O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que vai nascer no edifício da antiga escola de Vilarinho, em Vila Praia de Âncora, encontra-se em fase final de obra e a expetativa é de que o equipamento possa começar a funcionar no início de 2025.
O CACI terá capacidade para acolher três dezenas de utentes, em instalações amplas, modernas e completamente equipadas, e deverá criar, logo na fase de arranque, 12 postos de trabalho. O edifício, que é propriedade da Câmara Municipal, encontrava-se vazio e em más condições e foi cedido à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) para a instalação do novo equipamento social, sendo o montante do investimento total para a requalificação superior aos 800 mil euros.
O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, acompanhou Luiz Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, numa visita às obras, que após a estabilização dos produtos aplicados em alguns revestimentos (secagem) vai entrar na fase de acabamentos. A seguir, será montada a cozinha e instalações associadas, como cantina/refeitório, assim como as instalações sanitárias e colocado o mobiliário. Segundo Luiz Costa, ainda este ano deverá ser lançado concurso público para contratação dos trabalhadores.
Luiz Costa informou que os prazos de obra estão a ser cumpridos, até com alguma margem, e a meta de janeiro de 2025 é absolutamente viável.
Durante a visita, o Presidente da Câmara comprometeu-se, entretanto, a assumir a pavimentação, em cubo, do Caminho de Vilarinho, atualmente em terra batida, e que será um importante acesso rodoviário pelas traseiras do edifício.
O custo da obra é de 816.705,00 €, contando com apoio financeiro ao nível do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) de 557.720,00 €.
Com a cedência da Câmara, que permitiu o investimento, a antiga escola de Vilarinho ganha nova vida. Vila Praia de Âncora e o próprio concelho ficam com mais um edifício público requalificado, um equipamento social disponível e criam-se novos postos de trabalho.
Refira-se que o concelho não dispõe de um serviço de apoio à população e às famílias de pessoas com deficiência mental.
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.