A 5ª edição do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura decorrerá nos fins de semana de 9 a 11 e 16 a 18 de maio, em várias freguesias do concelho. Um programa de entrada livre com concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, incluindo estreias e artistas nacionais e estrangeiros.
Promovido pelo Município de Paredes de Coura, este ciclo de concertos e atividades culturais propõe um programa com artistas nacionais e internacionais nas áreas da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais.
No 1º fim de semana, de 9 a 11 de maio, destacam-se dois grupos internacionais: a banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, jovem intérprete e compositora portuguesa. Outras propostas para este fim de semana são o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À RODA pelas estações do Ensemble Provinciano, que dinamizará também um Workshop de Canto e Dança Tradicional, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) organizado pela União das Freguesias de Bico e Cristelo.
O 2º fim de semana, de 16 a 18 de maio, inclui duas estreias. A primeira será Courávia, um projeto original e inédito que reúne Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto, quatro talentosos criadores contemporâneos, sendo o espetáculo o resultado de uma residência artística no âmbito do evento. O outro concerto inédito é Reminiscências do Alentejo do Trio Sonância, um projeto dos artistas courense Rita Barbosa com Francisco Berény Domingues e Hugo Simões. Este trio fará um segundo concerto inserido numa caminhada organizada pela Ori-Coura em parceria com a Associação A Cividade. Nestes dias, será também possível ver e ouvir Arianna Casellas y Kauê, os espetáculos para famílias Canto Medo Espanto e Tatabitato da Gira Sol Azul, e ainda participar num Workshop de Forró orientado por Matheus Carvalho Teixeira e com música ao vivo do trio Raiz do Norte.
Além do Centro Cultural de Paredes de Coura, o programa espalha-se por vários freguesias do concelho, em parceria com estruturas e associações locais, passando por espaços como: Capela do Espírito Santo, Casa Grande de Romarigães, Elevadora, Antiga Escola Primária de Cerdeira (Cunha), Povoado Fortificado de Cossourado, Monte do Crasto (Cristelo), Sede da Junta de Freguesia de Rubiães e Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura (atual Centro Interpretativo das Aldeias de São Martinho de Coura e Romarigães).
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.