Logo
Regional

“Chieira” junta 1.000 mulheres de Portugal e 10 países nas ruas de Viana

12 Agosto, 2024 | 10:58
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Desfile da Mordomia, um dos mais emblemáticos momentos da Romaria d’Agonia, vai contar este ano com 1.000 mulheres, de Portugal e outros dez países, devidamente trajadas e ouradas, a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, o maior número de sempre na história das festas.

“Estamos a falar de 1.000 mulheres, numa média de idades de 32 anos, inscritas a partir de 12 distritos de Portugal e mais dez países. São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A participante mais nova do Desfile da Mordomia de 2024 tem 14 anos e a mais velha 84 anos, enquanto 760 mordomas são oriundas do concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos.

No Desfile da Mordomia, que este ano acontece a 16 de agosto, várias centenas de mulheres de Viana do Castelo, naturais, descendentes ou por afinidade, preparam-se ao longo de vários dias para este momento, algumas cumprindo o sonho de uma vida. Vestem-se rigorosamente, engalanadas também com quilos de peças de ouro de família ao peito, saindo às ruas da cidade para mostrar a história da mulher vianense.

Estas mulheres desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” perante dezenas de milhares de pessoas que enchem por completo as principais ruas da cidade para apreciar aquela que também é conhecida como a maior montra de ouro, espontânea, ao ar livre, do mundo.

O prazo para inscrições no Desfile da Mordomia 2024 decorreu de 05 a 31 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d’Agonia, disponibilizando inicialmente 900 vagas. No dia 02 de agosto foram disponibilizadas mais 100 vagas, totalmente preenchidas ao fim de 15 minutos.

“O volume de inscrições foi tal que acabamos por abrir mais 100 inscrições, face às que foram submetidas o ano passado. Estas foram devidamente analisadas e validadas, sendo uma das nossas preocupações as condições de organização nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas. Por estes motivos não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições”, explica ainda Manuel Vitorino.

Além disso, a organização teve, este ano, de readaptar o espaço onde vão ser acolhidas as mordomas, “criando mais postos de leitura do QR code” e “contando com a presença de mais colaboradores” para garantir “mais espaços de sombra” nos jardins do antigo Governo Civil, o local de concentração para a saída do desfile.

Em 2024, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e de Terras de Geraz bem como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 20 Novembro, 2025

GNR sinaliza mais de 43 mil idosos em situação de vulnerabilidade no país

A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.

Desporto 20 Novembro, 2025

Eurocidade Urban Trail Night aproxima-se do recorde histórico de inscritos

As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.

Cultura 20 Novembro, 2025

Debate sobre censura e liberdade artística marca Festival de Teatro de Viana do Castelo

Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.

Regional 20 Novembro, 2025

Ponte de Lima entre os municípios com melhor eficiência financeira do país

Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.

Regional 20 Novembro, 2025

Comédias do Minho levam oficinas de teatro a Paredes de Coura para reforçar inclusão social

As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.

Música 20 Novembro, 2025

Ponte da Barca afirma-se como território de música e formação artística

O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.

Desporto 20 Novembro, 2025

Vianense Matilde Silva estreia-se pela Seleção Nacional Sub-15 feminina

A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.