No âmbito do "Rio que nos Une", Projeto Transfronteiriço na área da Mobilidade, os Municípios de Caminha e A Guarda (Espanha), em parceria com a Associação Foco, desenvolveram várias atividades direcionadas para a Juventude. O Color Rain Festival é uma delas e acontece este sábado, dia 29 de junho em A Guarda. As inscrições estão abertas para jovens do concelho de Caminha dos 14 aos 35 anos.
O Color Rain Festival, ocupará o período da tarde, das 17h00 às 21h00, contando com atividades desportivas, lúdicas, 3 Dj’s, zumba e uma explosão de cor.
Os jovens do concelho de Caminha, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos podem inscrever-se, através do link: https://forms.gle/LtwsCB5BmLaXQuy46
O projeto “O Rio que nos Une” arrancou a 2 de fevereiro de 2023 e trata-se de um projeto transfronteiriço de cooperação, na área da mobilidade, desenvolvido no sentido de promover a participação dos jovens, no processo de tomada de decisão das políticas municipais de juventude. Resulta de uma candidatura ao Programa Erasmus +, tendo como parceiros o Município de Caminha, o Município de A Guarda (Espanha) e a Associação Foco.
Os objetivos principais são conhecer a outra margem da Foz do Minho e definir atividades para os jovens nos Municípios de A Guarda e Caminha.
Para auscultar os jovens, foram realizados três encontros, no Mosteiro de S. João D’Arga, durante três fins de semana: 24, 25 e 26 de março de 2023; 28, 29 e 30 de abril de 2023 e 26, 27 e 28 de maio de 2023.
Neles participaram, simultaneamente, dez jovens de Caminha e dez jovens de A Guarda, coordenados por profissionais da área da Juventude e apoiados pelos técnicos e autarcas municipais. As despesas foram suportadas pelo Programa Erasmus + (refeições, alojamento, transporte e atividades).
Os jovens apresentaram seis propostas de projetos a implementar, especificando, fundamentando e ilustrando as suas opções: Visita à Ínsua; Surf- Free; Movie night; Torneio de videojogos; Hollycolor e Mural.
Após as apresentações, o júri, composto pelos autarcas de ambos os concelhos, votou e aprovou 4 projetos: Pintura Mural; Surf; Movie night e Holly color.
Por acordo entre as partes, e considerando as especificidades de cada território, decidiu o júri que os primeiros dois projetos se executarão em Caminha e os restantes em A Guarda, com o envolvimento de ambas as comunidades.
Também o Município de A Guarda, à semelhança de Caminha, decidiu fazer um mural complementar, para representar a união destas duas margens.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.