“Pinturas e Loucuras” é o título da exposição, da autoria de Cristina Sardoeira, patente no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, até 31 de janeiro.
António Cabral Pinto é o curador da mostra e, sobre a “pintura irónica”, recorda palavras da própria autora: “crio sempre uma imagem inicial, algo que dê ao observador a possibilidade de pensar e criar uma livre interpretação. Uso frequentemente a minha própria imagem”.
Inaugurada na passada sexta-feira, “Pinturas e Loucuras” pode ser visitada até 31 de janeiro, todos os dias úteis, exceto 25 de dezembro e 1 de janeiro, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
Adélia Cristina Mota Pinto Sardoeira, nasceu no Rio do Janeiro, em 25 de Junho de 1955. Residiu em Amarante, de 1960 até 1970, data que foi viver para Vila nova de Gaia. Reside em Gondomar desde 1978.
O trabalho e a vida familiar foram adiando o seu projeto de pintura e é em 2012 que inicia a sua formação em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem diversas formações em unidades curriculares na referida faculdade. Teve obras selecionadas em concursos de pintura, nomeadamente ART-IN, Lisboa (2015), Carmen Miranda (2016), Marco de Canavezes e 4ª Bienal Internacional “Mulheres d’Artes”, Espinho (2017). Está representada em diversas coleções particulares.


A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.