No próximo dia 10 de setembro a Associação Cultural e Recreativa de Deocriste (ACRED) organiza uma desfolhada à moda antiga com a presença da acordeonista TATTY. A Eira da Quinta do Pombal foi o local escolhido pela organização para receber todos aqueles que se interessam pelas tradições populares.
A tradicional colheita do milho que decorre tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro, significava trabalho árduo, mas era também o pretexto para promover momentos mais alegres e de confraternização entre os que trabalhavam as terras. As desfolhas continuam a existir, mas, na sua maioria, já não são feitas nas eiras e a palha não chega a sair dos campos colhendo-se apenas as espigas.
Mas antigamente era uma tarefa demorada que implicava, colher, esfolhar guardar no espigueiro e mais tarde malhar as espigas. O trabalho implicava muitas vezes a cooperação de vizinhos, família e amigos e “jornaleiros” num espírito de entreajuda e convívio.
Esses momentos mais lúdicos podem ser a origem da nostalgia que hoje existe, em vários locais do Minho, pelas tradicionais desfolhadas. É neste espírito de alimentar o conhecimento por aquilo que era uma rotina de trabalho, mas também de confraternização que a ACRED organiza um desses momentos no próximo dia 10 de setembro nesta localidade.
Os “trabalhos” começam pelas 15 horas com a “cortada do milho” no campo e o seu transporte para a eira. A desfolhada, propriamente dita, tem lugar na eira de uma das mais icónicas quintas de Deocriste, a Quinta do Pombal, mais conhecida por Quinta Magalhães, na Avenida da Igreja.
Para animar os trabalhos a Associação conta com a presença da conhecida acordeonista Tatty. Natural de Ovar, esta artista começou a tocar concertina e a cantar à desgarrada aos 8 anos de idade, com grande aceitação por parte do público e profissionais da música popular.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
A organização do “Arraial da Romaria”, inserido na programação da Romaria da Senhora da Agonia, promoveu ontem, segunda-feira, uma tarde especial dedicada às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Montras da Romaria d’Agonia realiza-se hoje, terça-feira, às 18h30, nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desloca-se esta terça-feira, 19 de agosto, ao distrito de Viana do Castelo, com passagens por Ponte da Barca e pela cidade de Viana do Castelo.
A organização do Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, mostra-se confiante numa “boa afluência” de público para a edição de 2025, que assinala os 60 anos do evento. O certame decorre entre quarta-feira e sábado, com nomes como The Kooks, Sex Pistols, Papa Roach e Da Weasel.
Depois de uma derrota caseira na ronda inaugural frente ao GD Chaves B, a formação orientada por Filipe Mesquita procurava uma resposta positiva fora de portas — e esteve mesmo perto de sair com os três pontos.
Esta terça-feira, 19 de agosto, promete ser inesquecível em Viana do Castelo, com uma programação intensa e vibrante no penúltimo dia da emblemática Romaria d’Agonia. Com música, tradição, cultura e muita animação, a noite de hoje já é conhecida como “a noite mais longa” da romaria, e os motivos não faltam.