O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, vai contar este ano com 1.000 mulheres, de Portugal e outros dez países, devidamente trajadas e ouradas, a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.
“Estamos a falar de 1.000 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 12 distritos de Portugal e mais dez países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A participante mais nova do Desfile da Mordomia de 2024 tem 14 anos e a mais velha 84 anos, enquanto 760 mordomas são oriundas do concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos.
No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 16 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se ao longo de vários dias para este momento, algumas cumprindo o sonho de uma vida. Vestem-se rigorosamente, engalanadas também com quilos de peças de ouro de família ao peito, saindo às ruas da cidade para mostrar a história da mulher vianense.
Estas mulheres desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar aquela que também é conhecida como a maior montra de ouro, espontânea, ao ar livre, do mundo.
O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2024 decorreu de 05 a 31 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando inicialmente 900 vagas. No dia 02 de agosto foram disponibilizadas mais 100 vagas, totalmente preenchidas ao fim de 15 minutos.
“O volume de inscrições foi tal que acabamos por abrir mais 100 inscrições, face às que foram submetidas o ano passado. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas. Por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições”, explica ainda Manuel Vitorino.
Além disso, a organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, “criando mais postos de leitura do QR code” e “contando com a presença de mais colaboradores” para garantir “mais espaços de sombra” nos jardins do antigo Governo Civil, o local de concentração para a saída do desfile.
Em 2024, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.