Logo
Regional

Centro de Mar de Viana do Castelo celebra 9º aniversário no Dia Nacional do Mar

16 Novembro, 2023 | 14:12
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

No Dia do Nacional do Mar que hoje se assinala, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala o 9º aniversário do Centro de Mar. No pós-pandemia, entre 2021 e 2023, esta valência tem estado em franco crescimento, tendo sido visitada por quase 29 mil pessoas, entre público em geral, escolas e outros grupos organizados.

Assim, em 2021, o Centro de Mar mereceu a visita de 7.361 pessoas, correspondendo 79% a público em geral, 18% a escolas e 3% a outros grupos organizados. Já em 2022, o número total de visitantes foi de 10.236 pessoas, correspondendo 70% a público em geral, 25% a escolas e 5% a outros grupos. No ano de 2023, até final do terceiro trimestre, já utilizaram este equipamento 11.342 pessoas, sendo 66% público em geral, 28% escolas e 6% outros grupos.

O Centro de Mar, instalado a bordo do Navio Gil Eannes, constitui-se como veículo para a concretização do desenvolvimento do setor marítimo nos domínios económico, ambiental, cultural e social de Viana do Castelo, reforçando a sua posição como “cidade náutica do Atlântico”. Este projeto foi concebido com o propósito de se verem congregadas duas valências, o Centro de Interpretação Ambiental e o Centro de documentação do Mar, responsáveis pela promoção da cultura marítima em diversas frentes.

Tem como função ser o ponto de chegada ou partida para a aventura que é a importância do Mar para a cidade de Viana do Castelo e tudo o que envolve, a cultura (trajes, artes de pesca, religião), a economia (empresas associadas, porto de mar, atividades  de indústria), o social, o desporto (desporto náutico e de recreio), a investigação (estudos académicos) e a sua biodiversidade.

Entre as valências do Centro de Mar, destaque para a promoção de exposições temporários e itinerantes; serviços educativos (projeto educativo “Além-Mar” e atividades para grupos na área de ambiente, tradições, atividade marítimas); conferências, workshops e outras atividades científicas e técnicas; atividades de caráter cultural, social e económico; local de estudo e trabalho para estudantes e investigadores; recolha de espólio marítimo e memória coletiva do mar; desenvolvimento de parcerias com entidades e instituições com intervenção na área do Mar.

O Centro de Documentação do Mar assume especial relevo no diálogo com a comunidade, uma vez que esta valência se dedica à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o
tema do “mar” e a sua importância a diversos níveis, nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar.

A sua atividade pressupõe potenciar a capacidade de cooperação da região em matéria de investigação e de interpretação sobre as temáticas da cultura e vivências marítimas, nomeadamente através da recolha de memórias e espólio documental, bem como a sua inserção em redes e partilha pública.

Integrado neste espaço, encontra-se o Museu Virtual de Memória Marítima, que permite a consulta de forma interativa e desmaterializada a acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens.

Em 2023, as comemorações do Dia Nacional do Mar integram a promoção da Semana do Mar, com atividades para diversos públicos, entre visitas guiadas ao Centro de Mar, visita guiada à lota de pesca, peddy-paper; ateliê Mar de tradições; atividades agro-marítimas e exposição “A biodiversidade conta-nos histórias” no Centro de Mar, tendo como parceiros a Capitania de Viana  do Castelo e a Docapesca.

Para 2024, como forma de assinalar os 10 anos do Centro de Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo está já a preparar uma programação assente no tema da literacia do Mar que integrará uma variedade de iniciativas a diferentes públicos.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

Portugal ratificou o documento em 1997. A efeméride procura destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Dezembro, 2025

Porto de Viana do Castelo vai expandir para apoiar descarbonização naval

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Internacional 17 Dezembro, 2025

Caminha, A Guarda e O Rosal avançam com Eurocidade da Foz do Minho

Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.

Regional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça articulação com freguesias na área da Coesão Social

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Salário mínimo vai subir para 920 euros em 2026

O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.

Nacional 17 Dezembro, 2025

GNR desmantela grupo suspeito de furtos em instituições no Norte e Centro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Juventude Viana assina recuperação épica frente à Oliveirense e mantém percurso 100% vitorioso

A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra “Viana, Moscatel e Banana” com duas edições este Natal

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.