Logo
Regional

Comissão de cogestão pede reuniões para consensualizar programa para Peneda-Gerês

22 Outubro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) defendeu a necessidade de consensualizar a proposta do Programa Especial para aquele território e do respetivo regulamento de gestão antes da sua aprovação.

“No âmbito da consulta pública dos documentos [que já terminou], reiteramos a necessidade de compatibilizar as sugestões dos municípios, da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e de outros parceiros com o que está plasmado na proposta apresentada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, afirmou João Manuel Esteves.

O responsável apontou como exemplos “as normas e diretivas sobre o uso do solo, bem como a regulação das atividades de cariz agroflorestal, agropecuário e de turismo na área do PNPG”.

“Temos de nos sentar à mesma mesa e articular as posições de forma que a sejam mais consentâneas com os interesses de todos, no respeito, obviamente, pelos valores do património natural e cultural em presença”, sublinhou.

Segundo o ICNF, o Programa Especial do PNPG irá definir as medidas para a conservação das espécies da fauna, em especial de aves de rapina e do lobo-ibérico, e da flora selvagens, bem como práticas e culturas agrícolas e de pecuária extensiva compatíveis com a proteção dos recursos naturais, promovendo a conservação e a valorização do património natural.

João Manuel Esteves, que é também presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, adiantou que “o plano de execução e de financiamento do Programa Especial do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) deve estar articulado e compatibilizado com o plano de cogestão aprovado pelos vários parceiros, incluindo o próprio ICNF”.

“Antes de o Programa Especial do PNPG ser aprovado definitivamente devem ser promovidas reuniões com os diversos setores e com os diversos parceiros, para fazermos essa compatibilização”, insistiu.

Criado em 1971 pelo Decreto n.º 187/71, com o propósito de garantir o planeamento, a conservação e a valorização das atividades humanas e dos seus recursos naturais, o PNPG foi a primeira área protegida fundada em Portugal e a única com o estatuto de Parque Nacional.

“Posteriormente, o seu reconhecimento como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco veio reforçar o seu valor e importância a nível internacional. Com aproximadamente 70.000 hectares de área, encerra um legado único que combina uma biodiversidade e geodiversidade excecionais e um património cultural pleno de tradições ancestrais”, sublinha o ICNF.

O PNPG abrange os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.