Logo
Regional

Cerca de 200 alunos assinalaram o Dia Mundial das Zonas Húmidas em Ponte de Lima

5 Fevereiro, 2024 | 9:30
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Serviço da Área Protegida do Município de Ponte de Lima, com a colaboração da Junta de Freguesia da Facha, dos Baldios da Facha, do Centro Educativo da Facha e dos Sapadores Florestais da Associação Florestal do Lima, assinalou na passada sexta-feira, 2 de fevereiro o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Considerada como Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, desde 2005, a Área de Paisagem Protegida comemorou esta efeméride através de um conjunto de atividades que contaram com a presença de cerca de 200 alunos dos Centros Educativos da Facha e das Lagoas.

A iniciativa com enquadramento no projeto “Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho” focou-se na beneficiação e plantação de duas parcelas de terreno integrado, na freguesia da Facha, e onde se plantaram espécies folhosas autóctones, nomeadamente, carvalhos, bétulas, bordos, azevinhos, medronheiros, azinheiras, sobreiros e freixos.

Durante a tarde, a ação concentrou-se na principal linha de água da Área Protegida, o rio Estorãos, onde realizaram uma ação de restauro da margem, no sentido de Renaturalizar a galeria ripícola, criando uma sebe natural com estacaria de salgueiro.

Os trabalhos foram acompanhados pelo vereador do Ambiente e Espaços Verdes e das Florestas do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues, que destacou a importância de assinalar esta data com várias ações que visam “sensibilizar para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas”.

dia_mundial_das_zonas_humidas_8

dia_mundial_das_zonas_humidas_2

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.