Logo
Regional

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

14 Junho, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Promovida em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), a sessão contou a presença de Helena Loureiro e Sónia Files, representantes da EMPIS. Os cerca de 40 participantes, de instituições públicas e privadas do território do Alto Minho ligadas ao setor social, puderam, num registo de proximidade, ficar a conhecer os termos e as condições para a apresentação de candidaturas.

Helena Loureiro e Sónia Files fizeram a apresentação do Aviso que está em vigor até 30 de agosto de 2024, com um valor total de financiamento de 6,8 milhões de euros, transmitindo algumas ideias chave sobre como construir um projeto de sucesso.

O aviso de candidatura destina-se a apoiar a “criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que visem intervir de forma inovadora e eficiente sobre um ou vários problemas sociais com o objetivo de gerar impacto social positivo”. São consideradas áreas prioritárias de intervenção os projetos relacionados com imigrantes, abusos e violência sexual, pessoas com deficiência ou incapacidade e saúde mental.

De acordo com Helena Loureiro, para que um projeto seja considerado uma IIES deve identificar objetivamente um problema social, apresentar uma solução diferenciada das respostas convencionais e ter potencial de impacto social, influenciando positivamente a qualidade de vida ou as perspetivas de desenvolvimento do grupo-alvo.

Os projetos elegíveis podem ir até ao máximo de 500 mil euros, sendo financiados em 80%, e os restantes 20% da responsabilidade dos investidores sociais (públicos ou privados).

São entidades beneficiárias as cooperativas; associações mutualistas; misericórdias; fundações; entidades com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social; associações; entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário; empresas; associações e fundações públicas; e ainda instituições de ensino superior públicas.

As candidaturas devem ser efetuadas no Balcão dos Fundos 2030. Para mais informações pode ser contactada a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (geral@inovacaosocial.portugal2020.pt), o Programa NORTE 2030 (norte2030@ccdr-n.pt) ou a Linha dos Fundos (linhadosfundos@linhadosfundos.pt  / 800 10 35 10 – linha gratuita).

Consulte o Aviso aqui: https://inovacaosocial.portugal2020.pt/portugal-2030/

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 31 Janeiro, 2026

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reuniu com autarquia de Valença

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.

Regional 30 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira celebra Carnaval com desfile escolar dedicado às “Culturas pelo Mundo”

Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Música 30 Janeiro, 2026

Paredes de Coura volta a dançar com o VirA Coura

A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.

Desporto 30 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Casa do Povo de Freixo na Liga Feminina Placard

Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.