Logo
Regional

Cirurgiões do Hospital de Braga exaustos e à porta do ‘burnout’

23 Outubro, 2023 | 11:00
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A porta-voz do movimento Médicos em Luta disse que os cirurgiões do Hospital de Braga estão “exaustos e à porta do 'burnout'”, devido à “enorme sobrecarga” a que estarão a ser sujeitos nos últimos dias.

Em declarações à Lusa, Susana Costa explicou que em causa estão “manobras” dentro do hospital para forçar aqueles profissionais a atender também doentes externos, quando apenas deveriam atender os doentes internos ou os que entram e precisam de uma cirurgia urgente, uma vez que as equipas “estão reduzidas ao mínimo”.

Uma situação que, acrescentou, resulta da manifestação de indisponibilidade de muitos cirurgiões para a realização de mais do que as 150 horas extraordinárias obrigatórias por lei. “Os últimos 15 dias têm sido de uma pressão brutal”, apontou Susana Costa, sublinhando os “riscos” que a situação acarreta, tanto para os doentes como para os profissionais.

Segundo Susana Costa, uma cirurgiã do Hospital de Braga já meteu baixa e outros dois profissionais estão em vias de o fazer, “por não aguentarem mais”.

Contactada pela Lusa, a administração do Hospital de Braga, em resposta escrita, disse que, até ao momento, foram apresentadas 27 manifestações de indisponibilidade por parte do Serviço de Cirurgia Geral para a realização de mais do que as 150 horas extraordinárias a que estão obrigados por lei, “o que condiciona a elaboração da escala de urgência”.

“No sentido de garantir o atendimento aos utentes do Hospital de Braga, particularmente das situações urgentes e emergentes, foram dadas indicações aos médicos para que a equipa que se encontra de urgência acorra às solicitações que lhe forem efetuadas, quer do internamento, quer do serviço de urgência, apenas na estrita medida da prioridade clínica e não com base no local onde o doente se encontra”.

Sublinha que o objetivo é “não colocar em risco o atendimento aos utentes prioritários”.

Diz ainda que, até ao momento, não foi entregue qualquer pedido de baixa por parte dos profissionais do Serviço de Cirurgia Geral.

“O Hospital de Braga informa, também que, a única atividade programada que foi suspensa até ao momento foi a atividade de produção adicional, que decorre fora do horário normal dos médicos e é paga à unidade, precisamente para não sobrecarregar mais os médicos em causa”, acrescenta a resposta.

Uma posição que não convence os Médicos em Luta, que reiteram que, com a atual situação, “não há segurança nenhuma para os doentes”, continuando os cirurgiões a ser “bombardeados com responsabilidades que não lhes cabem”.

Para Susana Costa, continuam a dar entrada no Hospital de Braga doentes que deveriam ser encaminhados para o São João, no Porto, por não carecerem de cirurgias urgentes. “Os médicos são muito resilientes mas não se lhes pode exigir milagres”, rematou.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.