No próximo dia 10 de setembro a Associação Cultural e Recreativa de Deocriste (ACRED) organiza uma desfolhada à moda antiga com a presença da acordeonista TATTY. A Eira da Quinta do Pombal foi o local escolhido pela organização para receber todos aqueles que se interessam pelas tradições populares.
A tradicional colheita do milho que decorre tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro, significava trabalho árduo, mas era também o pretexto para promover momentos mais alegres e de confraternização entre os que trabalhavam as terras. As desfolhas continuam a existir, mas, na sua maioria, já não são feitas nas eiras e a palha não chega a sair dos campos colhendo-se apenas as espigas.
Mas antigamente era uma tarefa demorada que implicava, colher, esfolhar guardar no espigueiro e mais tarde malhar as espigas. O trabalho implicava muitas vezes a cooperação de vizinhos, família e amigos e “jornaleiros” num espírito de entreajuda e convívio.
Esses momentos mais lúdicos podem ser a origem da nostalgia que hoje existe, em vários locais do Minho, pelas tradicionais desfolhadas. É neste espírito de alimentar o conhecimento por aquilo que era uma rotina de trabalho, mas também de confraternização que a ACRED organiza um desses momentos no próximo dia 10 de setembro nesta localidade.
Os “trabalhos” começam pelas 15 horas com a “cortada do milho” no campo e o seu transporte para a eira. A desfolhada, propriamente dita, tem lugar na eira de uma das mais icónicas quintas de Deocriste, a Quinta do Pombal, mais conhecida por Quinta Magalhães, na Avenida da Igreja.
Para animar os trabalhos a Associação conta com a presença da conhecida acordeonista Tatty. Natural de Ovar, esta artista começou a tocar concertina e a cantar à desgarrada aos 8 anos de idade, com grande aceitação por parte do público e profissionais da música popular.
“No futebol, em primeiro lugar, dever-se-ia educar a pessoa como pessoa e não como futebolista.”
Com uma distância total de 1.030 quilómetros, quatro atletas vianenses, da equipa de ciclismo da Lacoviana arrancaram de bicicleta, esta segunda-feira, do Santuário de Lourdes, França, rumo ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo. O objetivo é percorrer esta distância em seis dias.
A residência intensiva da Escola do Rock está de regresso a Paredes de Coura de 16 a 22 de julho e as inscrições já estão abertas até ao dia 20 de junho.
A Câmara Municipal de Caminha dedicou o mês de junho ao desporto como uma forma de apoiar e incentivar o desporto e as várias modalidades desportivas praticadas no concelho.
O Pavilhão Municipal de Ponte da Barca foi palco de um espetáculo de encerramento do ano letivo da Escola de Ballet da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que encantou a plateia presente com uma exibição repleta de elegância e beleza.
O Centro de Mar de Viana do Castelo recebe, no próximo dia 08 de junho, a partir das 10 horas, o evento “Oceano: Pessoas e Oportunidades”, uma iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial dos Oceanos e que contará com a presença do Secretário de Estado do Mar e integrará a apresentação do Plano de Ação para Viana do Castelo da Agenda do Mar 20-30.
Na comemoração do centenário do Elevador de Santa Luzia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um desafio para que seja criada uma Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares que possa trabalhar “de forma conjunta para a promoção destes ícones”.