A iniciativa "Cozinha Sem Fronteiras" juntou 160 migrantes oriundos da Argentina, Índia, Nepal, Brasil e Marrocos, no pavilhão do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença.
Cada comunidade cozinhou, no local, pratos emblemáticos das suas culturas de origem. A cozinha portuguesa, também, se fez representar com vários pratos, em especial de bacalhau, bem como as sobremesas com as rabanadas, os sonhos, o arroz doce e o leite creme. Esta foi uma mostra de sabores, costumes e tradições onde cada comunidade mostrou um pouco das suas terras de origem e que tradicionalmente, nos últimos anos, se realiza por esta época.
Os participantes, neste convívio, foram os utentes do Centro Qualifica Valença que atualmente conta com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por oito turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa. Esta tarde de confraternização, entre comunidades, para além de dar conhecer os hábitos alimentares e costumes de cada cultura, atualmente a residir em Valença, pretendeu promover a interculturalidade, estimular o diálogo, as partilhas e o relacionamentos entre culturas.
Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, marcou presença no convívio e anunciou que Valença espera a abertura, em breve, do Centro Local de Apoio a Migrantes que permitirá uma resposta mais articulada, em rede, com os demais serviços públicos.
A ação decorreu no âmbito do Projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, da CIM Alto Minho, do FAMI – Fundo para o Asilo a Migração e a Integração e em que o Município de Valença é parceiro.


O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.