No Dia do Nacional do Mar que hoje se assinala, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala o 9º aniversário do Centro de Mar. No pós-pandemia, entre 2021 e 2023, esta valência tem estado em franco crescimento, tendo sido visitada por quase 29 mil pessoas, entre público em geral, escolas e outros grupos organizados.

Assim, em 2021, o Centro de Mar mereceu a visita de 7.361 pessoas, correspondendo 79% a público em geral, 18% a escolas e 3% a outros grupos organizados. Já em 2022, o número total de visitantes foi de 10.236 pessoas, correspondendo 70% a público em geral, 25% a escolas e 5% a outros grupos. No ano de 2023, até final do terceiro trimestre, já utilizaram este equipamento 11.342 pessoas, sendo 66% público em geral, 28% escolas e 6% outros grupos.
O Centro de Mar, instalado a bordo do Navio Gil Eannes, constitui-se como veículo para a concretização do desenvolvimento do setor marítimo nos domínios económico, ambiental, cultural e social de Viana do Castelo, reforçando a sua posição como “cidade náutica do Atlântico”. Este projeto foi concebido com o propósito de se verem congregadas duas valências, o Centro de Interpretação Ambiental e o Centro de documentação do Mar, responsáveis pela promoção da cultura marítima em diversas frentes.
Tem como função ser o ponto de chegada ou partida para a aventura que é a importância do Mar para a cidade de Viana do Castelo e tudo o que envolve, a cultura (trajes, artes de pesca, religião), a economia (empresas associadas, porto de mar, atividades de indústria), o social, o desporto (desporto náutico e de recreio), a investigação (estudos académicos) e a sua biodiversidade.
Entre as valências do Centro de Mar, destaque para a promoção de exposições temporários e itinerantes; serviços educativos (projeto educativo “Além-Mar” e atividades para grupos na área de ambiente, tradições, atividade marítimas); conferências, workshops e outras atividades científicas e técnicas; atividades de caráter cultural, social e económico; local de estudo e trabalho para estudantes e investigadores; recolha de espólio marítimo e memória coletiva do mar; desenvolvimento de parcerias com entidades e instituições com intervenção na área do Mar.
O Centro de Documentação do Mar assume especial relevo no diálogo com a comunidade, uma vez que esta valência se dedica à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o
tema do “mar” e a sua importância a diversos níveis, nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar.
A sua atividade pressupõe potenciar a capacidade de cooperação da região em matéria de investigação e de interpretação sobre as temáticas da cultura e vivências marítimas, nomeadamente através da recolha de memórias e espólio documental, bem como a sua inserção em redes e partilha pública.
Integrado neste espaço, encontra-se o Museu Virtual de Memória Marítima, que permite a consulta de forma interativa e desmaterializada a acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens.
Em 2023, as comemorações do Dia Nacional do Mar integram a promoção da Semana do Mar, com atividades para diversos públicos, entre visitas guiadas ao Centro de Mar, visita guiada à lota de pesca, peddy-paper; ateliê Mar de tradições; atividades agro-marítimas e exposição “A biodiversidade conta-nos histórias” no Centro de Mar, tendo como parceiros a Capitania de Viana do Castelo e a Docapesca.
Para 2024, como forma de assinalar os 10 anos do Centro de Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo está já a preparar uma programação assente no tema da literacia do Mar que integrará uma variedade de iniciativas a diferentes públicos.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.
Portugal ratificou o documento em 1997. A efeméride procura destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.
Já são conhecidas as quatro equipas apuradas para as meias-finais da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026, que decorre no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
Viana do Castelo foi esta sexta-feira palco de uma visita técnica integrada na 4.ª Conferência Europeia de Geografias Rurais (RuralGeo 2026), recebendo cerca de três dezenas de investigadores, docentes universitários e especialistas de diversos países para conhecerem no terreno as políticas e projetos desenvolvidos pelo município na valorização dos territórios rurais.
O atleta vianense Usumane Djumo vai competir este fim de semana nos 88.º Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista ao Ar Livre, em Coimbra, com um objetivo bem definido: ajudar o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) a conquistar o título da 2.ª Divisão Nacional e garantir a subida ao principal escalão do atletismo português.
O Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, volta a promover, entre os dias 7 e 10 de julho, o seu programa de férias de verão, desafiando crianças dos 7 aos 13 anos a descobrir a importância da qualidade da água através de atividades práticas, científicas e de sensibilização ambiental.
Valença recebe este fim de semana, 27 e 28 de junho, a quinta edição do Revival Rampa Monte do Faro, um evento que promete juntar mais de 300 viaturas e milhares de aficionados do automobilismo numa das mais emblemáticas subidas de montanha da região.
O Feirão regressa este sábado, 27 de junho, à Praça da República, em Viana do Castelo, com uma manhã dedicada à promoção dos produtos locais, da cultura tradicional e do convívio comunitário.
Mais de uma década depois de ter passado por Viana do Castelo para frequentar um mestrado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Cornélia Alberto Gafah assumiu a direção da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique, num percurso que a própria considera profundamente marcado pela formação académica e pela experiência vivida na cidade minhota.