Logo
Regional

Crianças operadas no hospital de Viana do Castelo vão a conduzir carro elétrico até ao bloco

29 Maio, 2023 | 12:14
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

As crianças que tenham de ser operadas no hospital de Viana do Castelo vão passar a conduzir um carro elétrico até ao bloco cirúrgico, acompanhadas pelos pais, para “minimizar o impacto emocional” da intervenção.

“As crianças têm muito medo da anestesia, das agulhas, dos médicos. Queremos desmistificar o medo do desconhecido, utilizando estratégias já reconhecidas como úteis. É essa a função dos carros elétricos e de um livro do urso Giga, desconstruir a ideia de que a operação é um monstro, mas as crianças não precisam de ter medo porque estamos todos para ajudar”, disse a anestesista Filipa Barbosa.

Filipa explicou que “em vez de serem transportadas numa maca, as crianças vão conduzir os carros elétricos, sempre acompanhados pelos pais, ao bloco operatório e até à sala de operações”.

No bloco operatório, “o circuito do doente pediátrico prevê que um dos pais acompanhe a criança desde a sua chegada até à sala do bloco operatório e, depois da cirurgia, permaneça com a criança no recobro”.

Neste circuito “é importante sensibilizar a equipa multidisciplinar e os pais para a importância das estratégias de distração como meio para redução da ansiedade da criança”.

“Uma das principais preocupações das crianças é o medo da separação dos pais. São entregues a pessoas desconhecidas. Os carros elétricos são uma estratégia de distração desse momento de separação e [para] ajudá-los a ter uma experiência positiva quando vão entrar no bloco operatório. Vão acompanhados pelos pais, numa brincadeira e não como um momento quase solene. Se para um adulto é uma situação que causa nervosismo e ansiedade, para uma criança muito mais”, explicou Filipa Barbosa.

Após a cirurgia, “os pais podem estar com a criança na sala de recuperação da anestesia, outra estratégia de redução do medo e da ansiedade”.

Além dos carros elétricos, oferecidos ao hospital de Santa Luzia por uma empresa, as crianças admitidas para cirurgia vão receber ainda um livro, cuja personagem é um urso gigante. A história “Depois de uma operação o Giga tem uma missão” foi criada pela anestesista Joana Guimarães, autora dos desenhos e grafismos que ilustram o livro.

O Giga “é um urso gigante que foi operado e que conta a sua experiência aos meninos para que não tenham medo porque tudo correu muito bem”.

“O livro é uma preparação para a cirurgia. A história deve ser contada pelos pais para que quando a criança chegar ao bloco operatório já conheça a realidade do bloco. O principal motivo de ansiedade numa criança é o medo do desconhecido”, sublinhou Filipa Barbosa.

O lançamento do livro e a entrega dos dois carros elétricos acontecem no dia 01 de junho, no auditório da ULSAM, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para assinalar o Dia Mundial da Criança.

O projeto de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados prestados ao doente pediátrico proposto para cirurgia no bloco operatório central da ULSAM começou em janeiro.

O projeto “Qualidade e Segurança em Anestesia Pediátrica” do bloco operatório central da ULSAM “visa associar o conhecimento científico e técnica na área de anestesia do doente pediátrico a estratégias que promovam uma melhoria da qualidade e da segurança nos cuidados em todas as fases perioperatório”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Abril, 2024

Viana do Castelo simula amanhã acidente com uma embarcação

O Município de Viana do Castelo vai realizar esta quarta-feira, 24 de abril, no Rio Lima, em frente à Praça da Liberdade, na parte da manhã, um simulacro de um acidente com uma embarcação. 

Regional 23 Abril, 2024

Arcos de Valdevez: Três homens constituídos arguidos por ofensas à integridade física

Três homens, entre os 23 e os 25 anos, foram constituídos arguidos por ofensas à integridade física de outro homem, da mesma idade, em Arcos de Valdevez, por razões que estão a ser investigadas, disse hoje fonte da GNR.

Regional 23 Abril, 2024

Portugal e Galiza trabalham no estatuto de trabalhador transfronteiriço

A eurorregião Galiza – Norte de Portugal revelou hoje que pretende entregar até outubro, aos governos de Portugal e Espanha, o trabalho do grupo criado para elaborar o estatuto do trabalhador transfronteiriço, defendendo uma agilização do processo.

Regional 23 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira: Cravos em feltro ou em madeira relembram “Abril de 1974”

Cerca de 200 utentes de sete IPSS’s do concelho e da Unisénior de Vila Nova Cerveira elaboraram, à mão, dez mil cravos em feltro. A iniciativa "Ecos de Cravos" partiu de um desafio da autarquia e a partir de amanhã, 24 de abril, passa a estar em exposição nos Paços do Concelho da vila das artes. 

Regional 23 Abril, 2024

Município de Viana do Castelo avança com projeto para conservação dos habitats e da avifauna

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a iniciar um projeto, que irá decorrer durante três anos, focado não só na conservação dos habitats, mas também nas espécies de avifauna que nidificam em Espanha e Portugal, principalmente em áreas de Rede Natura 2000.

Cultura 23 Abril, 2024

A Mulher que venceu a PIDE: A história de duas mulheres que enfrentaram a ditadura portuguesa

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia o espetáculo Noites de Caxias, no dia 25 de abril, às 18h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Regional 23 Abril, 2024

Executivo de Viana do Castelo visita obras na União de Freguesias de Torre e Vila Mou 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, visitou, este fim-de-semana, a União de Freguesias de Torre e Vila Mou para uma reunião de trabalho conjunta e esteve ainda à conversa com o movimento associativo das duas freguesias para analisar eventuais cooperações entre o Município, o executivo da Junta e as associações locais, aprofundando assim as relações já existentes.