O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira, em Gondomar, que a obra da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Vigo "vai ser feita", apesar de ser um investimento "que se julgava que nunca se faria".
“É um investimento gigantesco que está a ocorrer em todo o país e que culminará, e também era uma obra que se julgava que nunca se faria, e que vai ser feita, que é a ligação em alta velocidade entre Lisboa e o Porto, entre o Porto e Vigo, e seguramente um dia também entre Porto e Lisboa e o resto da Europa”, disse António Costa no Auditório Municipal de Gondomar, no distrito do Porto.
O primeiro-ministro falava sobre investimentos na ferrovia na cerimónia de apresentação da extensão da rede do Metro do Porto, que compreende as linhas ISMAI – Muro – Trofa (metro até Muro e “metrobus” até Paradela), Gondomar II (Dragão – Souto), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar), numa cerimónia que contou com a presença também do ministro do Ambiente e Ação Climática e dos autarcas da região.
António Costa destacou que está em curso o “maior investimento em ferrovia que o país teve” não só nas últimas décadas, já que destacou que “só o investimento da linha entre Sines e o Caia é o maior investimento dos últimos 100 anos na ferrovia”.
O chefe do Governo salientou ainda a eletrificação da Linha do Douro até ao Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e também a eletrificação da Linha do Minho até Viana do Castelo, sendo que a linha também já está eletrificada até Valença (distrito de Viana do Castelo).
O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.
O desenvolvimento do projeto e construção da primeira fase (Porto – Soure) está previsto para os intervalos entre 2024 e 2028, e o Soure – Carregado (a ligação a Lisboa terá desenvolvimento posterior) entre 2026 a 2030.
Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo) até 2030.
Decorreu, na noite de quinta-feira, no auditório do Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, a Gala do Centenário da Associação de Futebol de Viana.
Valença recolheu 3025 quilos de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome. A campanha decorreu no passado fim de semana, 2 e 3 de dezembro, e contou com 70 voluntários distribuídos pelas seis grandes superfícies comerciais da cidade.
A 13.ª jornada da Liga 3 já está em andamento. Os encontros desta ronda arrancaram na sexta-feira, com o líder da Série A, Felgueiras a deslocar-se ao reduto do Anadia onde venceu (0-1). Destaque ainda para o encontro que colocou frente-a-frente o segundo e terceiro classificado, Lusitânia Lourosa a recebe o Varzim, uma partida que acabou empatada (1-1).
Desde esta quinta-feira, 7 de dezembro, que o Município de Paredes de Coura está a disponibilizar gratuitamente pinheiros naturais. Os mesmos devem ser levantados nas oficinas municipais, das 9h00 às 17h00.
A partir da próxima semana, 33 serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações. A informação foi divulgada pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
O Município de Vila Nova de Cerveira vai promover uma aula aberta de hidroginástica, com o espírito natalício ao rubro, este domingo, 10 de dezembro, pelas 10h00, na Piscina Municipal. A atividade tem o limite de 120 participantes.
A Vila Natal em Ponte de Lima abre esta sexta-feira, 8 de dezembro, com especial destaque para a abertura da iluminação às 17h30.