Teve lugar esta semana a primeira Assembleia Geral do SUSTEMARE - Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, marcando o início oficial da sua atividade após a assinatura da escritura de constituição da associação.
Durante a reunião foram eleitos os Órgãos Sociais da entidade, que integram representantes de prestigiadas instituições do sistema científico e tecnológico nacional, do setor empresarial e da administração pública:
Assembleia Geral
Presidente: José Coutinho Sampaio (INEGI)
Vice-Presidente: Joaquim Gonçalves (APDL)
Secretário: Francisco Peixoto Araújo (CEVAL)
Conselho Fiscal
Presidente: Manoel Batista (CIM Alto Minho)
Vice-Presidente: Sérgio Ivan Lopes (CiTiN)
Secretário: André Rego (Costa & Rego)
Conselho de Administração
Presidente: Carlos Rodrigues (IPVC)
Vogais:
Luís Nobre (Câmara Municipal de Viana do Castelo)
José Manuel Mendonça (INESCTEC)
José Miguel Moreira Pinheiro (Ocean Winds)
Luís Filipe de Sousa Gomes (Mota Engil)
SUSTEMARE
Com sede em Viana do Castelo, no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), o SUSTEMARE nasce com uma missão clara: impulsionar a transição sustentável na exploração dos recursos oceânicos, através da integração de ciência, tecnologia e economia. O SUSTEMARE, que vai implicar um investimento de 7,9 milhões de euros, estrutura a sua intervenção em três domínios principais: Energia Azul, Tecnologias Oceânicas e um núcleo de Atividades e Serviços Complementares, especialmente focado na minimização dos impactos ambientais das infraestruturas marítimas.
Com a formalização da sua constituição, o SUSTEMARE entra agora numa nova fase de implementação, dando início à concretização dos seus eixos estratégicos. Um dos primeiros marcos será a submissão, até ao final de julho, da candidatura ao aviso NORTE2030-2024-86, promovido pela CCDR-Norte. Esta candidatura tem como objetivo assegurar o financiamento necessário para a construção do edifício SUSTEMARE, a edificar nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, bem como para a aquisição de equipamentos tecnológicos fundamentais para o início do arranque da sua atividade operacional.
A criação do SUSTEMARE corresponde a uma prioridade identificada na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte (S3 NORTE 2027), que reconhece o binómio “Energias Oceânicas/Alto Minho” como área de especialização estratégica para a região.
Foi a partir deste enquadramento que um ecossistema alargado de parceiros fundadores que inclui instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas líderes e entidades da administração pública e associativa, lançaram as bases para um centro de tecnologia e inovação aplicada às reais necessidades do tecido económico. A sua atuação estará focada na inovação aplicada, na prestação de serviços especializados, na formação avançada e na transferência efetiva de tecnologia para o tecido económico.
A atuação deste novo Centro de Tecnologia e Inovação estará profundamente ligada à realidade empresarial, especialmente às empresas já instaladas ou em instalação no setor das energias oceânicas, que enfrentam desafios técnicos, logísticos e ambientais próprios do meio marinho. A estrutura prevê laboratórios especializados, uma nave industrial e uma equipa de cerca de 40 profissionais altamente qualificados até 2030, articulados com os recursos dos parceiros científicos fundadores. Os impactos esperados na região de Viana do Castelo são significativos: desde a geração de emprego qualificado e atração de talento, até ao reposicionamento do território na nova economia do mar, em articulação com as cadeias de valor emergentes a nível nacional e europeu.
Ao assumir-se como infraestrutura estratégica para a economia azul em Portugal, o SUSTEMARE pretende afirmar o Alto Minho como território de referência nacional e internacional no desenvolvimento tecnológico ligado ao mar, promovendo conhecimento, competitividade e sustentabilidade.
São associados fundadores do SUSTEMARE, enquanto entidades do sistema científico nacional, o IPVC, INESC TEC, INEGI, UMinho, CIIMAR e CiTiNn, entidades da administração pública e associativa, CM Viana do Castelo, CIM do Alto Minho, AEP CEVAL e diversas empresas líderes que têm atividade neste sector (listagem abaixo).
Associados Fundadores |
|
IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
INESCTEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência |
Universidade do Minho |
CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental |
INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial |
CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial |
Câmara Municipal de Viana do Castelo |
Comunidade Intermunicipal do Alto Minho |
AEP-Associação Empresarial de Portugal |
CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho |
APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e |
Viana do Castelo, S.A. |
ENLINE – GML TRANSMISSION LINE SOLUTIONS, S.A |
Etermar – Engenharia, S.A. |
Metaloviana – Metalurgica de Viana, S.A. |
Mota Engil, SGPS, S.A. |
PAINHAS S.A. |
Ocean Winds – Serviços de Ventos Oceânicos Offshore, S.A. |
West-Sea – Estaleiros Navais Unipessoal, Lda. |
XPERTGO – Business Solutions Development, Lda. |
Costa & Rego, Lda. |
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.