Logo
Regional

Delegação de municípios da Catalunha visita Viana do Castelo para conhecer boas práticas

14 Novembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Viana do Castelo recebeu, esta quarta-feira, a visita de uma comitiva da Associação Catalã de Municípios e da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, que se deslocou à capital do Alto Minho para conhecer as boas práticas promovidas pelo município vianense.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o executivo municipal, receberam a comitiva, constituída por cerca de uma dezena de autarcas e por Rui Reis, Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, que teve como focos de interesse a economia circular, a gestão de resíduos e do ciclo da água, as infraestruturas eficientes com aproveitamento de recursos, a construção circular e ainda a implementação de sistemas circulares de alimentação.

“É gratificante ver o interesse internacional na nossa cidade e concelho e ter esta comitiva a vir conhecer parte do contributo que damos para o desenvolvimento da região”, assumiu o autarca vianense.

No Salão Nobre do Município, Meritxell Budó Pla, alcadesa de La Garriga e Presidente da Associação Catalã de Municípios (ACM), explicou que a entidade representa 940 dos 947 municípios catalães, os governos supramunicipais e de província, assegurando que o foco da ACM tem sido a economia circular, pelo que esta visita a Viana do Castelo tem como objetivo “conhecer recursos, experiências e projetos” diferenciadores e de sucesso.

Assim, o programa iniciou com a apresentação do projeto Viana STARTS, que Luís Nobre afirmou ser “um dos projetos mais transformadores da atualidade do Município e com enorme potencial de projeção no futuro”.

O Viana STARTS ambiciona ser um espaço de cocriação, experiências artísticas, aplicações criativas de tecnologias emergentes, como a realidade virtual e Inteligência Artificial, tratamento de dados, demonstrações científicas, educação para a ciência, tecnologia e arte, exposições, residências para profissionais, incubadora de eco-startups, espaços públicos de interação, entre outros espaços que estimulem a mudança em Viana do Castelo. 

O projeto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal no edifício do Viana STARTS irá utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular. O edifício irá ter elevada eficiência energética, prevendo-se que o excesso de energia renovável obtida num sistema híbrido fotovoltaico e eólico seja armazenada num sistema a hidrogénio, pioneiro a nível nacional em edifícios públicos. 

No Observatório Litoral Norte, situado na Praia Norte, os autarcas ficaram a conhecer o Geoparque Litoral de Viana do Castelo e visitaram o Monumento Natural “Relíquias do Rheic das Pedras Ruivas”, localizado na Ecovia Litoral Norte.

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo é aspirante à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, com a área geográfica coincidente com os limites administrativos do concelho de Viana do Castelo, e tem como objetivo promover a conservação, educação e valorização do património geológico, bem como incentivar o turismo sustentável e a investigação científica. Apresenta um relevante património geológico que permite viajar no tempo e conhecer a história do planeta Terra desde há mais de 500 milhões de anos.

De tarde, as apresentações aos autarcas aconteceram no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), com o foco a incidir no projeto de Gestão de Biorresíduos no Município de Viana do Castelo (“Viana Abraça”). Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo promovem a separação na fonte biorresíduos e a sua valorização através de compostagem, evitando o seu envio para aterro. O projeto Viana Abraça foi pioneiro na resposta estratégica do Município de Viana do Castelo no domínio da gestão de resíduos urbanos e do seu papel na transição para um modelo de Economia Circular.

Esta visita integrou ainda a apresentação da Gestão e Valorização de Resíduos Urbanos pela RESULIMA, apresentação da empresa Águas do Alto Minho – ADAM e do respetivo modelo de gestão, e apresentação das atividades de educação ambiental no domínio da gestão de resíduos, do ciclo da água e dos ecossistemas aquáticos do CMIA, terminando o programa com uma visita ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recorda Araucária que deixou de brilhar há sete anos

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.

Regional 18 Novembro, 2025

IPVC e CiTin promovem seminário para aproximar investigação e empresas no Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.

Regional 18 Novembro, 2025

Teatro de fantoches leva Lenda de Deu-la-Deu Martins às crianças de Monção

Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.

Desporto 18 Novembro, 2025

Morreu Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves e Cerveira

O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.

Regional 18 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira abre candidaturas às Bolsas de Estudo para 2025/2026

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.