“o rito do pão” e “o que é feito de nós” serão apresentados esta tarde (15h), na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC. Trata-se de reedições de obras literárias escritas na década de 80 do século passado, no entanto, o autor garante muitas novidades em ambos os livros.
“o rito do pão” e “o que é feito de nós” são os títulos dos livros do antigo professor da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), David F. Rodrigues, que vão ser apresentados esta tarde. Trata-se de uma nova edição destas duas obras literárias, datadas, na sua primeira publicação, dos anos 80 do século passado. Os livros serão apresentados na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC, às 15h, com apresentação de Daniel Tavares e Hélder Carvalho e moderação por Lúcia Barros.
David F. Rodrigues desafia os leitores a desfrutarem destes dois “novos livros” e conta que as obras têm muitas diferenças em relação às primeiras versões: “Quem ler os livros, vai encontrar muitas mudanças. Acabo por completo com a pontuação, para dar total liberdade ao leitor, porque cada leitor deve criar a sua própria leitura. E acabo também com as maiúsculas, dando unidade técnica aos poemas”.
“o rito do pão” conta com cinco novos poemas e foi “completamente rescrito e reorganizado”. Não fazia sentido, defende o antigo docente, que passados 30/40 anos desde a primeira edição, se voltasse a escrever exatamente da mesma forma e a mesma coisa. Lançado a convite da editora da Associação dos Jornalistas e Homens das Letras do Porto, “o rito do pão” enaltece as formas mais tradicionais de produção alimentar, numa espécie de documento histórico.
David F. Rodrigues escreve sobre “sabores, cheiros e locais”
A primeira parte de “o rito do pão” conta com poemas do autor e a segunda com críticas literárias feitas à obra ao longo dos tempos. “O mais evidente destes poemas, por um lado, é a evasão do mundo citadino-industrial pelo regresso da recomposição das formas primeiras da criação alimentar. E por outro lado, não sendo propriamente poemas de memória, mas sim de sabores, de cheiros, de locais onde a cultura se desenvolve”, lê-se numa das referências feitas ao livro.
Se em “o rito do pão” facilmente se percebe que o tema central dos poemas é o pão, a que se junta o vinho, em “o que é feito de nós”, as ligações assumem papel de relevo. “O livro andar à volta das relações que criamos ao longo da vida. Não é por acaso que é feita referência ao ‘nós’ enquanto pronome pessoal, medida marítima e ligação. É um livro dedicado aos amigos que criei ao longo da vida”, acrescenta David F. Rodrigues.
“o que é feito de nós” conta com 30 poemas, acompanhados, cada um, por uma ilustração do professor Francisco Trabulo, docente na ESE-IPVC, falecido no ano passado. A obra mantém o prefácio original de Mário Cláudio.
A apresentação contará, ainda, com um momento musical no início.
David F. Rodrigues licenciou-se na Faculdade de Filosofia de Braga, tendo tirado mestrado e doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, lecionou durante duas décadas. Publicou a sua primeira obra ainda no tempo de estudante. Embora se dedique mais à poesia, é autor também de contos, novelas e sátira social.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.