O ‘Arte em Peças’, exposição de construções com peças LEGO organizada pela Comunidade 0937* e o Município de Paredes de Coura, volta a preencher estes dias em plena quadra natalícia, de 17 a 31 de dezembro nas galerias da Caixa de Brinquedos.
Ao contrário das edições anteriores, que decorreram no Centro Cultural, este ano o evento ocupa um espaço novo que são as galerias inferiores à Caixa de Brinquedos, espaço municipal que se encontra no Largo Hintze Ribeiro, praça central da vila.
São mais de 500 metros quadrados de área de exposição onde poderão ser encontradas várias construções como réplicas de monumentos portugueses (Torre dos Clérigos, o templo de Santa Luzia, castelo de Guimarães, Torre de Belém, etc), cenários medievais, do velho oeste norte-americano, cidades, persas, alienígenas ou até mesmo inspirados em séries de filmes conhecidos como Star Wars, Astérix, Senhor dos Anéis ou Jurassic Park.
São construções originais que são criadas por fãs adultos sem a necessidade de instruções. Estão também expostos alguns conjuntos oficiais da LEGO mostrando porque é que esta marca de brinquedos de construção é considerada a melhor do mundo.
A Comunidade 0937 é um grupo de fãs do brinquedo de construção da marca LEGO, fundado em 2006 e que anualmente realiza dois grandes eventos, o Arte em Peças na quadra natalícia e o Paredes de Coura Fan Weekend, convenção internacional de fãs da marca, no segundo fim-de-semana de junho.

Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.