A 5ª edição do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura decorrerá nos fins de semana de 9 a 11 e 16 a 18 de maio, em várias freguesias do concelho. Um programa de entrada livre com concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, incluindo estreias e artistas nacionais e estrangeiros.
Promovido pelo Município de Paredes de Coura, este ciclo de concertos e atividades culturais propõe um programa com artistas nacionais e internacionais nas áreas da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais.
No 1º fim de semana, de 9 a 11 de maio, destacam-se dois grupos internacionais: a banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, jovem intérprete e compositora portuguesa. Outras propostas para este fim de semana são o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À RODA pelas estações do Ensemble Provinciano, que dinamizará também um Workshop de Canto e Dança Tradicional, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) organizado pela União das Freguesias de Bico e Cristelo.
O 2º fim de semana, de 16 a 18 de maio, inclui duas estreias. A primeira será Courávia, um projeto original e inédito que reúne Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto, quatro talentosos criadores contemporâneos, sendo o espetáculo o resultado de uma residência artística no âmbito do evento. O outro concerto inédito é Reminiscências do Alentejo do Trio Sonância, um projeto dos artistas courense Rita Barbosa com Francisco Berény Domingues e Hugo Simões. Este trio fará um segundo concerto inserido numa caminhada organizada pela Ori-Coura em parceria com a Associação A Cividade. Nestes dias, será também possível ver e ouvir Arianna Casellas y Kauê, os espetáculos para famílias Canto Medo Espanto e Tatabitato da Gira Sol Azul, e ainda participar num Workshop de Forró orientado por Matheus Carvalho Teixeira e com música ao vivo do trio Raiz do Norte.
Além do Centro Cultural de Paredes de Coura, o programa espalha-se por vários freguesias do concelho, em parceria com estruturas e associações locais, passando por espaços como: Capela do Espírito Santo, Casa Grande de Romarigães, Elevadora, Antiga Escola Primária de Cerdeira (Cunha), Povoado Fortificado de Cossourado, Monte do Crasto (Cristelo), Sede da Junta de Freguesia de Rubiães e Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura (atual Centro Interpretativo das Aldeias de São Martinho de Coura e Romarigães).
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.