A Associação de Encarregados de Educação de Pais do Agrupamento Escolar de Barroselas (AEEPAEB) promoveu, no dia 02 de fevereiro, a segunda de um ciclo de cinco tertúlias.
Sob o tema “As estratégias de Conciliação da Vida Familiar e Profissional”, a iniciativa teve como convidados Manuel Albano, vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de género, a mãe Sandra Oliveira e o pai Tiago Amorim.
Manuel Albano iniciou a sua intervenção com um vídeo, promovendo um momento de reflexão, sobre “a partilha de tarefas” de um casal em casa. “Somos seres racionais com capacidade de aprendizagem”, afirmou, defendendo que “a construção de cada um depende de todo um contexto social em que está inserido”.
O vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de género destacou a evolução do papel da mulher na sociedade. “Os direitos humanos da mulher não eram, até 1994, os direitos humanos universais”, recordou, acrescentando: “Os direitos humanos são coisas inalienáveis à nossa condição.”
Durante a intervenção, refletiu ainda no “direito a ser”, questionando os pais sobre como condicionam a vida dos seus filhos. “Como é que, na prática, somos agentes de mudança? Ninguém é agente de mudança pelo outro. Não estejamos à espera que seja o outro a mudar, se nós não mudarmos porque a grande questão, nestas matérias, é a nossa mudança estrutural, de pensamento
e de ação”, disse, lamentando que, nos dias de hoje, ainda se fale de igualdade. “A democracia exerce-se. Corremos grandes perigos com a democracia em Portugal e no mundo. Se não estivermos atentos, tudo aquilo que chamamos de direitos conquistados e afirmados, perdemos rapidamente. Mais ainda as mulheres. Passam novamente a ‘coisa’”, atirou, apelando para uma educação de “uma cultura de direitos humanos”.
Outros dois dos convidados foram Sandra Oliveira e Tiago Amorim que deram o seu testemunho de vida e premiaram “o planeamento” e “a harmonia” como ferramentas importantes na gestão da vida pessoal, familiar e profissional.
Com 47 anos, Sandra é mãe de um adolescente de 14 anos e exerce a sua atividade profissional como contabilista certificada na empresa Bakery Ingredientes, Lda. Aliado a isto é, atualmente, árbitra Internacional de Natação Pura. “Decidi adotar uma criança e conciliar tudo o que isso implica não foi fácil, principalmente, no primeiro ano”, confidenciou, garantindo que “havendo vontade, tudo se faz”. “Conciliar horários não é fácil, mas, com regras e planeamento, conseguimos”, defendeu, destacando “a retaguarda familiar” que tem.
Já Tiago tem 35 anos e é pai de quatro filhos: duas meninas de cinco e três anos e dois meninos de 11 meses. Nasceu em Viana do Castelo, cidade onde reside, é licenciado em Design do Produto pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e exerce a sua atividade profissional como designer (freelancer).
“Não temos nenhuma estratégia. Fomos aprendendo a ver e, talvez, por instinto”, contou, reconhecendo que, o facto de ser trabalhador por conta própria, “facilita”. “Tentamos que, por exemplo, no momento de levar e ir buscar à escola ou a fazer tarefas domésticas, seja um momento de qualidade através do seu envolvimento”, salientou, contando, entre risos, que já colocaram os quatro a dar banho. “Éramos seis numa casa de banho”, acrescentou.
O último apelo foi dado por Manuel Albano que sublinhou a necessidade de cada um ser “agente de mudança” e “ensinar os filhos a envolver-se civicamente”. “É igualmente importante perceber como é que as organizações, instituições e empresas se organizam para permitir, às mães e pais, que tenham um espaço de conciliação”, salientou.
O ciclo de tertúlias, que visa “promover um momento de discussão, aprendizagem, partilha e conhecimento entre a comunidade escolar com a participação ativa de pais, encarregados de educação, professores, moderadora e oradores” sobre temas atuais, vai percorrer as várias escolas do Agrupamento Escolar. “A AEEPAEB vem despertar a comunidade escolar educativa para novas
dinâmicas de intervenção”, frisa a organização.
A primeira de um ciclo de cinco tertúlias decorreu no dia 17 de novembro sob o tema “Cada vez mais sós, mas sempre ligados às redes sociais e ecrãs”. A iniciativa teve como oradores a psicóloga Sandra Tomás e o pediatra Hugo Rodrigues, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
A próxima tertúlia está marcada para março de 2024 e serão divulgadas mais informações nas redes sociais da Associação de Encarregados de Educação de Pais.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.