Logo
Regional

Cerca de 200 alunos assinalaram o Dia Mundial das Zonas Húmidas em Ponte de Lima

5 Fevereiro, 2024 | 9:30
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Serviço da Área Protegida do Município de Ponte de Lima, com a colaboração da Junta de Freguesia da Facha, dos Baldios da Facha, do Centro Educativo da Facha e dos Sapadores Florestais da Associação Florestal do Lima, assinalou na passada sexta-feira, 2 de fevereiro o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Considerada como Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, desde 2005, a Área de Paisagem Protegida comemorou esta efeméride através de um conjunto de atividades que contaram com a presença de cerca de 200 alunos dos Centros Educativos da Facha e das Lagoas.

A iniciativa com enquadramento no projeto “Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho” focou-se na beneficiação e plantação de duas parcelas de terreno integrado, na freguesia da Facha, e onde se plantaram espécies folhosas autóctones, nomeadamente, carvalhos, bétulas, bordos, azevinhos, medronheiros, azinheiras, sobreiros e freixos.

Durante a tarde, a ação concentrou-se na principal linha de água da Área Protegida, o rio Estorãos, onde realizaram uma ação de restauro da margem, no sentido de Renaturalizar a galeria ripícola, criando uma sebe natural com estacaria de salgueiro.

Os trabalhos foram acompanhados pelo vereador do Ambiente e Espaços Verdes e das Florestas do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues, que destacou a importância de assinalar esta data com várias ações que visam “sensibilizar para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas”.

dia_mundial_das_zonas_humidas_8

dia_mundial_das_zonas_humidas_2

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.