A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje um investimento de 134.636 euros em uma nova pista de aterragem e três pontos de estacionamento de helicópteros no Centro de Meios Aéreos (CMA) que serve o Minho e a Galiza.
O CMA, localizado naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, integra a estrutura do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, onde, por se tratar de um território transfronteiriço, o raio de ação das aeronaves ali sedeadas permite também dar cobertura ao território da Galiza.
A localização “estratégica e centralizada” do CMA permite ainda dar cobertura aos distritos de Braga e Vila Real.
Na nota hoje enviada às redações, a autarquia de Arcos de Valdevez adiantou que a empreitada, adjudicada à empresa Predilethes, prevê “a construção de uma nova FATO (Pista de Aterragem) e de três pontos de estacionamento para os helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk e Eurocopter AS350 Écureil, com vista à sua utilização no âmbito do combate a incêndios rurais e de emergência médica”.
Em junho de 2023, entrou em funcionamento o novo hangar do CMA, em um investimento de cerca de um milhão de euros.
A construção do hangar do CMA foi iniciada em dezembro de 2022. A nova infraestrutura é constituída por uma “área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento” e uma segunda “para oficina e estacionamento de aeronaves e reparações das mesmas”.
A empreitada, foi cofinanciada pelo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), Portugal 2020, com um investimento elegível de 630.000 euros e comparticipação comunitária de 472.500 euros.
Com uma área total de 222 mil hectares, o distrito de Viana do Castelo tem 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.