O concurso para a requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Valença, por cerca de dois milhões de euros, vai ser lançado em setembro, revelou o presidente da autarquia.
“Vai ser lançado em setembro o concurso para a execução da obra”, avançou José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara de Valença.
O concurso público para rever os projetos da reabilitação do centro de saúde, por 27 mil euros, foi hoje publicado em Diário da República, algo que o autarca diz ser uma imposição da legislação antes da abertura do concurso para a empreitada.
Em fevereiro, o município revelou ter assinado o Contrato Interadministrativo de Colaboração com a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho “no âmbito da colaboração para requalificação do centro de saúde de Valença”.
A empreitada consiste “na requalificação da estrutura existente, datada de 1991, e na construção de um novo edifício”.
Atualmente, o Centro de Saúde de Valença “dispõe de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Endocrinologia, Pediatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI (quinzenalmente) para apoio aos toxicodependentes, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço”, indicou a Câmara.
O corpo clínico é constituído por 10 médicos e 10 enfermeiros.
A Biblioteca Municipal de Valença vai receber nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro a oficina “Brincar é Coisa Séria! – Oficina para brincar, criar e transformar a partir das peças LEGO”, uma iniciativa que pretende explorar o potencial pedagógico, criativo e expressivo destes brinquedos de construção em contextos educativos diversos.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou por unanimidade, na reunião ordinária realizada esta terça-feira, a abertura de um procedimento de concurso público para a aquisição de duas novas viaturas destinadas à recolha de resíduos, num investimento global de 595 mil euros.
Viana do Castelo volta a ser palco, no próximo domingo, 25 de janeiro, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27.ª JSC Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e da 25.ª Caminhada Viana Fica no Coração, iniciativas que registam números recorde de participação.
Viana do Castelo assinala hoje, terça-feira, 20 de janeiro, o 178.º aniversário da sua elevação a cidade, data histórica que remonta a 1848. Foi neste dia que D. Maria II elevou a então Vila de Viana da Foz do Lima à categoria de cidade, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, em reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.
O concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, figura entre os municípios com maior taxa de abstenção nas eleições presidenciais realizadas no passado domingo, segundo os resultados provisórios.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP deteve, no dia 16 de janeiro, dois homens na localidade de Darque, Viana do Castelo, no âmbito de uma operação de fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai atribuir esta terça-feira, dia 20 de janeiro, um total de 39 títulos honoríficos a personalidades, instituições e empresas vianenses, no âmbito das comemorações dos 178 anos da elevação de Viana do Castelo a cidade.