A iniciativa "Cozinha Sem Fronteiras" juntou 160 migrantes oriundos da Argentina, Índia, Nepal, Brasil e Marrocos, no pavilhão do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença.
Cada comunidade cozinhou, no local, pratos emblemáticos das suas culturas de origem. A cozinha portuguesa, também, se fez representar com vários pratos, em especial de bacalhau, bem como as sobremesas com as rabanadas, os sonhos, o arroz doce e o leite creme. Esta foi uma mostra de sabores, costumes e tradições onde cada comunidade mostrou um pouco das suas terras de origem e que tradicionalmente, nos últimos anos, se realiza por esta época.
Os participantes, neste convívio, foram os utentes do Centro Qualifica Valença que atualmente conta com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por oito turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa. Esta tarde de confraternização, entre comunidades, para além de dar conhecer os hábitos alimentares e costumes de cada cultura, atualmente a residir em Valença, pretendeu promover a interculturalidade, estimular o diálogo, as partilhas e o relacionamentos entre culturas.
Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, marcou presença no convívio e anunciou que Valença espera a abertura, em breve, do Centro Local de Apoio a Migrantes que permitirá uma resposta mais articulada, em rede, com os demais serviços públicos.
A ação decorreu no âmbito do Projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, da CIM Alto Minho, do FAMI – Fundo para o Asilo a Migração e a Integração e em que o Município de Valença é parceiro.


O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.