Logo
Regional

CIM Alto Minho promove reflexão sobre integração de migrantes

18 Dezembro, 2023 | 8:50
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) organiza, esta segunda-feira dia 18 de dezembro, o seminário "Igualdade e Interculturalidade: Alto Minho, um território acolhedor", que terá lugar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O seminário, com início às 10h00, contará com a participação de diversos especialistas que abordarão diferentes temáticas relacionadas com o acolhimento e a integração de migrantes. Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, Ana Monteiro, vogal do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, e Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, farão a sessão de abertura.

Seguir-se-á o primeiro painel, moderado por Helena Loureiro, representante regional da Inovação Social 2030, que terá como tema “Políticas Públicas e Integração: Cidadania Mais Igual”. Entre os oradores confirmados destacam-se Maria de Jesus Barros, diretora do Centro de Emprego do Alto Minho, Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, e Manuel Antunes Cunha, docente na Universidade Católica Portuguesa de Braga.

No período da tarde, o segundo painel, sob a moderação de Andreia Fernandes, abordará as “Dinâmicas Territoriais de Integração dos Migrantes: Cultivar a Diversidade”. Os temas incluirão o Plano Municipal de Integração de Migrantes, apresentado por Carlota Borges, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, iniciativas como o MEERU Aproxima – Cidadãos Ativ@s, com Isabel Silva, cofundadora da MEERU/Abrir Caminho, e experiências como o Centro para as Migrações do Fundão e o Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural, apresentados por Filipa Batista, coordenadora do Centro para as Migrações no Fundão.  A síntese dos trabalhos estará a cargo de Maria José Casa-Nova, perita e docente na Universidade do Minho.

Este seminário marca o encerramento do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, financiado pelo Programa FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração. Desenvolvido pela CIM Alto Minho, em parceria com os municípios, o projeto teve como objetivo a criação de um modelo de intervenção integrado para promover a integração plena dos Nacionais de Países Terceiros (NPT) no território do Alto Minho.

O programa completo do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).