A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) acaba de lançar o concurso de ideias “Planear para Intervir”, para apoiar as melhores ideias de negócio e projetos para a região do Alto Minho. Este concurso destina-se a jovens empreendedores (com mais de 18 anos) e a pequenas e médias empresas que pretendam explorar uma ideia ou um conceito de negócio a desenvolver num dos concelhos do território (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira).
O objetivo é dar a oportunidade aos participantes de transformar uma ideia num negócio, incentivá-los a apresentar projetos inovadores e viáveis para o território, potenciar a iniciativa local de novas ideias e fixar pessoas no território, assim como, afirmar a identidade, diversidade e criatividade do tecido empresarial e, ainda, fomentar a literacia e a predisposição para a inovação, o risco e a liderança.
As propostas podem ser enviadas até 31 de março, aqui. Posteriormente, serão avaliadas por um júri selecionado pela CIM Alto Minho sendo que os candidatos admitidos terão de fazer uma apresentação sobre o seu projeto.
Numa etapa final, serão selecionadas apenas as três melhores ideias submetidas a concurso que depois terão acesso a 20 horas de apoio para o desenvolvimento da imagem, do site, criação de textos e mais 20 horas de mentoria para o desenvolvimento do projeto.
O concurso de ideias insere-se no projeto “Alto Minho 2030 – Planear para Intervir”, cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, e pretende fomentar o empreendedorismo, a inovação, a criatividade, a competitividade, o desenvolvimento económico e turístico do território.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.