O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, vai contar este ano com 1.000 mulheres, de Portugal e outros dez países, devidamente trajadas e ouradas, a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.
“Estamos a falar de 1.000 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 12 distritos de Portugal e mais dez países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A participante mais nova do Desfile da Mordomia de 2024 tem 14 anos e a mais velha 84 anos, enquanto 760 mordomas são oriundas do concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos.
No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 16 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se ao longo de vários dias para este momento, algumas cumprindo o sonho de uma vida. Vestem-se rigorosamente, engalanadas também com quilos de peças de ouro de família ao peito, saindo às ruas da cidade para mostrar a história da mulher vianense.
Estas mulheres desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar aquela que também é conhecida como a maior montra de ouro, espontânea, ao ar livre, do mundo.
O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2024 decorreu de 05 a 31 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando inicialmente 900 vagas. No dia 02 de agosto foram disponibilizadas mais 100 vagas, totalmente preenchidas ao fim de 15 minutos.
“O volume de inscrições foi tal que acabamos por abrir mais 100 inscrições, face às que foram submetidas o ano passado. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas. Por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições”, explica ainda Manuel Vitorino.
Além disso, a organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, “criando mais postos de leitura do QR code” e “contando com a presença de mais colaboradores” para garantir “mais espaços de sombra” nos jardins do antigo Governo Civil, o local de concentração para a saída do desfile.
Em 2024, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.