"Música para inventar a liberdade na ditadura" é o tema do concerto para a família que vai decorrer no dia 22 de abril, pelas 18h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Trata-se de uma coprodução da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) e da Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC) com o apoio da Câmara Municipal.
No concerto participará a orquestra sinfónica da ARTEAM, sob direção do maestro Javier Viceiro, os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro, sendo que os temas de música sinfónica que serão interpretados estarão associados às ideias de ditadura e liberdade.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.
O concelho de Viana do Castelo será palco de mais um fim de semana marcado pela diversidade e dinamismo, com várias iniciativas a decorrer entre sábado, 30 de agosto, e domingo, 31 de agosto. Desporto, tradição e cultura popular marcam presença numa programação que promete atrair participantes e público de diferentes idades.
Monção vai acolher, entre 27 e 30 de agosto, o projeto “Aldeia Feliz”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, combater fatores de risco associados ao envelhecimento e mitigar o isolamento social da população mais idosa.