No próximo dia 10 de setembro a Associação Cultural e Recreativa de Deocriste (ACRED) organiza uma desfolhada à moda antiga com a presença da acordeonista TATTY. A Eira da Quinta do Pombal foi o local escolhido pela organização para receber todos aqueles que se interessam pelas tradições populares.
A tradicional colheita do milho que decorre tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro, significava trabalho árduo, mas era também o pretexto para promover momentos mais alegres e de confraternização entre os que trabalhavam as terras. As desfolhas continuam a existir, mas, na sua maioria, já não são feitas nas eiras e a palha não chega a sair dos campos colhendo-se apenas as espigas.
Mas antigamente era uma tarefa demorada que implicava, colher, esfolhar guardar no espigueiro e mais tarde malhar as espigas. O trabalho implicava muitas vezes a cooperação de vizinhos, família e amigos e “jornaleiros” num espírito de entreajuda e convívio.
Esses momentos mais lúdicos podem ser a origem da nostalgia que hoje existe, em vários locais do Minho, pelas tradicionais desfolhadas. É neste espírito de alimentar o conhecimento por aquilo que era uma rotina de trabalho, mas também de confraternização que a ACRED organiza um desses momentos no próximo dia 10 de setembro nesta localidade.
Os “trabalhos” começam pelas 15 horas com a “cortada do milho” no campo e o seu transporte para a eira. A desfolhada, propriamente dita, tem lugar na eira de uma das mais icónicas quintas de Deocriste, a Quinta do Pombal, mais conhecida por Quinta Magalhães, na Avenida da Igreja.
Para animar os trabalhos a Associação conta com a presença da conhecida acordeonista Tatty. Natural de Ovar, esta artista começou a tocar concertina e a cantar à desgarrada aos 8 anos de idade, com grande aceitação por parte do público e profissionais da música popular.
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.