Logo
Nacional

Conselho Superior da Magistratura confirma libertação de 408 jovens devido à amnistia

18 Setembro, 2023 | 15:12
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A aplicação da lei da amnistia e perdão de penas aprovada no âmbito da Jornada Mundial da juventude (JMJ) já levou à libertação de 408 jovens desde 01 de setembro, avançou hoje o Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Numa informação enviada à Lusa, o CSM esclareceu que a comarca onde se registou o maior número de libertações foi a de Lisboa (65), seguindo-se Porto (64), Lisboa Oeste (35), Açores (32), Aveiro (29), Braga e Leiria (23), Faro (21) e Santarém (20) como as comarcas com mais pessoas libertadas.

Registaram-se ainda 16 libertações na comarca de Lisboa Norte, 13 em Setúbal, 11 em Coimbra, 10 na Madeira e Porto Este, 9 em Viseu, 7 na Guarda, 6 em Vila Real, 4 em Viana do Castelo e Portalegre, e 3 em Évora e Beja.

Em sentido inverso, as comarcas de Bragança e Castelo Branco foram as únicas sem pessoas beneficiadas até ao momento pela aplicação da lei da amnistia e do perdão de penas.

Segundo o CSM, existem algumas situações, residuais, em que os condenados acabam por se manter presos, uma vez que tinham outros processos pendentes, com penas de prisão para cumprir e que não estão abrangidas pela amnistia.

Sem ter ainda dados concretos sobre o número de reclusos abrangidos pela amnistia ao nível da redução da pena ou de penas de multa perdoadas, o CSM referiu também que existem ainda processos em avaliação, devido à possível necessidade de efetuar um novo cúmulo jurídico quando estão em causa vários crimes.

“Há processos que continuam a ser analisados, designadamente situações mais complexas em que é necessário coligir informação junto de vários processos e Tribunais, para perceber se há cumprimento sucessivo de penas ou necessidade de reformular penas únicas, nas situações em que alguma das penas foi amnistiada, com eventual ponderação de reformulação de cúmulo jurídico de penas”, concluiu.

Em causa na lei da amnistia, que entrou em vigor no dia 01 de setembro, estão crimes e infrações praticados até 19 de junho por jovens entre 16 e 30 anos, determinando-se um perdão de um ano para todas as penas até oito anos de prisão.

Está ainda previsto um regime de amnistia para as contraordenações com coima máxima aplicável até 1.000 euros e as infrações penais cuja pena não seja superior a um ano de prisão ou 120 dias de pena de multa.

A lei compreende exceções, não beneficiando, nomeadamente, quem tiver praticado crimes de homicídio, infanticídio, violência doméstica, maus-tratos, ofensa à integridade de física grave, mutilação genital feminina, ofensa à integridade física qualificada, casamento forçado, sequestro, contra a liberdade e autodeterminação sexual, extorsão, discriminação e incitamento ao ódio e à violência, tráfico de influência, branqueamento ou corrupção.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Abril, 2025

Politécnico de Viana do Castelo promove cooperação global e valoriza territórios de baixa densidade

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organiza, de 5 a 9 de maio, a sua Semana Internacional, um evento dedicado à promoção da cooperação académica internacional e ao papel estratégico das instituições de ensino superior no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade.

Desporto 27 Abril, 2025

Juventude Viana perde em casa com o Tomar e desce à 2ª divisão

A Juventude Viana recebeu, este domingo, no Pavilhão José Natário o Sporting Clube de Tomar, em jogo da 25ª jornada (Penúltima) do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo perdeu (4-6) e viu confirmada a descida à 2ª divisão nacional.

Desporto 27 Abril, 2025

AFVC: Correlhã empata com Desportivo de Monção e garante presença na Taça de Portugal

Realizaram-se, este domingo, os jogos da 28ª jornada do campeonatos distritais da 1ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Destaque para o empate (0-0) do Correlhã em casa com o Monção, resultado que lhe garante o segundo lugar do campeonato e a presença na próxima edição da Taça de Portugal.

Regional 27 Abril, 2025

José Cid atua a 10 de maio em Ponte da Barca 

De 9 a 11 de maio, Ponte da Barca acolhe mais uma edição da Festa das Tradições, um evento que celebra as raízes culturais do concelho através da música, da gastronomia, do artesanato e dos saberes populares.

Desporto 27 Abril, 2025

Juventude Viana sonha com a manutenção, mas pode descer já este domingo.

A Juventude Viana recebe, este domingo às 18h00, no Pavilhão José Natário o Sporting Clube de Tomar, em jogo da 25ª jornada (Penúltima) do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A Manutenção ainda é possível, mas a conjugação de resultados dos jogos desta jornada pode confirmar a descida dos vianenses à 2ª divisão.

Desporto 27 Abril, 2025

Final da de Taça de Portugal marcada para 25 de maio

A 85.ª edição da final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade vai realizar-se no dia 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional, colocando frente a frente as equipas do Benfica e do Sporting.

Nacional 27 Abril, 2025

Episcopado português reúne-se em Fátima após funeral de Francisco

A morte do Papa Francisco deve marcar a abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que começa na segunda-feira em Fátima.