A apresentação da programação do Teatro Municipal Sá de Miranda para 2025 contará com um concerto especial dos Seiva, um dos grupos mais originais do panorama folk português.
O evento, de entrada gratuita, terá lugar, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 21h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Os bilhetes estarão disponíveis no próprio dia, duas horas antes do início do evento, na bilheteira local do teatro ou através da BOL – Bilheteira Online.
“Seiva” é sinónimo de identidade portuguesa. Com uma abordagem única, o trio revisita as tradições orais e musicais do país, combinando a força da ruralidade e a vivacidade urbana num olhar contemporâneo. Através de canções de trabalho, romarias, ritmos ancestrais e instrumentos tradicionais como o adufe e o pandeiro, o grupo celebra a alma portuguesa, destacando a força feminina presente na cultura e no folclore.
O trio é composto por Joana Negrão (voz, gaita-de-foles portuguesa e o adufe), Vasco Ribeiro Casais (braguesa, cavaquinho, adufe e gaitas-de-foles portuguesas) e Rita Nóvoa (percussões portuguesas).
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.