Apesar da passagem da tempestade Gabrielle por Portugal no último sábado, o Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de uma noite vibrante, marcada pela música e pela dança tradicional. O décimo Baile FOLK da Festa da Dança reuniu cerca de 400 participantes, provando que nem o mau tempo foi capaz de travar a vontade de celebrar a cultura popular.
Com um público diversificado, de várias idades e oriundo de diferentes regiões — desde a Galiza até Évora, passando pelo Porto, Braga e Coimbra — o evento destacou-se pela forte participação feminina e pelo entusiasmo contagiante dos presentes, que encheram a plateia transformada em terreiro e dançaram até depois da meia-noite.
O baile foi conduzido pelas artistas Celina da Piedade (cantora, acordeonista e compositora) e Ana Santos, que encantou com o seu violino e a tradicional viola campaniça. A oficina de dança ficou a cargo de Mirjam Dekker, Mercedes Prieto e Mafalda Silva Rego, responsáveis por aquecer os ânimos e preparar os corpos para a grande noite.
Entre os destaques musicais estiveram os talentosos músicos do Grupo Etnográfico de Areosa — Flávio Cruz (bandolim), Vasco Cunha (acordeão), Carolina Pereira (violoncelo), Daniel Cruz e Diogo Teixeira (cavaquinho), Francisco Afonseca (guitarra) e Pedro Saraiva (baixo acústico) —, assim como Rafael Freitas, na gaita de fole, e o músico, coreógrafo e bailarino Serxio Cobos, que surpreendeu o público com a sua energia e mestria.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho e o Casino Afifense. A Festa da Dança, iniciada em 2023, tem como missão valorizar as tradições, promover a socialização e celebrar a diversidade cultural através da dança participativa.
A dedicação dos grupos associados da AGFAM foi mais uma vez essencial para o sucesso da organização, num evento que emocionou muitos dos presentes, alguns dos quais afirmaram “nunca ter visto nada assim” em Viana do Castelo.
Foto: Leonardo Fernandes
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.