Logo
Regional

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão em Vila Praia de Âncora começa a funcionar no início de 2025

30 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que vai nascer no edifício da antiga escola de Vilarinho, em Vila Praia de Âncora, encontra-se em fase final de obra e a expetativa é de que o equipamento possa começar a funcionar no início de 2025.

O CACI terá capacidade para acolher três dezenas de utentes, em instalações amplas, modernas e completamente equipadas, e deverá criar, logo na fase de arranque, 12 postos de trabalho. O edifício, que é propriedade da Câmara Municipal, encontrava-se vazio e em más condições e foi cedido à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) para a instalação do novo equipamento social, sendo o montante do investimento total para a requalificação superior aos 800 mil euros.

O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, acompanhou Luiz Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, numa visita às obras, que após a estabilização dos produtos aplicados em alguns revestimentos (secagem) vai entrar na fase de acabamentos. A seguir, será montada a cozinha e instalações associadas, como cantina/refeitório, assim como as instalações sanitárias e colocado o mobiliário. Segundo Luiz Costa, ainda este ano deverá ser lançado concurso público para contratação dos trabalhadores.

Luiz Costa informou que os prazos de obra estão a ser cumpridos, até com alguma margem, e a meta de janeiro de 2025 é absolutamente viável. 

Durante a visita, o Presidente da Câmara comprometeu-se, entretanto, a assumir a pavimentação, em cubo, do Caminho de Vilarinho, atualmente em terra batida, e que será um importante acesso rodoviário pelas traseiras do edifício. 

O custo da obra é de 816.705,00 €, contando com apoio financeiro ao nível do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) de 557.720,00 €.

Com a cedência da Câmara, que permitiu o investimento, a antiga escola de Vilarinho ganha nova vida. Vila Praia de Âncora e o próprio concelho ficam com mais um edifício público requalificado, um equipamento social disponível e criam-se novos postos de trabalho.

Refira-se que o concelho não dispõe de um serviço de apoio à população e às famílias de pessoas com deficiência mental.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.