No âmbito do "Rio que nos Une", Projeto Transfronteiriço na área da Mobilidade, os Municípios de Caminha e A Guarda (Espanha), em parceria com a Associação Foco, desenvolveram várias atividades direcionadas para a Juventude. O Color Rain Festival é uma delas e acontece este sábado, dia 29 de junho em A Guarda. As inscrições estão abertas para jovens do concelho de Caminha dos 14 aos 35 anos.
O Color Rain Festival, ocupará o período da tarde, das 17h00 às 21h00, contando com atividades desportivas, lúdicas, 3 Dj’s, zumba e uma explosão de cor.
Os jovens do concelho de Caminha, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos podem inscrever-se, através do link: https://forms.gle/LtwsCB5BmLaXQuy46
O projeto “O Rio que nos Une” arrancou a 2 de fevereiro de 2023 e trata-se de um projeto transfronteiriço de cooperação, na área da mobilidade, desenvolvido no sentido de promover a participação dos jovens, no processo de tomada de decisão das políticas municipais de juventude. Resulta de uma candidatura ao Programa Erasmus +, tendo como parceiros o Município de Caminha, o Município de A Guarda (Espanha) e a Associação Foco.
Os objetivos principais são conhecer a outra margem da Foz do Minho e definir atividades para os jovens nos Municípios de A Guarda e Caminha.
Para auscultar os jovens, foram realizados três encontros, no Mosteiro de S. João D’Arga, durante três fins de semana: 24, 25 e 26 de março de 2023; 28, 29 e 30 de abril de 2023 e 26, 27 e 28 de maio de 2023.
Neles participaram, simultaneamente, dez jovens de Caminha e dez jovens de A Guarda, coordenados por profissionais da área da Juventude e apoiados pelos técnicos e autarcas municipais. As despesas foram suportadas pelo Programa Erasmus + (refeições, alojamento, transporte e atividades).
Os jovens apresentaram seis propostas de projetos a implementar, especificando, fundamentando e ilustrando as suas opções: Visita à Ínsua; Surf- Free; Movie night; Torneio de videojogos; Hollycolor e Mural.
Após as apresentações, o júri, composto pelos autarcas de ambos os concelhos, votou e aprovou 4 projetos: Pintura Mural; Surf; Movie night e Holly color.
Por acordo entre as partes, e considerando as especificidades de cada território, decidiu o júri que os primeiros dois projetos se executarão em Caminha e os restantes em A Guarda, com o envolvimento de ambas as comunidades.
Também o Município de A Guarda, à semelhança de Caminha, decidiu fazer um mural complementar, para representar a união destas duas margens.
O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.