Logo
Cultura

Circo contemporâneo em Paredes de Coura

13 Fevereiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Centro Cultura de Paredes de Coura em parceria com o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, promove uma Chamada Aberta para mais uma vez apoiar a criação e circulação na área do circo contemporâneo.

Esta parceria visa a cocriação de um espetáculo de circo contemporâneo que terá estreia nos dois equipamentos culturais em novembro de 2025, com a expetativa de integrar a rede de programação internacional de ‘La Nuit du Cirque’.

Integrado na programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, perspetiva-se ainda que a criação artística possa ser apresentada, em 2026, no contexto dos festivais Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, de Santa Maria da Feira, bem como no O Mundo ao Contrário, em Paredes de Coura.

Esta Chamada Aberta de Circo Contemporâneo desafia artistas e companhias, nacionais, a apresentar projetos direcionados ao público geral, com facilidade de circulação para apresentação em contextos interior e exterior. O projeto selecionado receberá uma retribuição financeira de apoio à criação e dois períodos de residência artística: um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura.

O projeto usufrui de mentoria artística de João Paulo Santos. O período de candidatura decorre até 15 de março, ao qual se segue o período de seleção entre 1 e 20 de abril. Concluídos estes passos inerentes à Chamada Aberta, a comunicação dos resultados ocorrerá até 30 de abril.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima lança oficina criativa para crianças no Museu do Brinquedo Português

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.

Internacional 19 Fevereiro, 2026

Governo aprova criação da “Eurocidade do Minho”

O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana aprova cerca de 263 mil euros em apoios para Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença distingue cidadãos, empresas e associações com Medalhas de Mérito Municipal

A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

SinFAP exige proteção e reconhecimento para trabalhadores em ações de socorro

O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.