Logo
Regional

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

14 Junho, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Promovida em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), a sessão contou a presença de Helena Loureiro e Sónia Files, representantes da EMPIS. Os cerca de 40 participantes, de instituições públicas e privadas do território do Alto Minho ligadas ao setor social, puderam, num registo de proximidade, ficar a conhecer os termos e as condições para a apresentação de candidaturas.

Helena Loureiro e Sónia Files fizeram a apresentação do Aviso que está em vigor até 30 de agosto de 2024, com um valor total de financiamento de 6,8 milhões de euros, transmitindo algumas ideias chave sobre como construir um projeto de sucesso.

O aviso de candidatura destina-se a apoiar a “criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que visem intervir de forma inovadora e eficiente sobre um ou vários problemas sociais com o objetivo de gerar impacto social positivo”. São consideradas áreas prioritárias de intervenção os projetos relacionados com imigrantes, abusos e violência sexual, pessoas com deficiência ou incapacidade e saúde mental.

De acordo com Helena Loureiro, para que um projeto seja considerado uma IIES deve identificar objetivamente um problema social, apresentar uma solução diferenciada das respostas convencionais e ter potencial de impacto social, influenciando positivamente a qualidade de vida ou as perspetivas de desenvolvimento do grupo-alvo.

Os projetos elegíveis podem ir até ao máximo de 500 mil euros, sendo financiados em 80%, e os restantes 20% da responsabilidade dos investidores sociais (públicos ou privados).

São entidades beneficiárias as cooperativas; associações mutualistas; misericórdias; fundações; entidades com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social; associações; entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário; empresas; associações e fundações públicas; e ainda instituições de ensino superior públicas.

As candidaturas devem ser efetuadas no Balcão dos Fundos 2030. Para mais informações pode ser contactada a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (geral@inovacaosocial.portugal2020.pt), o Programa NORTE 2030 (norte2030@ccdr-n.pt) ou a Linha dos Fundos (linhadosfundos@linhadosfundos.pt  / 800 10 35 10 – linha gratuita).

Consulte o Aviso aqui: https://inovacaosocial.portugal2020.pt/portugal-2030/

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 22 Outubro, 2024

Morreu Aníbal Alcino Cidadão de Mérito de Viana do Castelo

O pintor Aníbal Alcino, o último dos Independentes, grupo de artistas criado nos anos 40 do século XX, em Portugal, morreu na segunda-feira à noite, aos 98 anos.

Regional 22 Outubro, 2024

Paredes de Coura acolhe “Congresso transfronteiriço”

O Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe esta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de outubro, o “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”.

Regional 22 Outubro, 2024

Caminha reabilitou Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Caminha inaugurou a obra de requalificação dos Paços do Concelho, num investimento superior a 300 mil euros.

Regional 22 Outubro, 2024

Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República visitou Barra de Esposende

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, recebeu, a visita da Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República, num encontro de trabalho destinado a abordar o assunto da barra de Esposende.

Regional 22 Outubro, 2024

Viana do Castelo tem 55 medidas para enfrentar alterações climáticas até 2030

O Plano Municipal de Ação Climática de Viana do Castelo (PMACVC), que vigorará até 2030, contém um total de 55 medidas para adaptar o território às alterações climáticas, mitigar e capacitar o município para os seus efeitos.

Regional 22 Outubro, 2024

Viana do Castelo assinala Dia das Acessibilidades com exposição no Estação Viana Shopping

Com o objetivo de assinalar o Dia das Acessibilidades, Viana do Castelo apresenta a exposição “A carta dos direitos da pessoa com deficiência, com destaque para os direitos das Acessibilidades”, que decorrerá de 25 de outubro a 4 de novembro, na praça do comércio do Estação Viana Shopping. 

Regional 22 Outubro, 2024

“Repositório Genealógico do Concelho de Caminha” identifica e relaciona mais de 127 mil pessoas

O “Repositório Genealógico do Concelho de Caminha” dá a conhecer mais de 127 mil pessoas, reconstituindo as comunidades históricas do concelho, freguesia a freguesia, ao longo de três séculos. São 10 anos de um trabalho de investigação hercúleo, que agora partilhamos com o mundo e que está à distância de um clique.