O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
A banda galega Raposa e o duo composto pelo premiado percussionista Murat Coşkun e Beatriz Picas, mas também o quarteto de jazz GODUA, o espetáculo À Roda pelas estações do Ensemble Provinciano, e o concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, inserido num Passeio Gastronómico (caminhada com degustação de comida regional) marcam o arranque do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, com um programa de entrada livre que contempla concertos e atividades dedicadas a diferentes géneros musicais, da música clássica, tradicional ou jazz, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas e cruzamentos entre os diferentes géneros musicais ao longo de dois fins-de-semana, 9 a 11 e 16 a 18 de maio.
Assim, já esta sexta-feira a banda galega Raposa — um projeto consolidado sobre uma base de corda dedilhada, numa execução repleta de nuances e delicadeza — sobe ao palco do Centro Cultural pelas 21h30, enquanto o sábado nos traz pela tarde, na Casa Grande de Romarigães, o quarteto de jazz GODUA, num concerto que marca o lançamento do disco de estreia “STOP”, o 107º disco do catálogo do Carimbo Porta-Jazz.
A noite de sábado também nos oferece o Duo Murat Coşkun e Beatriz Picas — uma combinação Worldpercussion, cantando com o violoncelo, tocando com a voz, fazendo a percussão chorar e sorrir –, na Antiga Escola Primária de São Martinho de Coura, pelas 21h30, enquanto a tarde de domingo nos sugere À Roda pelas estações, pelo Ensemble Provinciano, assente na música tradicional portuguesa, com um especial afeto pela proveniente da região minhota. Pelo meio ainda há o Workshop de Canto e Dança – À Roda, na tarde de sábado, na sede da Junta de Freguesia de Rubiães, o Passeio Gastronómico na manhã de domingo ilustrado pela música do guitarrista e produtor português Amigo Ivo e o harpista colombiano Juan Cólon.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural de Paredes de Coura, contando com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes. Conta ainda com parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.