Logo
Regional

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

14 Junho, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Promovida em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), a sessão contou a presença de Helena Loureiro e Sónia Files, representantes da EMPIS. Os cerca de 40 participantes, de instituições públicas e privadas do território do Alto Minho ligadas ao setor social, puderam, num registo de proximidade, ficar a conhecer os termos e as condições para a apresentação de candidaturas.

Helena Loureiro e Sónia Files fizeram a apresentação do Aviso que está em vigor até 30 de agosto de 2024, com um valor total de financiamento de 6,8 milhões de euros, transmitindo algumas ideias chave sobre como construir um projeto de sucesso.

O aviso de candidatura destina-se a apoiar a “criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que visem intervir de forma inovadora e eficiente sobre um ou vários problemas sociais com o objetivo de gerar impacto social positivo”. São consideradas áreas prioritárias de intervenção os projetos relacionados com imigrantes, abusos e violência sexual, pessoas com deficiência ou incapacidade e saúde mental.

De acordo com Helena Loureiro, para que um projeto seja considerado uma IIES deve identificar objetivamente um problema social, apresentar uma solução diferenciada das respostas convencionais e ter potencial de impacto social, influenciando positivamente a qualidade de vida ou as perspetivas de desenvolvimento do grupo-alvo.

Os projetos elegíveis podem ir até ao máximo de 500 mil euros, sendo financiados em 80%, e os restantes 20% da responsabilidade dos investidores sociais (públicos ou privados).

São entidades beneficiárias as cooperativas; associações mutualistas; misericórdias; fundações; entidades com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social; associações; entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário; empresas; associações e fundações públicas; e ainda instituições de ensino superior públicas.

As candidaturas devem ser efetuadas no Balcão dos Fundos 2030. Para mais informações pode ser contactada a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (geral@inovacaosocial.portugal2020.pt), o Programa NORTE 2030 (norte2030@ccdr-n.pt) ou a Linha dos Fundos (linhadosfundos@linhadosfundos.pt  / 800 10 35 10 – linha gratuita).

Consulte o Aviso aqui: https://inovacaosocial.portugal2020.pt/portugal-2030/

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.