O Serviço da Área Protegida do Município de Ponte de Lima, com a colaboração da Junta de Freguesia da Facha, dos Baldios da Facha, do Centro Educativo da Facha e dos Sapadores Florestais da Associação Florestal do Lima, assinalou na passada sexta-feira, 2 de fevereiro o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Considerada como Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, desde 2005, a Área de Paisagem Protegida comemorou esta efeméride através de um conjunto de atividades que contaram com a presença de cerca de 200 alunos dos Centros Educativos da Facha e das Lagoas.
A iniciativa com enquadramento no projeto “Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho” focou-se na beneficiação e plantação de duas parcelas de terreno integrado, na freguesia da Facha, e onde se plantaram espécies folhosas autóctones, nomeadamente, carvalhos, bétulas, bordos, azevinhos, medronheiros, azinheiras, sobreiros e freixos.
Durante a tarde, a ação concentrou-se na principal linha de água da Área Protegida, o rio Estorãos, onde realizaram uma ação de restauro da margem, no sentido de Renaturalizar a galeria ripícola, criando uma sebe natural com estacaria de salgueiro.
Os trabalhos foram acompanhados pelo vereador do Ambiente e Espaços Verdes e das Florestas do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues, que destacou a importância de assinalar esta data com várias ações que visam “sensibilizar para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas”.
![]()
![]()
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.
O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.