O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira, em Gondomar, que a obra da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Vigo "vai ser feita", apesar de ser um investimento "que se julgava que nunca se faria".
“É um investimento gigantesco que está a ocorrer em todo o país e que culminará, e também era uma obra que se julgava que nunca se faria, e que vai ser feita, que é a ligação em alta velocidade entre Lisboa e o Porto, entre o Porto e Vigo, e seguramente um dia também entre Porto e Lisboa e o resto da Europa”, disse António Costa no Auditório Municipal de Gondomar, no distrito do Porto.
O primeiro-ministro falava sobre investimentos na ferrovia na cerimónia de apresentação da extensão da rede do Metro do Porto, que compreende as linhas ISMAI – Muro – Trofa (metro até Muro e “metrobus” até Paradela), Gondomar II (Dragão – Souto), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar), numa cerimónia que contou com a presença também do ministro do Ambiente e Ação Climática e dos autarcas da região.
António Costa destacou que está em curso o “maior investimento em ferrovia que o país teve” não só nas últimas décadas, já que destacou que “só o investimento da linha entre Sines e o Caia é o maior investimento dos últimos 100 anos na ferrovia”.
O chefe do Governo salientou ainda a eletrificação da Linha do Douro até ao Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e também a eletrificação da Linha do Minho até Viana do Castelo, sendo que a linha também já está eletrificada até Valença (distrito de Viana do Castelo).
O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.
O desenvolvimento do projeto e construção da primeira fase (Porto – Soure) está previsto para os intervalos entre 2024 e 2028, e o Soure – Carregado (a ligação a Lisboa terá desenvolvimento posterior) entre 2026 a 2030.
Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo) até 2030.
Polícia Judiciaria (PJ) recapturou em Trás-os-Montes mais um evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, o português Fernando Ribeiro Ferreira, anunciou a corporação.
Vila Nova de Cerveira já está a ultimar aquela que é a noite mais longa e animada do ano. A Festa de Passagem de Ano 2024-2025 mantém dois espaços distintos - Largo do Terreiro e Pavilhão Multiusos -, com animação para todas as idades e gostos, com selo de qualidade dos artistas em palco.
A proposta de orçamento e as grandes opções do plano para o ano de 2025, que definem as linhas de desenvolvimento estratégico para Ponte da Barca, foi aprovada esta segunda-feira pelo executivo municipal, em reunião de câmara extraordinária, deu nota a autarquia em comunicado.
As árbitras Sara Alves e Rafaela Almeida, filiadas na AFVC vão participar na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Feminino que se irá realizar na Polónia em 2025.
Duas mulheres e dois homens, com idades entre os 25 e os 42 anos, foram detidos, esta sexta-feira, no Campo d'Agonia, pela PSP de Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho firmaram, protocolos para implementação do Programa Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo da UNESCO, cuja candidatura deve avançar em 2025.
Um homem de 57 anos morreu hoje numa explosão quando estaria a manusear um bidão com diluente junto a um anexo de uma habitação na freguesia de Crasto, em Ponte de Lima, disse fonte da proteção civil.