A 5ª edição do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura decorrerá nos fins de semana de 9 a 11 e 16 a 18 de maio, em várias freguesias do concelho. Um programa de entrada livre com concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, incluindo estreias e artistas nacionais e estrangeiros.
Promovido pelo Município de Paredes de Coura, este ciclo de concertos e atividades culturais propõe um programa com artistas nacionais e internacionais nas áreas da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais.
No 1º fim de semana, de 9 a 11 de maio, destacam-se dois grupos internacionais: a banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, jovem intérprete e compositora portuguesa. Outras propostas para este fim de semana são o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À RODA pelas estações do Ensemble Provinciano, que dinamizará também um Workshop de Canto e Dança Tradicional, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) organizado pela União das Freguesias de Bico e Cristelo.
O 2º fim de semana, de 16 a 18 de maio, inclui duas estreias. A primeira será Courávia, um projeto original e inédito que reúne Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto, quatro talentosos criadores contemporâneos, sendo o espetáculo o resultado de uma residência artística no âmbito do evento. O outro concerto inédito é Reminiscências do Alentejo do Trio Sonância, um projeto dos artistas courense Rita Barbosa com Francisco Berény Domingues e Hugo Simões. Este trio fará um segundo concerto inserido numa caminhada organizada pela Ori-Coura em parceria com a Associação A Cividade. Nestes dias, será também possível ver e ouvir Arianna Casellas y Kauê, os espetáculos para famílias Canto Medo Espanto e Tatabitato da Gira Sol Azul, e ainda participar num Workshop de Forró orientado por Matheus Carvalho Teixeira e com música ao vivo do trio Raiz do Norte.
Além do Centro Cultural de Paredes de Coura, o programa espalha-se por vários freguesias do concelho, em parceria com estruturas e associações locais, passando por espaços como: Capela do Espírito Santo, Casa Grande de Romarigães, Elevadora, Antiga Escola Primária de Cerdeira (Cunha), Povoado Fortificado de Cossourado, Monte do Crasto (Cristelo), Sede da Junta de Freguesia de Rubiães e Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura (atual Centro Interpretativo das Aldeias de São Martinho de Coura e Romarigães).
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.