Logo
Regional

David F. Rodrigues apresenta dois livros na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo

14 Dezembro, 2022 | 11:38
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

“o rito do pão” e “o que é feito de nós” serão apresentados esta tarde (15h), na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC. Trata-se de reedições de obras literárias escritas na década de 80 do século passado, no entanto, o autor garante muitas novidades em ambos os livros.

“o rito do pão” e “o que é feito de nós” são os títulos dos livros do antigo professor da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), David F. Rodrigues, que vão ser apresentados esta tarde. Trata-se de uma nova edição destas duas obras literárias, datadas, na sua primeira publicação, dos anos 80 do século passado. Os livros serão apresentados na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC, às 15h, com apresentação de Daniel Tavares e Hélder Carvalho e moderação por Lúcia Barros.

David F. Rodrigues desafia os leitores a desfrutarem destes dois “novos livros” e conta que as obras têm muitas diferenças em relação às primeiras versões: “Quem ler os livros, vai encontrar muitas mudanças. Acabo por completo com a pontuação, para dar total liberdade ao leitor, porque cada leitor deve criar a sua própria leitura. E acabo também com as maiúsculas, dando unidade técnica aos poemas”.

“o rito do pão” conta com cinco novos poemas e foi “completamente rescrito e reorganizado”. Não fazia sentido, defende o antigo docente, que passados 30/40 anos desde a primeira edição, se voltasse a escrever exatamente da mesma forma e a mesma coisa. Lançado a convite da editora da Associação dos Jornalistas e Homens das Letras do Porto, “o rito do pão” enaltece as formas mais tradicionais de produção alimentar, numa espécie de documento histórico.

David F. Rodrigues escreve sobre “sabores, cheiros e locais”

A primeira parte de “o rito do pão” conta com poemas do autor e a segunda com críticas literárias feitas à obra ao longo dos tempos. “O mais evidente destes poemas, por um lado, é a evasão do mundo citadino-industrial pelo regresso da recomposição das formas primeiras da criação alimentar. E por outro lado, não sendo propriamente poemas de memória, mas sim de sabores, de cheiros, de locais onde a cultura se desenvolve”, lê-se numa das referências feitas ao livro.

Se em “o rito do pão” facilmente se percebe que o tema central dos poemas é o pão, a que se junta o vinho, em “o que é feito de nós”, as ligações assumem papel de relevo. “O livro andar à volta das relações que criamos ao longo da vida. Não é por acaso que é feita referência ao ‘nós’ enquanto pronome pessoal, medida marítima e ligação. É um livro dedicado aos amigos que criei ao longo da vida”, acrescenta David F. Rodrigues.

“o que é feito de nós” conta com 30 poemas, acompanhados, cada um, por uma ilustração do professor Francisco Trabulo, docente na ESE-IPVC, falecido no ano passado. A obra mantém o prefácio original de Mário Cláudio.

A apresentação contará, ainda, com um momento musical no início.

David F. Rodrigues licenciou-se na Faculdade de Filosofia de Braga, tendo tirado mestrado e doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, lecionou durante duas décadas. Publicou a sua primeira obra ainda no tempo de estudante. Embora se dedique mais à poesia, é autor também de contos, novelas e sátira social.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.