A apresentação da programação do Teatro Municipal Sá de Miranda para 2025 contará com um concerto especial dos Seiva, um dos grupos mais originais do panorama folk português.
O evento, de entrada gratuita, terá lugar, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 21h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Os bilhetes estarão disponíveis no próprio dia, duas horas antes do início do evento, na bilheteira local do teatro ou através da BOL – Bilheteira Online.
“Seiva” é sinónimo de identidade portuguesa. Com uma abordagem única, o trio revisita as tradições orais e musicais do país, combinando a força da ruralidade e a vivacidade urbana num olhar contemporâneo. Através de canções de trabalho, romarias, ritmos ancestrais e instrumentos tradicionais como o adufe e o pandeiro, o grupo celebra a alma portuguesa, destacando a força feminina presente na cultura e no folclore.
O trio é composto por Joana Negrão (voz, gaita-de-foles portuguesa e o adufe), Vasco Ribeiro Casais (braguesa, cavaquinho, adufe e gaitas-de-foles portuguesas) e Rita Nóvoa (percussões portuguesas).
Conhecido como o "órgão regenerador", o fígado pode sofrer alterações quando se desenvolvem células anormais que dão origem a tumores, esta situação será particularmente mais frequente quando os doentes padecem de uma doença crónica do fígado. Silencioso e bastante comum, o cancro do fígado é um dos mais diagnosticados no mundo, ocupando o sexto lugar, conforme as últimas estimativas divulgadas.
Arranca hoje, 14 de outubro, em todo o país, a nova campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.