O centro paroquial e social de Lanheses, desenvolveu uma assistente virtual que a partir de 7 de abril vai prestar apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A Elisa, nome atribuído à assistente virtual, vai estar disponível através do site oficial do centro paroquial e social de Lanheses na Internet e “tem como objetivo transformar o modo como estas organizações operam, proporcionando-lhes uma ferramenta eficiente e acessível, visando melhorar e agilizar a gestão e, com isso, incrementar a qualidade do serviço prestado aos seus utentes”.
Segundo o centro paroquial e social de Lanheses, a assistente virtual foi “desenvolvida em colaboração com a Visual Thinking, com o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Microsoft Portugal”.
A “Elisa integra um sistema de processamento de linguagem natural, baseado em inteligência artificial, para oferecer respostas ágeis e precisas às mais diversas questões colocadas pelos utilizadores, facilitando o seu trabalho diário nas diferentes IPSS, entre outras entidades relacionadas”.
A assistente virtual “foi concebida para responder a necessidades legais e orientativas, abrangentes, específicas e atualizadas, oferecendo suporte às diversas respostas sociais, desde Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), centros de dia, serviços de apoio domiciliário, creches, jardins-de-infância”.
A nova ferramenta é “intuitiva e oferece orientações com base em legislação específica e comum aos equipamentos e respostas sociais, referenciais de qualidade como os manuais de processos chave, normativos e circulares emanadas pelo Instituto da Segurança Social ou outras entidades públicas, código fiscal, sistema de normalização contabilística aplicável às entidades do setor não lucrativo, código dos contratos públicos, entre outros”.
A Elisa “disponibilizará, ainda, modelos de minutas ou documentos pré-elaborados que, com as devidas adaptações, poderão ser utilizados pelas diferentes IPSS ou entidades conexas, possibilitando o incremento de uma maior eficiência e eficácia ao seu trabalho quotidiano”.
Para o diretor executivo do centro paroquial e social de Lanheses, Vasco Araújo, citado na nota enviada às redações, refere que a conceção da assistente virtual “foi um sonho ambicioso que exigiu o compromisso com um processo de desenvolvimento rápido e árduo até à sua concretização”.
“Acreditamos que esta assistente virtual será uma mais-valia para o centro paroquial e social de Lanheses e para muitas outras organizações do terceiro setor, ajudando-as a otimizar os seus processos e a impactar o tempo disponível para um serviço quotidiano ainda mais próximo dos utentes”.
O diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal, Manuel Dias, também citado no documento, realça “o poder da tecnologia para impulsionar mudanças positivas na sociedade”.
“A Elisa é um exemplo concreto de como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma ética e responsável para apoiar organizações do terceiro setor, tornando o seu trabalho mais eficiente e permitindo-lhes focar-se no que realmente importa: as pessoas”, adianta.
Para a CEO e co-fundadora da Visual Thinking, Estela Bastos, “a tecnologia deve estar ao serviço das pessoas, especialmente quando aplicada a setores com um impacto social tão profundo como o terceiro setor”.
“O desenvolvimento da Elisa representa o nosso compromisso em potenciar o uso da inteligência artificial para tornar o dia-a-dia das organizações mais eficiente, permitindo que foquem o seu tempo e recursos naquilo que realmente importa: cuidar e apoiar quem mais precisa”, destaca.
A apresentação oficial da Elisa está marcada para a próxima segunda-feira, às 11h30, no auditório do Instituto Católico de Viana do Castelo.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.