O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, retoma no mês de março a 3ª edição da rubrica "Conversas no Salão". A iniciativa inicia esta sexta-feira, 8 de março, pelas 21h30, com a participação da estrutura artística "Space Ensemble", com o filme-concerto "Záguia Sul – O Guarda Rios – O Homem Pássaro".
A rubrica “Conversas no Salão” trata-se de uma ação de mediação de públicos que procura promover o encontro entre artes, propondo contextos participativos na atualidade artística, que passam por criar espaços de reflexão e diálogo que promovam uma relação de proximidade entre os públicos e os processos de criação artística.
“No final de cada espetáculo, selecionado previamente, teremos uma conversa com os artistas de cada um dos projetos apresentados em sala, para melhor podermos conhecer o seu trabalho e todo o processo de conceção/construção do espetáculo”, explicou a autarquia de Ponte de Lima em nota.
Para o mês de março, associado maioritariamente à Comemoração do Dia de Ponte de Lima (4 de março) e aos artistas e/ou estruturas artísticas limianas, os espetáculos selecionados para integrarem a rubrica são: a coprodução “Záguia Sul – O Guarda Rios – O Homem Pássaro” (filme-concerto), pela estrutura artística Space Ensemble, no dia 8 de março, espetáculo com a participação do grupo de Ponte de Lima Orfeão Limiano e “Um Noivado no Dafundo”, de Almeida Garrett (teatro), pela Associação Cultural Unhas do Diabo, no dia 15 de março, com a moderação de Manuel António Pimenta. Por fim, o espetáculo “Rosquedo”, de Delfim Guimarães, pelas associações Art’in Facha e Gacel, no dia 22 de março, com a moderação de Isabel Maria Viana Moreira.
A participação nas conversas implica a aquisição dos bilhetes para os espetáculos (todos os espetáculos realizam-se às 21h30) e a inscrição através do email teatrodb@cm-pontedelima.pt, do telefone (258 900 414) ou na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes. As inscrições serão limitadas a 20 participantes.
A rubrica “Conversas no Salão” irão realizar-se também no mês de abril e maio de 2024.
A 18 de junho, no dia em que celebra os 767 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na segunda-feira, em reunião ordinária, a proposta de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados no âmbito do Programa Integrado de Habitação do Município vianense.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, identificou e deteve um homem, fora de flagrante delito, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação, violação de domicílio ou perturbação da vida privada, detenção de arma proibida e de crime cometido com arma.
O Município de Vila Nova de Cerveira dinamiza, até 25 de julho, a colónia de férias 'Verão em Movimento 2025', dirigida a jovens residentes no concelho com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. A iniciativa, integrada no plano anual de atividades para a Juventude, visa promover experiências educativas, culturais e desportivas num ambiente saudável e de convivência. Inscrições estão a decorrer até 27 de junho.
A consolidação de contas da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo de 2024, aprovada pela maioria socialista, apresenta “melhorias em todos os indicadores económicos relativamente a 2023”, afirmou o presidente da autarquia.
A obesidade é uma doença crónica complexa em crescimento, que afeta cerca de 29% da população adulta em Portugal. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é igualmente uma patologia frequente, com uma prevalência de 20%. A DRGE é caracterizada por sintomas como regurgitação, ardor ou dor torácica, relacionados com a passagem excessiva de conteúdo gástrico para o esófago.
A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Viana do Castelo abriu esta terça-feira concurso público, pelo preço base de 1,1 milhões de euros, para recuperação da igreja de Santo António, em avançado estado de degradação.