Logo
Nacional

Colocar os pacotes de leite e sumo no ecoponto amarelo garante 15 mil euros a associações de solidariedade social

7 Setembro, 2022 | 14:23
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, tem a decorrer, após o exito da 1ª edição em 2021, a 2.ª edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, em que o simples ato de reciclar irá garantir a doação de 5.000 euros a três associações de solidariedade social. A iniciativa pretende incentivar o aumento da reciclagem, criar hábitos sustentáveis e ajudar quem mais precisa.

Por ano em Portugal mais de 15 mil toneladas de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos não são recicladas. No primeiro semestre deste ano verificou-se também uma estagnação dos volumes destas embalagens nos ecopontos amarelos. É preciso, por isso, o contributo de todos para inverter esta situação.

O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” irá distinguir os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registarem, este ano, o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos recolhidas, face a 2021, e os vencedores escolherão, cada um, uma associação da sua região a quem atribuir o prémio de 5000€.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, explica: “Gostaria de convidar todos os portugueses a apoiarem esta campanha e participarem na reciclagem. O simples gesto de colocar as embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo (pacotes de leite, sumos, natas, vinho, etc.) irá fazer com que três associações de solidariedade social recebam 5.000€ para poderem continuar a apoiar as suas comunidades.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “Após o consumo dos pacotes de bebidas nas nossas casas, nas escolas e até nos restaurantes e cafés, deve garantir-se que estas embalagens têm uma segunda vida. O material de que são feitas pode ainda ser transformado em nova matéria-prima, poupando recursos naturais e potenciando a circularidade dos materiais já existentes. O ecoponto amarelo é destino dos pacotes de bebidas e acreditamos que cada português que participe neste gesto está consciente que está a contribuir para o bem-estar do nosso ambiente e, com esta iniciativa, também para o bem estar social da sua região.”

O concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” decorre até ao final do ano, pelo que todos ainda podem fazer a diferença. No início de 2023, vão ser apurados os dados obtidos e anunciados os três premiados.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.