Logo
Regional

David F. Rodrigues apresenta dois livros na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo

14 Dezembro, 2022 | 11:38
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

“o rito do pão” e “o que é feito de nós” serão apresentados esta tarde (15h), na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC. Trata-se de reedições de obras literárias escritas na década de 80 do século passado, no entanto, o autor garante muitas novidades em ambos os livros.

“o rito do pão” e “o que é feito de nós” são os títulos dos livros do antigo professor da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), David F. Rodrigues, que vão ser apresentados esta tarde. Trata-se de uma nova edição destas duas obras literárias, datadas, na sua primeira publicação, dos anos 80 do século passado. Os livros serão apresentados na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC, às 15h, com apresentação de Daniel Tavares e Hélder Carvalho e moderação por Lúcia Barros.

David F. Rodrigues desafia os leitores a desfrutarem destes dois “novos livros” e conta que as obras têm muitas diferenças em relação às primeiras versões: “Quem ler os livros, vai encontrar muitas mudanças. Acabo por completo com a pontuação, para dar total liberdade ao leitor, porque cada leitor deve criar a sua própria leitura. E acabo também com as maiúsculas, dando unidade técnica aos poemas”.

“o rito do pão” conta com cinco novos poemas e foi “completamente rescrito e reorganizado”. Não fazia sentido, defende o antigo docente, que passados 30/40 anos desde a primeira edição, se voltasse a escrever exatamente da mesma forma e a mesma coisa. Lançado a convite da editora da Associação dos Jornalistas e Homens das Letras do Porto, “o rito do pão” enaltece as formas mais tradicionais de produção alimentar, numa espécie de documento histórico.

David F. Rodrigues escreve sobre “sabores, cheiros e locais”

A primeira parte de “o rito do pão” conta com poemas do autor e a segunda com críticas literárias feitas à obra ao longo dos tempos. “O mais evidente destes poemas, por um lado, é a evasão do mundo citadino-industrial pelo regresso da recomposição das formas primeiras da criação alimentar. E por outro lado, não sendo propriamente poemas de memória, mas sim de sabores, de cheiros, de locais onde a cultura se desenvolve”, lê-se numa das referências feitas ao livro.

Se em “o rito do pão” facilmente se percebe que o tema central dos poemas é o pão, a que se junta o vinho, em “o que é feito de nós”, as ligações assumem papel de relevo. “O livro andar à volta das relações que criamos ao longo da vida. Não é por acaso que é feita referência ao ‘nós’ enquanto pronome pessoal, medida marítima e ligação. É um livro dedicado aos amigos que criei ao longo da vida”, acrescenta David F. Rodrigues.

“o que é feito de nós” conta com 30 poemas, acompanhados, cada um, por uma ilustração do professor Francisco Trabulo, docente na ESE-IPVC, falecido no ano passado. A obra mantém o prefácio original de Mário Cláudio.

A apresentação contará, ainda, com um momento musical no início.

David F. Rodrigues licenciou-se na Faculdade de Filosofia de Braga, tendo tirado mestrado e doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, lecionou durante duas décadas. Publicou a sua primeira obra ainda no tempo de estudante. Embora se dedique mais à poesia, é autor também de contos, novelas e sátira social.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.