Logo
Regional

Centro social de Lanheses cria assistente virtual para apoiar IPSS

12 Março, 2025 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O centro paroquial e social de Lanheses, desenvolveu uma assistente virtual que a partir de 7 de abril vai prestar apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A Elisa, nome atribuído à assistente virtual, vai estar disponível através do site oficial do centro paroquial e social de Lanheses na Internet e “tem como objetivo transformar o modo como estas organizações operam, proporcionando-lhes uma ferramenta eficiente e acessível, visando melhorar e agilizar a gestão e, com isso, incrementar a qualidade do serviço prestado aos seus utentes”.

Segundo o centro paroquial e social de Lanheses, a assistente virtual foi “desenvolvida em colaboração com a Visual Thinking, com o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Microsoft Portugal”.

A “Elisa integra um sistema de processamento de linguagem natural, baseado em inteligência artificial, para oferecer respostas ágeis e precisas às mais diversas questões colocadas pelos utilizadores, facilitando o seu trabalho diário nas diferentes IPSS, entre outras entidades relacionadas”.

A assistente virtual “foi concebida para responder a necessidades legais e orientativas, abrangentes, específicas e atualizadas, oferecendo suporte às diversas respostas sociais, desde Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), centros de dia, serviços de apoio domiciliário, creches, jardins-de-infância”.

A nova ferramenta é “intuitiva e oferece orientações com base em legislação específica e comum aos equipamentos e respostas sociais, referenciais de qualidade como os manuais de processos chave, normativos e circulares emanadas pelo Instituto da Segurança Social ou outras entidades públicas, código fiscal, sistema de normalização contabilística aplicável às entidades do setor não lucrativo, código dos contratos públicos, entre outros”.

A Elisa “disponibilizará, ainda, modelos de minutas ou documentos pré-elaborados que, com as devidas adaptações, poderão ser utilizados pelas diferentes IPSS ou entidades conexas, possibilitando o incremento de uma maior eficiência e eficácia ao seu trabalho quotidiano”.

Para o diretor executivo do centro paroquial e social de Lanheses, Vasco Araújo, citado na nota enviada às redações, refere que a conceção da assistente virtual “foi um sonho ambicioso que exigiu o compromisso com um processo de desenvolvimento rápido e árduo até à sua concretização”.

“Acreditamos que esta assistente virtual será uma mais-valia para o centro paroquial e social de Lanheses e para muitas outras organizações do terceiro setor, ajudando-as a otimizar os seus processos e a impactar o tempo disponível para um serviço quotidiano ainda mais próximo dos utentes”.

O diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal, Manuel Dias, também citado no documento, realça “o poder da tecnologia para impulsionar mudanças positivas na sociedade”.

“A Elisa é um exemplo concreto de como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma ética e responsável para apoiar organizações do terceiro setor, tornando o seu trabalho mais eficiente e permitindo-lhes focar-se no que realmente importa: as pessoas”, adianta.

Para a CEO e co-fundadora da Visual Thinking, Estela Bastos, “a tecnologia deve estar ao serviço das pessoas, especialmente quando aplicada a setores com um impacto social tão profundo como o terceiro setor”.

“O desenvolvimento da Elisa representa o nosso compromisso em potenciar o uso da inteligência artificial para tornar o dia-a-dia das organizações mais eficiente, permitindo que foquem o seu tempo e recursos naquilo que realmente importa: cuidar e apoiar quem mais precisa”, destaca.

A apresentação oficial da Elisa está marcada para a próxima segunda-feira, às 11h30, no auditório do Instituto Católico de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.

Desporto 29 Dezembro, 2025

São Silvestre de Viana do Castelo vai mudar formato após edição recorde

A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fogo controlado em Outeiro reforça prevenção de incêndios em Viana do Castelo

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.

Regional 29 Dezembro, 2025

Paredes de Coura planta pomar escolar para preservar variedades fruteiras tradicionais

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo na Bienal de Cerâmica de Aveiro

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.

Regional 29 Dezembro, 2025

Março de 2025 movimentado em Viana do Castelo

Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém dois homens por furto e condução sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.