O executivo municipal aprovou, na quinta-feira, em reunião ordinária, a celebração de contrato de investimento entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CLYES – Investimentos Imobiliários SA, no âmbito do Regime de Incentivos, para que seja criado um empreendimento turístico de 16 unidades de alojamento em aparthotel, num total de 30 camas, e ainda quatro espaços para comércio e serviços de apoio, num investimento de 4 milhões de euros.
A empresa, com sede na freguesia de Darque, está vocacionada para a área de compra, venda e arrendamento de bens imóveis; gestão, promoção e consultoria imobiliária; administração de imóveis por conta de outrem; serviços de gestão locais de alojamento de curta duração; urbanização de terrenos; fabrico, comércio, importação e exportação de vestuário de segurança e de proteção individual; atividades e serviços de formação profissional, pretendendo levar a cabo o licenciamento deste empreendimento turístico.
Para beneficiar da isenção de pagamento de taxas devidas pelo licenciamento da operação urbanística, bem como demais taxas que sejam devidas por alterações/aditamentos ao projeto, nos termos previstos no Regulamento Municipal de Reconhecimento de Benefícios Fiscais associados aos Impostos Municipais e Incentivos à Atividade Económica, a empresa deverá empregar na unidade um número de trabalhadores igual ou superior a quatro e realizar um investimento financiamento superior a 4.000.000 euros.
A unidade turística será construída num prédio urbano com rés-de-chão, 1º e 2º andar e terreno de logradouro, na Avenida Paulo VI, freguesia de Darque, num terreno com 1.829 metros quadrados e área bruta de construção de 449 metros quadrados, correspondendo a uma unidade hoteleira com caraterísticas de aparthotel que terá por finalidade dinamizar a oferta de alojamentos numa área vocacionada para o turismo, junto à Praia do Cabedelo e Rio Lima.
No documento, agora aprovado, é referido que “a afluência de visitantes a Viana do Castelo, seja o turista regular sejam os peregrinos, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, sendo notória a falta de oferta hoteleira suficiente para alojar todos os que procuram Viana do Castelo”.
Foto: Arquivo
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.