Uma delegação composta por representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dos seus municípios associados participa esta semana numa visita de trabalho a Hämeenlinna, na Finlândia. Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto CIBUS - Reduzir a perda e o desperdício alimentar na Europa, financiado pelo programa Interreg Europe, reunindo parceiros do projeto e stakeholders locais.
A visita, integrada na segunda reunião de parceira do projeto CIBUS, tem como objetivo debater os fatores que contribuem para a perda e o desperdício alimentar ao longo da cadeia de produção e suprimento, explorar níveis de inovação nas medidas de prevenção e identificar as necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação necessárias para enfrentar este desafio. O programa da iniciativa contempla reuniões, workshops e visitas a exemplos locais de boas práticas, fortalecendo a partilha de conhecimento e a cooperação internacional.
O dia de ontem (28 de janeiro) foi dedicado a workshops e reuniões com foco nos desafios regionais e inovações no combate ao desperdício alimentar. Os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar boas práticas e trocar de experiências entre as regiões.
O dia de hoje, 29 de janeiro, será marcado por visitas locais para conhecer iniciativas inovadoras, como a aplicação do método lean thinking no retalho alimentar e o reaproveitamento de fluxos secundários na indústria das bebidas. Está também programada uma visita ao novo edifício Smart & Bio da Häme University of Applied Sciences (HAMK), uma referência em investigação orientada para a bioeconomia e a biologia sintética.
Sobre o projeto CIBUS
O projeto CIBUS reúne parceiros de oito países europeus (Bulgária, Chipre, Portugal, Dinamarca, Roménia, Finlândia, Irlanda e Bélgica) e visa prevenir e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, promovendo a circularidade, a inovação na cadeia alimentar e estratégias integradas para uma gestão mais sustentável. Este esforço está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente a Meta 12.3 de “reduzir para metade o desperdício alimentar per capita global a nível de comércio a retalho e de consumidores, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo perdas pós-colheita”.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.