No próximo dia 25 de setembro (quinta-feira), pelas 17h30, tem início a terceira edição do EntardeCER, uma iniciativa cultural do Centro de Estudos Regionais (CER), que promove conversas informais sobre temas atuais e relevantes.
A sessão inaugural, intitulada “Democracia: O Poder da Palavra”, terá lugar no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto.
O convidado desta primeira conversa é Benjamim Moreira, doutorado em Filologia pela Universidade de Santiago de Compostela, onde lecionou língua, gramática e cultura portuguesas. Foi também diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, cidade com a qual mantém uma forte ligação académica e cultural.
Nesta sessão, moderada por Armando Borlido, Presidente do CER, Benjamim Moreira propõe uma reflexão sobre o papel da linguagem no exercício da democracia. Através de exemplos retirados da comunicação social, será explorado como a linguagem política e económica mobiliza recursos da língua para influenciar a perceção pública e a tomada de decisões.
“A linguagem não serve apenas para comunicar, mas para agir sobre o mundo e sobre os outros”, afirma o orador, sublinhando a importância de um sentido crítico apurado face ao discurso dominante e à qualidade da informação que circula diariamente.
O EntardeCER é um ciclo de conversas mensais, que decorre na terceira quinta-feira de cada mês, entre setembro de 2025 e junho de 2026, num ambiente intimista e propício à partilha de ideias e saberes. As sessões são abertas ao público, embora limitadas à lotação da sala.
Com este encontro inaugural, o CER reforça o seu compromisso com a valorização do pensamento crítico, da cultura e da cidadania ativa na região.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.