Logo
Regional

“Chieira” junta 1.000 mulheres de Portugal e 10 países nas ruas de Viana

12 Agosto, 2024 | 10:58
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, vai contar este ano com 1.000 mulheres, de Portugal e outros dez países, devidamente trajadas e ouradas, a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.

“Estamos a falar de 1.000 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 12 distritos de Portugal e mais dez países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A participante mais nova do Desfile da Mordomia de 2024 tem 14 anos e a mais velha 84 anos, enquanto 760 mordomas são oriundas do concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos.

No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 16 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se ao longo de vários dias para este momento, algumas cumprindo o sonho de uma vida. Vestem-se rigorosamente, engalanadas também com quilos de peças de ouro de família ao peito, saindo às ruas da cidade para mostrar a história da mulher vianense.

Estas mulheres desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar aquela que também é conhecida como a maior montra de ouro, espontânea, ao ar livre, do mundo.

O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2024 decorreu de 05 a 31 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando inicialmente 900 vagas. No dia 02 de agosto foram disponibilizadas mais 100 vagas, totalmente preenchidas ao fim de 15 minutos.

“O volume de inscrições foi tal que acabamos por abrir mais 100 inscrições, face às que foram submetidas o ano passado. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas. Por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições”, explica ainda Manuel Vitorino.

Além disso, a organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, “criando mais postos de leitura do QR code” e “contando com a presença de mais colaboradores” para garantir “mais espaços de sombra” nos jardins do antigo Governo Civil, o local de concentração para a saída do desfile.

Em 2024, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Castelense perde em casa mas segura liderança da Primeira Divisão AF Viana do Castelo após 21.ª jornada

A 21.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e resultados importantes na luta pelo topo da tabela.

Regional 22 Fevereiro, 2026

Távora é líder isolado na II Divisão da AF Viana do Castelo

A 22.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas, com o Távora a reforçar a liderança com 52 pontos após derrota do Raianos, que perdeu terreno para o líder.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Rugby: Setúbal denuncia Racismo e Agressões, CRAV rejeita acusações e avança para Tribunal

O jogo da 4.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional 1 (CN1), disputado no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, terminou com uma forte polémica entre o Clube de Rugby de Setúbal e o CRAV — Clube de Rugby de Arcos de Valdevez.

Cultura 22 Fevereiro, 2026

Governo quer reforçar rede de cinema nos concelhos com menor oferta

O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto vai avançar com um levantamento nacional de espaços que possam ser adaptados à exibição cinematográfica, com o objetivo de reforçar a rede de salas, sobretudo nos concelhos onde a oferta é mais reduzida.

Regional 22 Fevereiro, 2026

Projeto europeu vai eliminar barreiras entre Galiza e Norte de Portugal

A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.

Regional 22 Fevereiro, 2026

Carnaval Intergeracional anima Vila Nova de Cerveira

A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense ganha ao Machico na Madeira

O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.