No âmbito do "Rio que nos Une", Projeto Transfronteiriço na área da Mobilidade, os Municípios de Caminha e A Guarda (Espanha), em parceria com a Associação Foco, desenvolveram várias atividades direcionadas para a Juventude. O Color Rain Festival é uma delas e acontece este sábado, dia 29 de junho em A Guarda. As inscrições estão abertas para jovens do concelho de Caminha dos 14 aos 35 anos.
O Color Rain Festival, ocupará o período da tarde, das 17h00 às 21h00, contando com atividades desportivas, lúdicas, 3 Dj’s, zumba e uma explosão de cor.
Os jovens do concelho de Caminha, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos podem inscrever-se, através do link: https://forms.gle/LtwsCB5BmLaXQuy46
O projeto “O Rio que nos Une” arrancou a 2 de fevereiro de 2023 e trata-se de um projeto transfronteiriço de cooperação, na área da mobilidade, desenvolvido no sentido de promover a participação dos jovens, no processo de tomada de decisão das políticas municipais de juventude. Resulta de uma candidatura ao Programa Erasmus +, tendo como parceiros o Município de Caminha, o Município de A Guarda (Espanha) e a Associação Foco.
Os objetivos principais são conhecer a outra margem da Foz do Minho e definir atividades para os jovens nos Municípios de A Guarda e Caminha.
Para auscultar os jovens, foram realizados três encontros, no Mosteiro de S. João D’Arga, durante três fins de semana: 24, 25 e 26 de março de 2023; 28, 29 e 30 de abril de 2023 e 26, 27 e 28 de maio de 2023.
Neles participaram, simultaneamente, dez jovens de Caminha e dez jovens de A Guarda, coordenados por profissionais da área da Juventude e apoiados pelos técnicos e autarcas municipais. As despesas foram suportadas pelo Programa Erasmus + (refeições, alojamento, transporte e atividades).
Os jovens apresentaram seis propostas de projetos a implementar, especificando, fundamentando e ilustrando as suas opções: Visita à Ínsua; Surf- Free; Movie night; Torneio de videojogos; Hollycolor e Mural.
Após as apresentações, o júri, composto pelos autarcas de ambos os concelhos, votou e aprovou 4 projetos: Pintura Mural; Surf; Movie night e Holly color.
Por acordo entre as partes, e considerando as especificidades de cada território, decidiu o júri que os primeiros dois projetos se executarão em Caminha e os restantes em A Guarda, com o envolvimento de ambas as comunidades.
Também o Município de A Guarda, à semelhança de Caminha, decidiu fazer um mural complementar, para representar a união destas duas margens.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.