O Serviço da Área Protegida do Município de Ponte de Lima, com a colaboração da Junta de Freguesia da Facha, dos Baldios da Facha, do Centro Educativo da Facha e dos Sapadores Florestais da Associação Florestal do Lima, assinalou na passada sexta-feira, 2 de fevereiro o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Considerada como Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, desde 2005, a Área de Paisagem Protegida comemorou esta efeméride através de um conjunto de atividades que contaram com a presença de cerca de 200 alunos dos Centros Educativos da Facha e das Lagoas.
A iniciativa com enquadramento no projeto “Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho” focou-se na beneficiação e plantação de duas parcelas de terreno integrado, na freguesia da Facha, e onde se plantaram espécies folhosas autóctones, nomeadamente, carvalhos, bétulas, bordos, azevinhos, medronheiros, azinheiras, sobreiros e freixos.
Durante a tarde, a ação concentrou-se na principal linha de água da Área Protegida, o rio Estorãos, onde realizaram uma ação de restauro da margem, no sentido de Renaturalizar a galeria ripícola, criando uma sebe natural com estacaria de salgueiro.
Os trabalhos foram acompanhados pelo vereador do Ambiente e Espaços Verdes e das Florestas do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues, que destacou a importância de assinalar esta data com várias ações que visam “sensibilizar para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas”.
![]()
![]()
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.