Logo
Regional

“Cozinha Sem Fronteiras” junta mais de uma centena de migrantes em Valença

21 Dezembro, 2023 | 16:21
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A iniciativa "Cozinha Sem Fronteiras" juntou 160 migrantes oriundos da Argentina, Índia, Nepal, Brasil e Marrocos, no pavilhão do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença. 

Cada comunidade cozinhou, no local, pratos emblemáticos das suas culturas de origem. A cozinha portuguesa, também, se fez representar com vários pratos, em especial de bacalhau, bem como as sobremesas com as rabanadas, os sonhos, o arroz doce e o leite creme. Esta foi uma mostra de sabores, costumes e tradições onde cada comunidade mostrou um pouco das suas terras de origem e que tradicionalmente, nos últimos anos, se realiza por esta época.

Os participantes, neste convívio, foram os utentes do Centro Qualifica Valença que atualmente conta com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por oito turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa. Esta tarde de confraternização, entre comunidades, para além de dar conhecer os hábitos alimentares e costumes de cada cultura, atualmente a residir em Valença, pretendeu promover a interculturalidade, estimular o diálogo, as partilhas e o relacionamentos entre culturas.

Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, marcou presença no convívio e anunciou que Valença espera a abertura, em breve, do Centro Local de Apoio a Migrantes que permitirá uma resposta mais articulada, em rede, com os demais serviços públicos.

A ação decorreu no âmbito do Projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, da CIM Alto Minho, do FAMI – Fundo para o Asilo a Migração e a Integração e em que o Município de Valença é parceiro.

Pode ser uma imagem de macaron de coco, babka, croquete, folhado e crumbcake
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).