O executivo municipal aprovou, na quinta-feira, em reunião ordinária, a celebração de contrato de investimento entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CLYES – Investimentos Imobiliários SA, no âmbito do Regime de Incentivos, para que seja criado um empreendimento turístico de 16 unidades de alojamento em aparthotel, num total de 30 camas, e ainda quatro espaços para comércio e serviços de apoio, num investimento de 4 milhões de euros.
A empresa, com sede na freguesia de Darque, está vocacionada para a área de compra, venda e arrendamento de bens imóveis; gestão, promoção e consultoria imobiliária; administração de imóveis por conta de outrem; serviços de gestão locais de alojamento de curta duração; urbanização de terrenos; fabrico, comércio, importação e exportação de vestuário de segurança e de proteção individual; atividades e serviços de formação profissional, pretendendo levar a cabo o licenciamento deste empreendimento turístico.
Para beneficiar da isenção de pagamento de taxas devidas pelo licenciamento da operação urbanística, bem como demais taxas que sejam devidas por alterações/aditamentos ao projeto, nos termos previstos no Regulamento Municipal de Reconhecimento de Benefícios Fiscais associados aos Impostos Municipais e Incentivos à Atividade Económica, a empresa deverá empregar na unidade um número de trabalhadores igual ou superior a quatro e realizar um investimento financiamento superior a 4.000.000 euros.
A unidade turística será construída num prédio urbano com rés-de-chão, 1º e 2º andar e terreno de logradouro, na Avenida Paulo VI, freguesia de Darque, num terreno com 1.829 metros quadrados e área bruta de construção de 449 metros quadrados, correspondendo a uma unidade hoteleira com caraterísticas de aparthotel que terá por finalidade dinamizar a oferta de alojamentos numa área vocacionada para o turismo, junto à Praia do Cabedelo e Rio Lima.
No documento, agora aprovado, é referido que “a afluência de visitantes a Viana do Castelo, seja o turista regular sejam os peregrinos, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, sendo notória a falta de oferta hoteleira suficiente para alojar todos os que procuram Viana do Castelo”.
Foto: Arquivo
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.