Logo
Regional

Cerca de 15.313 pessoas viajaram no Elevador de Santa Luzia durante o mês de junho

6 Julho, 2023 | 16:33
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No mês em que o Elevador de Santa Luzia completou 100 anos de existência e retomou o funcionamento, cerca de 15.313 pessoas viajaram na infraestrutura que já se tornou o verdadeiro ex-libris de Viana do Castelo.

Após dois anos afetados pela pandemia, a infraestrutura estava a retomar os números registados em 2018 (180.851 passageiros) e 2019 (176.424 passageiros), mas apenas funcionou durante oito meses devido à avaria.

Os meses de julho e agosto são, por norma, os de maior afluência de passageiros e, em 2022, tinham viajado no equipamento 40.028 pessoas e em julho 27.651.

Até agosto de 2022, mês em que o Elevador parou de funcionar por questões técnicas, foram 119.131 as viagens registadas.

Nos últimos 15 anos, entre 2007 e 2022, o Elevador transportou mais de 1,6 milhões de passageiros, permitindo visitar o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus evitando que diariamente cerca de cem viaturas subissem o monte de Santa Luzia.

Recorde-se que a infraestrutura, esteve parada dez meses e a Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou um investimento de mais de 400 mil euros para a sua remodelação e modernização

Inaugurado a  2 de junho de 1923  o Elevador de Santa Luzia venceu um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem sendo a mais longa de todos os funiculares do país, com 680 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue.

A lotação é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.

O Elevador de Santa Luzia foi construído “sob a orientação do engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa que, em setembro de 1921, solicitou à Comissão Executiva que se atestasse da importância, valor e influência do desenvolvimento da estância de Santa Luzia para o progresso da cidade e região”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.