O presidente da Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) defendeu a necessidade de consensualizar a proposta do Programa Especial para aquele território e do respetivo regulamento de gestão antes da sua aprovação.
“No âmbito da consulta pública dos documentos [que já terminou], reiteramos a necessidade de compatibilizar as sugestões dos municípios, da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e de outros parceiros com o que está plasmado na proposta apresentada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, afirmou João Manuel Esteves.
O responsável apontou como exemplos “as normas e diretivas sobre o uso do solo, bem como a regulação das atividades de cariz agroflorestal, agropecuário e de turismo na área do PNPG”.
“Temos de nos sentar à mesma mesa e articular as posições de forma que a sejam mais consentâneas com os interesses de todos, no respeito, obviamente, pelos valores do património natural e cultural em presença”, sublinhou.
Segundo o ICNF, o Programa Especial do PNPG irá definir as medidas para a conservação das espécies da fauna, em especial de aves de rapina e do lobo-ibérico, e da flora selvagens, bem como práticas e culturas agrícolas e de pecuária extensiva compatíveis com a proteção dos recursos naturais, promovendo a conservação e a valorização do património natural.
João Manuel Esteves, que é também presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, adiantou que “o plano de execução e de financiamento do Programa Especial do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) deve estar articulado e compatibilizado com o plano de cogestão aprovado pelos vários parceiros, incluindo o próprio ICNF”.
“Antes de o Programa Especial do PNPG ser aprovado definitivamente devem ser promovidas reuniões com os diversos setores e com os diversos parceiros, para fazermos essa compatibilização”, insistiu.
Criado em 1971 pelo Decreto n.º 187/71, com o propósito de garantir o planeamento, a conservação e a valorização das atividades humanas e dos seus recursos naturais, o PNPG foi a primeira área protegida fundada em Portugal e a única com o estatuto de Parque Nacional.
“Posteriormente, o seu reconhecimento como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco veio reforçar o seu valor e importância a nível internacional. Com aproximadamente 70.000 hectares de área, encerra um legado único que combina uma biodiversidade e geodiversidade excecionais e um património cultural pleno de tradições ancestrais”, sublinha o ICNF.
O PNPG abrange os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.