Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.
O júri de cinco elementos, integrado pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Dom João Lavrador, o Padre João Basto, Ana Lopes, Fátima Simões e Júlio Viana atribuíram a vitória ao Coro Sementes de Deus.Houve ainda lugar à votação do público, com o peso de 10% na classificação final, correspondendo os restantes 90% à avaliação atribuída pelo júri indicado.
Os paramentos de avaliação tiveram em conta, a mensagem/letra, música e respetiva interpretação.
Recorde-se que quando o concurso foi lançado os participantes foram desafiados para criar um hino “alegre, jovem e popular”, não ultrapassando os quatro minutos e a letra escrita em língua portuguesa com determinadas palavras do Regulamento. Também instrumentos tradicionais portugueses, preferencialmente, da região do Minho, deviam estar incluídos.
O hino ainda é confidencial, sendo a próxima etapa editar e gravar, a par de um videoclipe com todos os elementos do coro.
Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).