Cerca de duas centenas de seniores participaram, esta terça-feira, 26 de março, no convívio de Páscoa, na escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho, em Valença. O tradicional anho no forno e música tradicional portuguesa animaram a iniciativa.
O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e a vice-presidente, Ana Paula Xavier, participaram na atividade tendo destacado a importância de dinamizar estes convívios para o estímulo da socialização e dos afetos de modo a proporcionar um envelhecer ativo.
No final, a vice-presidente destacou, ainda, a sempre disponibilidade e empenho de todas as instituições valencianas na organização destas atividades.
As mesas foram decoradas pelas várias instituições com motivos alusivos a esta quadra festiva da Páscoa. O convívio foi enriquecido com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Valença que proporcionou um espetáculo com a interpretação de músicas emblemáticas do cancioneiro popular português.
Na atividade participaram as várias instituições locais que trabalham com os seniores nomeadamente o Centro de Convívio de Verdoejo, o Lar da Santa Casa da Misericórdia, o Lar do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, o Centro de Dia e Convívio da ASRAR – Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Valença, o Centro de Dia de São Pedro da Torre e o Centro de Convívio dos Arcanjos São Miguel e São Gabriel de Fontoura.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.