Logo
Regional

Centro de Mar de Viana do Castelo celebra 9º aniversário no Dia Nacional do Mar

16 Novembro, 2023 | 14:12
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

No Dia do Nacional do Mar que hoje se assinala, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala o 9º aniversário do Centro de Mar. No pós-pandemia, entre 2021 e 2023, esta valência tem estado em franco crescimento, tendo sido visitada por quase 29 mil pessoas, entre público em geral, escolas e outros grupos organizados.

Assim, em 2021, o Centro de Mar mereceu a visita de 7.361 pessoas, correspondendo 79% a público em geral, 18% a escolas e 3% a outros grupos organizados. Já em 2022, o número total de visitantes foi de 10.236 pessoas, correspondendo 70% a público em geral, 25% a escolas e 5% a outros grupos. No ano de 2023, até final do terceiro trimestre, já utilizaram este equipamento 11.342 pessoas, sendo 66% público em geral, 28% escolas e 6% outros grupos.

O Centro de Mar, instalado a bordo do Navio Gil Eannes, constitui-se como veículo para a concretização do desenvolvimento do setor marítimo nos domínios económico, ambiental, cultural e social de Viana do Castelo, reforçando a sua posição como “cidade náutica do Atlântico”. Este projeto foi concebido com o propósito de se verem congregadas duas valências, o Centro de Interpretação Ambiental e o Centro de documentação do Mar, responsáveis pela promoção da cultura marítima em diversas frentes.

Tem como função ser o ponto de chegada ou partida para a aventura que é a importância do Mar para a cidade de Viana do Castelo e tudo o que envolve, a cultura (trajes, artes de pesca, religião), a economia (empresas associadas, porto de mar, atividades  de indústria), o social, o desporto (desporto náutico e de recreio), a investigação (estudos académicos) e a sua biodiversidade.

Entre as valências do Centro de Mar, destaque para a promoção de exposições temporários e itinerantes; serviços educativos (projeto educativo “Além-Mar” e atividades para grupos na área de ambiente, tradições, atividade marítimas); conferências, workshops e outras atividades científicas e técnicas; atividades de caráter cultural, social e económico; local de estudo e trabalho para estudantes e investigadores; recolha de espólio marítimo e memória coletiva do mar; desenvolvimento de parcerias com entidades e instituições com intervenção na área do Mar.

O Centro de Documentação do Mar assume especial relevo no diálogo com a comunidade, uma vez que esta valência se dedica à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o
tema do “mar” e a sua importância a diversos níveis, nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar.

A sua atividade pressupõe potenciar a capacidade de cooperação da região em matéria de investigação e de interpretação sobre as temáticas da cultura e vivências marítimas, nomeadamente através da recolha de memórias e espólio documental, bem como a sua inserção em redes e partilha pública.

Integrado neste espaço, encontra-se o Museu Virtual de Memória Marítima, que permite a consulta de forma interativa e desmaterializada a acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens.

Em 2023, as comemorações do Dia Nacional do Mar integram a promoção da Semana do Mar, com atividades para diversos públicos, entre visitas guiadas ao Centro de Mar, visita guiada à lota de pesca, peddy-paper; ateliê Mar de tradições; atividades agro-marítimas e exposição “A biodiversidade conta-nos histórias” no Centro de Mar, tendo como parceiros a Capitania de Viana  do Castelo e a Docapesca.

Para 2024, como forma de assinalar os 10 anos do Centro de Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo está já a preparar uma programação assente no tema da literacia do Mar que integrará uma variedade de iniciativas a diferentes públicos.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

Portugal ratificou o documento em 1997. A efeméride procura destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.

Regional 3 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo intensifica operações e regista 16 detenções em uma semana

Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.

Regional 3 Dezembro, 2025

Luís Nobre integra Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.