No âmbito do "Rio que nos Une", Projeto Transfronteiriço na área da Mobilidade, os Municípios de Caminha e A Guarda (Espanha), em parceria com a Associação Foco, desenvolveram várias atividades direcionadas para a Juventude. O Color Rain Festival é uma delas e acontece este sábado, dia 29 de junho em A Guarda. As inscrições estão abertas para jovens do concelho de Caminha dos 14 aos 35 anos.
O Color Rain Festival, ocupará o período da tarde, das 17h00 às 21h00, contando com atividades desportivas, lúdicas, 3 Dj’s, zumba e uma explosão de cor.
Os jovens do concelho de Caminha, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos podem inscrever-se, através do link: https://forms.gle/LtwsCB5BmLaXQuy46
O projeto “O Rio que nos Une” arrancou a 2 de fevereiro de 2023 e trata-se de um projeto transfronteiriço de cooperação, na área da mobilidade, desenvolvido no sentido de promover a participação dos jovens, no processo de tomada de decisão das políticas municipais de juventude. Resulta de uma candidatura ao Programa Erasmus +, tendo como parceiros o Município de Caminha, o Município de A Guarda (Espanha) e a Associação Foco.
Os objetivos principais são conhecer a outra margem da Foz do Minho e definir atividades para os jovens nos Municípios de A Guarda e Caminha.
Para auscultar os jovens, foram realizados três encontros, no Mosteiro de S. João D’Arga, durante três fins de semana: 24, 25 e 26 de março de 2023; 28, 29 e 30 de abril de 2023 e 26, 27 e 28 de maio de 2023.
Neles participaram, simultaneamente, dez jovens de Caminha e dez jovens de A Guarda, coordenados por profissionais da área da Juventude e apoiados pelos técnicos e autarcas municipais. As despesas foram suportadas pelo Programa Erasmus + (refeições, alojamento, transporte e atividades).
Os jovens apresentaram seis propostas de projetos a implementar, especificando, fundamentando e ilustrando as suas opções: Visita à Ínsua; Surf- Free; Movie night; Torneio de videojogos; Hollycolor e Mural.
Após as apresentações, o júri, composto pelos autarcas de ambos os concelhos, votou e aprovou 4 projetos: Pintura Mural; Surf; Movie night e Holly color.
Por acordo entre as partes, e considerando as especificidades de cada território, decidiu o júri que os primeiros dois projetos se executarão em Caminha e os restantes em A Guarda, com o envolvimento de ambas as comunidades.
Também o Município de A Guarda, à semelhança de Caminha, decidiu fazer um mural complementar, para representar a união destas duas margens.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.