A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje um investimento de 134.636 euros em uma nova pista de aterragem e três pontos de estacionamento de helicópteros no Centro de Meios Aéreos (CMA) que serve o Minho e a Galiza.
O CMA, localizado naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, integra a estrutura do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, onde, por se tratar de um território transfronteiriço, o raio de ação das aeronaves ali sedeadas permite também dar cobertura ao território da Galiza.
A localização “estratégica e centralizada” do CMA permite ainda dar cobertura aos distritos de Braga e Vila Real.
Na nota hoje enviada às redações, a autarquia de Arcos de Valdevez adiantou que a empreitada, adjudicada à empresa Predilethes, prevê “a construção de uma nova FATO (Pista de Aterragem) e de três pontos de estacionamento para os helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk e Eurocopter AS350 Écureil, com vista à sua utilização no âmbito do combate a incêndios rurais e de emergência médica”.
Em junho de 2023, entrou em funcionamento o novo hangar do CMA, em um investimento de cerca de um milhão de euros.
A construção do hangar do CMA foi iniciada em dezembro de 2022. A nova infraestrutura é constituída por uma “área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento” e uma segunda “para oficina e estacionamento de aeronaves e reparações das mesmas”.
A empreitada, foi cofinanciada pelo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), Portugal 2020, com um investimento elegível de 630.000 euros e comparticipação comunitária de 472.500 euros.
Com uma área total de 222 mil hectares, o distrito de Viana do Castelo tem 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.