A minimização do impacto dos parques eólicos 'offshore' na flora e fauna marinhas é o objetivo de um acordo de colaboração assinado entre o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a empresa IberBlue Wind.
Em comunicado, esta ‘joint venture’ especializada na promoção de projetos eólicos ‘offshore’ flutuantes, que opera no mercado ibérico, informou que “colaborará com o MARE no desenvolvimento de atividades científicas relacionadas com o estudo dos ecossistemas aquáticos, atividades de inovação, transferência de conhecimento e outras atividades de formação e de divulgação científica”.
O acordo é dirigido ao desenvolvimento de dois parques eólicos planeados pela IberBlue Wind para Portugal, ao largo da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, e de Viana do Castelo.
“A colaboração entre as duas entidades tem como objetivo estudar o potencial impacto dos parques eólicos ‘offshore’ na flora e fauna marinhas”, acrescentou.
O trabalho conjunto das duas entidades permitirá conceber “soluções que garantam a coexistência das instalações com o meio natural da zona de implantação das eólicas, reduzindo o seu potencial impacto sobre a população piscícola e promovendo a sustentabilidade da atividade pesqueira”.
A parceria abrange os projetos ‘Botafogo’, junto à Figueira da Foz, para um parque eólico com uma área prevista de 359 quilómetros quadrados (km2) e uma potência instalada de 990 megawatts (MW), e ‘Creoula’, nas proximidades de Viana do Castelo, com uma superfície de 413 km2 e uma potência instalada de 1.440 MW.
Em conjunto, segundo a nota, os dois projetos “poderão fornecer energia limpa” a mais d 1,6 milhões de habitações.
Na assinatura do acordo, participaram Pedro Raposo Almeida, diretor do MARE, e Enrique de Farago, Manuel Monteiro e Tiago Morais, em representação da IberBlue Wind, bem como os investigadores José Lino Costa e Bernardo Quintella, daquele centro científico, e Hugo Miranda, vice-diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A IberBlue Wind é constituída pelas empresas espanholas Proes Consultores e FF New Energy Ventures, além do grupo irlandês Simply Blue, líder em energia eólica flutuante ‘offshore’.
O bicampeão nacional em título Sporting conquistou hoje a Taça de Portugal em futebol pela 18.ª vez, ao vencer o Benfica por 3-1, após prolongamento, na final da 85.ª edição da prova, no Estádio do Jamor, em Oeiras.
O Auditório Municipal de Ponte da Barca será o palco da emissão ao vivo do programa Old Friends, da Antena 1, no dia 4 de junho (quarta-feira), às 18h30. A entrada é gratuita, limitada à lotação do espaço.
António Salvador foi reeleito, este sábado, presidente do SC Braga para um novo mandato de quatro anos, até 2029. Candidato único, lidera o emblema minhoto desde 2004 e foi agora reconduzido com 80,8 por cento dos votos.
O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a subida gradual da temperatura a partir de terça-feira em Portugal continental, com aumento do Perigo de Incêndio Rural, cuja classificação máxima poderá atingir alguns concelhos do sul.
No próximo dia 30 de maio, às 18h30, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe o espetáculo A Máquina de Embrulhar Poemas, uma proposta sensorial e poética do grupo Som do Algodão, dirigida a famílias com crianças a partir dos 3 anos.
O Sporting sagrou-se, no sábado, bicampeão nacional de andebol, ao vencer por 32-23 na visita ao Marítimo, num encontro da quinta e penúltima jornada da fase final do campeonato português em que os ‘leões’ foram quase sempre superiores.
A Associação Desportiva e Cultural da Correlhã derrotou (3-1), este sábado, o Sport Clube Valenciano e conquistou a Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Os golos de Francisco Cerqueira (1) e Vitor Veloso (2) resolveram o jogo para a equipa de Ponte de Lima.