No mês em que o Elevador de Santa Luzia completou 100 anos de existência e retomou o funcionamento, cerca de 15.313 pessoas viajaram na infraestrutura que já se tornou o verdadeiro ex-libris de Viana do Castelo.
Após dois anos afetados pela pandemia, a infraestrutura estava a retomar os números registados em 2018 (180.851 passageiros) e 2019 (176.424 passageiros), mas apenas funcionou durante oito meses devido à avaria.
Os meses de julho e agosto são, por norma, os de maior afluência de passageiros e, em 2022, tinham viajado no equipamento 40.028 pessoas e em julho 27.651.
Até agosto de 2022, mês em que o Elevador parou de funcionar por questões técnicas, foram 119.131 as viagens registadas.
Nos últimos 15 anos, entre 2007 e 2022, o Elevador transportou mais de 1,6 milhões de passageiros, permitindo visitar o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus evitando que diariamente cerca de cem viaturas subissem o monte de Santa Luzia.
Recorde-se que a infraestrutura, esteve parada dez meses e a Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou um investimento de mais de 400 mil euros para a sua remodelação e modernização
Inaugurado a 2 de junho de 1923 o Elevador de Santa Luzia venceu um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem sendo a mais longa de todos os funiculares do país, com 680 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue.
A lotação é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.
O Elevador de Santa Luzia foi construído “sob a orientação do engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa que, em setembro de 1921, solicitou à Comissão Executiva que se atestasse da importância, valor e influência do desenvolvimento da estância de Santa Luzia para o progresso da cidade e região”.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.