Logo
Regional

Delegação do Alto Minho participa em visita internacional à Finlândia

29 Janeiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Uma delegação composta por representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dos seus municípios associados participa esta semana numa visita de trabalho a Hämeenlinna, na Finlândia. Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto CIBUS - Reduzir a perda e o desperdício alimentar na Europa, financiado pelo programa Interreg Europe, reunindo parceiros do projeto e stakeholders locais.

A visita, integrada na segunda reunião de parceira do projeto CIBUS, tem como objetivo debater os fatores que contribuem para a perda e o desperdício alimentar ao longo da cadeia de produção e suprimento, explorar níveis de inovação nas medidas de prevenção e identificar as necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação necessárias para enfrentar este desafio. O programa da iniciativa contempla reuniões, workshops e visitas a exemplos locais de boas práticas, fortalecendo a partilha de conhecimento e a cooperação internacional.

O dia de ontem (28 de janeiro) foi dedicado a workshops e reuniões com foco nos desafios regionais e inovações no combate ao desperdício alimentar. Os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar boas práticas e trocar de experiências entre as regiões.

O dia de hoje, 29 de janeiro, será marcado por visitas locais para conhecer iniciativas inovadoras, como a aplicação do método lean thinking no retalho alimentar e o reaproveitamento de fluxos secundários na indústria das bebidas. Está também programada uma visita ao novo edifício Smart & Bio da Häme University of Applied Sciences (HAMK), uma referência em investigação orientada para a bioeconomia e a biologia sintética.

Sobre o projeto CIBUS

 O projeto CIBUS reúne parceiros de oito países europeus (Bulgária, Chipre, Portugal, Dinamarca, Roménia, Finlândia, Irlanda e Bélgica) e visa prevenir e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, promovendo a circularidade, a inovação na cadeia alimentar e estratégias integradas para uma gestão mais sustentável. Este esforço está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente a Meta 12.3 de “reduzir para metade o desperdício alimentar per capita global a nível de comércio a retalho e de consumidores, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo perdas pós-colheita”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.