Logo
Nacional

Centro de Ciências do Mar apoia dois parques eólicos ‘offshore’ em Portugal

15 Fevereiro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A minimização do impacto dos parques eólicos 'offshore' na flora e fauna marinhas é o objetivo de um acordo de colaboração assinado entre o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a empresa IberBlue Wind.

Em comunicado, esta ‘joint venture’ especializada na promoção de projetos eólicos ‘offshore’ flutuantes, que opera no mercado ibérico, informou que “colaborará com o MARE no desenvolvimento de atividades científicas relacionadas com o estudo dos ecossistemas aquáticos, atividades de inovação, transferência de conhecimento e outras atividades de formação e de divulgação científica”.

O acordo é dirigido ao desenvolvimento de dois parques eólicos planeados pela IberBlue Wind para Portugal, ao largo da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, e de Viana do Castelo.

“A colaboração entre as duas entidades tem como objetivo estudar o potencial impacto dos parques eólicos ‘offshore’ na flora e fauna marinhas”, acrescentou.

O trabalho conjunto das duas entidades permitirá conceber “soluções que garantam a coexistência das instalações com o meio natural da zona de implantação das eólicas, reduzindo o seu potencial impacto sobre a população piscícola e promovendo a sustentabilidade da atividade pesqueira”.

A parceria abrange os projetos ‘Botafogo’, junto à Figueira da Foz, para um parque eólico com uma área prevista de 359 quilómetros quadrados (km2) e uma potência instalada de 990 megawatts (MW), e ‘Creoula’, nas proximidades de Viana do Castelo, com uma superfície de 413 km2 e uma potência instalada de 1.440 MW.

Em conjunto, segundo a nota, os dois projetos “poderão fornecer energia limpa” a mais d 1,6 milhões de habitações.

Na assinatura do acordo, participaram Pedro Raposo Almeida, diretor do MARE, e Enrique de Farago, Manuel Monteiro e Tiago Morais, em representação da IberBlue Wind, bem como os investigadores José Lino Costa e Bernardo Quintella, daquele centro científico, e Hugo Miranda, vice-diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A IberBlue Wind é constituída pelas empresas espanholas Proes Consultores e FF New Energy Ventures, além do grupo irlandês Simply Blue, líder em energia eólica flutuante ‘offshore’.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Outubro de 2025 marcado por reeleição de Luís Nobre como presidente da Câmara de Viana do Castelo

Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.

Regional 31 Dezembro, 2025

Madeira dos passadiços da ecovia do Vez dá nova vida a abrigos para gatos em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Eurocidade Cerveira-Tomiño recebe 521 mil euros para projeto de inovação e empreendedorismo

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.

Regional 31 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 2026 com a Free Running da “Ressaca” no Cabedelo

O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Há 4 anos partia Francisco Sampaio, o “Senhor Turismo” do Alto Minho

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.