“Pinturas e Loucuras” é o título da exposição, da autoria de Cristina Sardoeira, patente no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, até 31 de janeiro.
António Cabral Pinto é o curador da mostra e, sobre a “pintura irónica”, recorda palavras da própria autora: “crio sempre uma imagem inicial, algo que dê ao observador a possibilidade de pensar e criar uma livre interpretação. Uso frequentemente a minha própria imagem”.
Inaugurada na passada sexta-feira, “Pinturas e Loucuras” pode ser visitada até 31 de janeiro, todos os dias úteis, exceto 25 de dezembro e 1 de janeiro, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
Adélia Cristina Mota Pinto Sardoeira, nasceu no Rio do Janeiro, em 25 de Junho de 1955. Residiu em Amarante, de 1960 até 1970, data que foi viver para Vila nova de Gaia. Reside em Gondomar desde 1978.
O trabalho e a vida familiar foram adiando o seu projeto de pintura e é em 2012 que inicia a sua formação em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem diversas formações em unidades curriculares na referida faculdade. Teve obras selecionadas em concursos de pintura, nomeadamente ART-IN, Lisboa (2015), Carmen Miranda (2016), Marco de Canavezes e 4ª Bienal Internacional “Mulheres d’Artes”, Espinho (2017). Está representada em diversas coleções particulares.


Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.
O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.
O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.