Logo
Nacional

Colocar os pacotes de leite e sumo no ecoponto amarelo garante 15 mil euros a associações de solidariedade social

7 Setembro, 2022 | 14:23
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, tem a decorrer, após o exito da 1ª edição em 2021, a 2.ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, em que o simples ato de reciclar irá garantir a doação de 5.000 euros a três associações de solidariedade social. A iniciativa pretende incentivar o aumento da reciclagem, criar hábitos sustentáveis e ajudar quem mais precisa.

Por ano em Portugal mais de 15 mil toneladas de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos não são recicladas. No primeiro semestre deste ano verificou-se também uma estagnação dos volumes destas embalagens nos ecopontos amarelos. É preciso, por isso, o contributo de todos para inverter esta situação.

O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” irá distinguir os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registarem, este ano, o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos recolhidas, face a 2021, e os vencedores escolherão, cada um, uma associação da sua região a quem atribuir o prémio de 5000€.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, explica: “Gostaria de convidar todos os portugueses a apoiarem esta campanha e participarem na reciclagem. O simples gesto de colocar as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo (pacotes de leite, sumos, natas, vinho, etc.) irá fazer com que três associações de solidariedade social recebam 5.000€ para poderem continuar a apoiar as suas comunidades.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “Após o consumo dos pacotes de bebidas nas nossas casas, nas escolas e até nos restaurantes e cafés, deve garantir-se que estas embalagens têm uma segunda vida. O material de que são feitas pode ainda ser transformado em nova matéria-prima, poupando recursos naturais e potenciando a circularidade dos materiais já existentes. O ecoponto amarelo é destino dos pacotes de bebidas e acreditamos que cada português que participe neste gesto está consciente que está a contribuir para o bem-estar do nosso ambiente e, com esta iniciativa, também para o bem estar social da sua região.”

O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” decorre até ao final do ano, pelo que todos ainda podem fazer a diferença. No início de 2023, vão ser apurados os dados obtidos e anunciados os três premiados.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.