O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que vai nascer no edifício da antiga escola de Vilarinho, em Vila Praia de Âncora, encontra-se em fase final de obra e a expetativa é de que o equipamento possa começar a funcionar no início de 2025.
O CACI terá capacidade para acolher três dezenas de utentes, em instalações amplas, modernas e completamente equipadas, e deverá criar, logo na fase de arranque, 12 postos de trabalho. O edifício, que é propriedade da Câmara Municipal, encontrava-se vazio e em más condições e foi cedido à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) para a instalação do novo equipamento social, sendo o montante do investimento total para a requalificação superior aos 800 mil euros.
O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, acompanhou Luiz Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, numa visita às obras, que após a estabilização dos produtos aplicados em alguns revestimentos (secagem) vai entrar na fase de acabamentos. A seguir, será montada a cozinha e instalações associadas, como cantina/refeitório, assim como as instalações sanitárias e colocado o mobiliário. Segundo Luiz Costa, ainda este ano deverá ser lançado concurso público para contratação dos trabalhadores.
Luiz Costa informou que os prazos de obra estão a ser cumpridos, até com alguma margem, e a meta de janeiro de 2025 é absolutamente viável.
Durante a visita, o Presidente da Câmara comprometeu-se, entretanto, a assumir a pavimentação, em cubo, do Caminho de Vilarinho, atualmente em terra batida, e que será um importante acesso rodoviário pelas traseiras do edifício.
O custo da obra é de 816.705,00 €, contando com apoio financeiro ao nível do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) de 557.720,00 €.
Com a cedência da Câmara, que permitiu o investimento, a antiga escola de Vilarinho ganha nova vida. Vila Praia de Âncora e o próprio concelho ficam com mais um edifício público requalificado, um equipamento social disponível e criam-se novos postos de trabalho.
Refira-se que o concelho não dispõe de um serviço de apoio à população e às famílias de pessoas com deficiência mental.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.