Uma delegação composta por representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dos seus municípios associados participa esta semana numa visita de trabalho a Hämeenlinna, na Finlândia. Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto CIBUS - Reduzir a perda e o desperdício alimentar na Europa, financiado pelo programa Interreg Europe, reunindo parceiros do projeto e stakeholders locais.
A visita, integrada na segunda reunião de parceira do projeto CIBUS, tem como objetivo debater os fatores que contribuem para a perda e o desperdício alimentar ao longo da cadeia de produção e suprimento, explorar níveis de inovação nas medidas de prevenção e identificar as necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação necessárias para enfrentar este desafio. O programa da iniciativa contempla reuniões, workshops e visitas a exemplos locais de boas práticas, fortalecendo a partilha de conhecimento e a cooperação internacional.
O dia de ontem (28 de janeiro) foi dedicado a workshops e reuniões com foco nos desafios regionais e inovações no combate ao desperdício alimentar. Os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar boas práticas e trocar de experiências entre as regiões.
O dia de hoje, 29 de janeiro, será marcado por visitas locais para conhecer iniciativas inovadoras, como a aplicação do método lean thinking no retalho alimentar e o reaproveitamento de fluxos secundários na indústria das bebidas. Está também programada uma visita ao novo edifício Smart & Bio da Häme University of Applied Sciences (HAMK), uma referência em investigação orientada para a bioeconomia e a biologia sintética.
Sobre o projeto CIBUS
O projeto CIBUS reúne parceiros de oito países europeus (Bulgária, Chipre, Portugal, Dinamarca, Roménia, Finlândia, Irlanda e Bélgica) e visa prevenir e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, promovendo a circularidade, a inovação na cadeia alimentar e estratégias integradas para uma gestão mais sustentável. Este esforço está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente a Meta 12.3 de “reduzir para metade o desperdício alimentar per capita global a nível de comércio a retalho e de consumidores, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo perdas pós-colheita”.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.