A 5ª edição do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura decorrerá nos fins de semana de 9 a 11 e 16 a 18 de maio, em várias freguesias do concelho. Um programa de entrada livre com concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, incluindo estreias e artistas nacionais e estrangeiros.
Promovido pelo Município de Paredes de Coura, este ciclo de concertos e atividades culturais propõe um programa com artistas nacionais e internacionais nas áreas da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais.
No 1º fim de semana, de 9 a 11 de maio, destacam-se dois grupos internacionais: a banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, jovem intérprete e compositora portuguesa. Outras propostas para este fim de semana são o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À RODA pelas estações do Ensemble Provinciano, que dinamizará também um Workshop de Canto e Dança Tradicional, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) organizado pela União das Freguesias de Bico e Cristelo.
O 2º fim de semana, de 16 a 18 de maio, inclui duas estreias. A primeira será Courávia, um projeto original e inédito que reúne Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto, quatro talentosos criadores contemporâneos, sendo o espetáculo o resultado de uma residência artística no âmbito do evento. O outro concerto inédito é Reminiscências do Alentejo do Trio Sonância, um projeto dos artistas courense Rita Barbosa com Francisco Berény Domingues e Hugo Simões. Este trio fará um segundo concerto inserido numa caminhada organizada pela Ori-Coura em parceria com a Associação A Cividade. Nestes dias, será também possível ver e ouvir Arianna Casellas y Kauê, os espetáculos para famílias Canto Medo Espanto e Tatabitato da Gira Sol Azul, e ainda participar num Workshop de Forró orientado por Matheus Carvalho Teixeira e com música ao vivo do trio Raiz do Norte.
Além do Centro Cultural de Paredes de Coura, o programa espalha-se por vários freguesias do concelho, em parceria com estruturas e associações locais, passando por espaços como: Capela do Espírito Santo, Casa Grande de Romarigães, Elevadora, Antiga Escola Primária de Cerdeira (Cunha), Povoado Fortificado de Cossourado, Monte do Crasto (Cristelo), Sede da Junta de Freguesia de Rubiães e Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura (atual Centro Interpretativo das Aldeias de São Martinho de Coura e Romarigães).
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.