alunos do concelho, número que representa “um aumento de 9% face ao ano letivo anterior.
Um grupo de pais de alunos da escola de ballet de Ponte da Barca estão contra a mudança do local das aulas da Casa da Cultura para o edifício das piscinas municipais, pedindo à câmara a reversão da decisão.