Logo
Regional

CIM Alto Minho celebra hoje o seu 15º aniversário

15 Outubro, 2023 | 15:30
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) celebra hoje, dia 15 de outubro, o seu 15º aniversário. "O Alto Minho está de parabéns! O nosso território e as suas gentes estão de parabéns!", afirma Manoel Batista, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, sublinhando que "estes 15 anos representam muito trabalho no território e para o território.

Uma aposta nas tradições, nos costumes, nos valores, mas também na inovação, no futuro e na qualidade de vida, com investimentos substanciais nos 10 municípios.”

Ao longo do próximo ano, e até completar 16 anos, a CIM Alto Minho vai assinalar o seu aniversário, de forma continuada, com diversas iniciativas, para relembrar a sua missão e o impacto das intervenções realizadas nos concelhos do Alto Minho, assim como o seu importante papel na defesa dos interesses do território. Recordando as palavras do presidente, Manoel Batista, aquando da sua tomada de posse, “a CIM Alto Minho tem como propósito fundador fazer do Alto Minho um espaço de excelência ambiental com capacidade de desenvolver uma nova conjugação de recursos e atividades turísticas, de energias renováveis, de acolhimento empresarial e de provisão de serviços de proximidade com qualidade e modernidade, que respondam aos desafios de competitividade, coesão e sustentabilidade”.

Manoel Batista também realçou a importância de, neste novo ciclo que se desenha e avizinha até 2027, políticos, dirigentes, técnicos e parceiros serem capazes de colaborar em soluções de proximidade e em rede com as principais instituições, e de promover instrumentos de desenvolvimento e coesão territorial focados na competitividade, criatividade e sustentabilidade. “Por isso, é nosso desígnio, tal como plasmado na estratégia Alto Minho 2030, tornar o Alto Minho numa região competitiva, que cria emprego e gera riqueza; atrativa para viver, visitar e investir; conectada, ligada à Europa e ao mundo; e resiliente, capaz de se adaptar à mudança”, afiançou.

Concluiu afirmando que: “É neste contexto que estamos todos desafiados na concretização destes desígnios em prol da melhoria da qualidade de vida da população do Alto Minho. Importa, pois, com um enorme sentido de serviço público, dedicação e pertença institucional, nos sucessos e nas dificuldades, cumprir e fazer cumprir o desenvolvimento sub-regional deste espaço mais a norte de Portugal”.

Sobre a CIM Alto Minho

A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008 como pessoa coletiva de direito público, ao abrigo da Lei n.º 45/2008 de 27 de agosto, que estabelece o regime jurídico do associativismo municipal, englobando os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. É regida atualmente pela Lei 75/2013 de 12 de setembro, que, entre outros, aprova o novo estatuto das entidades intermunicipais e estabelece o regime jurídico de transferência de competências do Estado para as entidades intermunicipais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.