O executivo municipal aprovou, na quinta-feira, em reunião ordinária, a celebração de contrato de investimento entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CLYES – Investimentos Imobiliários SA, no âmbito do Regime de Incentivos, para que seja criado um empreendimento turístico de 16 unidades de alojamento em aparthotel, num total de 30 camas, e ainda quatro espaços para comércio e serviços de apoio, num investimento de 4 milhões de euros.
A empresa, com sede na freguesia de Darque, está vocacionada para a área de compra, venda e arrendamento de bens imóveis; gestão, promoção e consultoria imobiliária; administração de imóveis por conta de outrem; serviços de gestão locais de alojamento de curta duração; urbanização de terrenos; fabrico, comércio, importação e exportação de vestuário de segurança e de proteção individual; atividades e serviços de formação profissional, pretendendo levar a cabo o licenciamento deste empreendimento turístico.
Para beneficiar da isenção de pagamento de taxas devidas pelo licenciamento da operação urbanística, bem como demais taxas que sejam devidas por alterações/aditamentos ao projeto, nos termos previstos no Regulamento Municipal de Reconhecimento de Benefícios Fiscais associados aos Impostos Municipais e Incentivos à Atividade Económica, a empresa deverá empregar na unidade um número de trabalhadores igual ou superior a quatro e realizar um investimento financiamento superior a 4.000.000 euros.
A unidade turística será construída num prédio urbano com rés-de-chão, 1º e 2º andar e terreno de logradouro, na Avenida Paulo VI, freguesia de Darque, num terreno com 1.829 metros quadrados e área bruta de construção de 449 metros quadrados, correspondendo a uma unidade hoteleira com caraterísticas de aparthotel que terá por finalidade dinamizar a oferta de alojamentos numa área vocacionada para o turismo, junto à Praia do Cabedelo e Rio Lima.
No documento, agora aprovado, é referido que “a afluência de visitantes a Viana do Castelo, seja o turista regular sejam os peregrinos, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, sendo notória a falta de oferta hoteleira suficiente para alojar todos os que procuram Viana do Castelo”.
Foto: Arquivo
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.