A Associação de Encarregados de Educação de Pais do Agrupamento Escolar de Barroselas (AEEPAEB) promoveu, no dia 02 de fevereiro, a segunda de um ciclo de cinco tertúlias.
Sob o tema “As estratégias de Conciliação da Vida Familiar e Profissional”, a iniciativa teve como convidados Manuel Albano, vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de género, a mãe Sandra Oliveira e o pai Tiago Amorim.
Manuel Albano iniciou a sua intervenção com um vídeo, promovendo um momento de reflexão, sobre “a partilha de tarefas” de um casal em casa. “Somos seres racionais com capacidade de aprendizagem”, afirmou, defendendo que “a construção de cada um depende de todo um contexto social em que está inserido”.
O vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de género destacou a evolução do papel da mulher na sociedade. “Os direitos humanos da mulher não eram, até 1994, os direitos humanos universais”, recordou, acrescentando: “Os direitos humanos são coisas inalienáveis à nossa condição.”
Durante a intervenção, refletiu ainda no “direito a ser”, questionando os pais sobre como condicionam a vida dos seus filhos. “Como é que, na prática, somos agentes de mudança? Ninguém é agente de mudança pelo outro. Não estejamos à espera que seja o outro a mudar, se nós não mudarmos porque a grande questão, nestas matérias, é a nossa mudança estrutural, de pensamento
e de ação”, disse, lamentando que, nos dias de hoje, ainda se fale de igualdade. “A democracia exerce-se. Corremos grandes perigos com a democracia em Portugal e no mundo. Se não estivermos atentos, tudo aquilo que chamamos de direitos conquistados e afirmados, perdemos rapidamente. Mais ainda as mulheres. Passam novamente a ‘coisa’”, atirou, apelando para uma educação de “uma cultura de direitos humanos”.
Outros dois dos convidados foram Sandra Oliveira e Tiago Amorim que deram o seu testemunho de vida e premiaram “o planeamento” e “a harmonia” como ferramentas importantes na gestão da vida pessoal, familiar e profissional.
Com 47 anos, Sandra é mãe de um adolescente de 14 anos e exerce a sua atividade profissional como contabilista certificada na empresa Bakery Ingredientes, Lda. Aliado a isto é, atualmente, árbitra Internacional de Natação Pura. “Decidi adotar uma criança e conciliar tudo o que isso implica não foi fácil, principalmente, no primeiro ano”, confidenciou, garantindo que “havendo vontade, tudo se faz”. “Conciliar horários não é fácil, mas, com regras e planeamento, conseguimos”, defendeu, destacando “a retaguarda familiar” que tem.
Já Tiago tem 35 anos e é pai de quatro filhos: duas meninas de cinco e três anos e dois meninos de 11 meses. Nasceu em Viana do Castelo, cidade onde reside, é licenciado em Design do Produto pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e exerce a sua atividade profissional como designer (freelancer).
“Não temos nenhuma estratégia. Fomos aprendendo a ver e, talvez, por instinto”, contou, reconhecendo que, o facto de ser trabalhador por conta própria, “facilita”. “Tentamos que, por exemplo, no momento de levar e ir buscar à escola ou a fazer tarefas domésticas, seja um momento de qualidade através do seu envolvimento”, salientou, contando, entre risos, que já colocaram os quatro a dar banho. “Éramos seis numa casa de banho”, acrescentou.
O último apelo foi dado por Manuel Albano que sublinhou a necessidade de cada um ser “agente de mudança” e “ensinar os filhos a envolver-se civicamente”. “É igualmente importante perceber como é que as organizações, instituições e empresas se organizam para permitir, às mães e pais, que tenham um espaço de conciliação”, salientou.
O ciclo de tertúlias, que visa “promover um momento de discussão, aprendizagem, partilha e conhecimento entre a comunidade escolar com a participação ativa de pais, encarregados de educação, professores, moderadora e oradores” sobre temas atuais, vai percorrer as várias escolas do Agrupamento Escolar. “A AEEPAEB vem despertar a comunidade escolar educativa para novas
dinâmicas de intervenção”, frisa a organização.
A primeira de um ciclo de cinco tertúlias decorreu no dia 17 de novembro sob o tema “Cada vez mais sós, mas sempre ligados às redes sociais e ecrãs”. A iniciativa teve como oradores a psicóloga Sandra Tomás e o pediatra Hugo Rodrigues, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
A próxima tertúlia está marcada para março de 2024 e serão divulgadas mais informações nas redes sociais da Associação de Encarregados de Educação de Pais.

Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.