Logo
Regional

Centro Cultural Paredes de Coura com oferta diversificada

5 Outubro, 2023 | 9:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

As bonitas canções de Márcia, a peça "Kamarád" pelo coletivo artístico Mochos no Telhado, mas também "A Visita da Velha Senhora" pelo projeto Mais Teatro Amador Courense ou até o workshop para Famílias, "Caleidoscópico", preenchem a programação de outubro no Centro Cultural Paredes de Coura, onde também não faltam os bem-sucedidos blockbusters ‘"Barbie", "Mistério em Veneza", "A Patrulha Pata: o super filme e "O Criador", e o Ler Cinema com Aya Koretzky.

Já quase todos ouvimos e não ficamos indiferentes a canções tão bonitas como “A pele que há em mim”. Associamos de imediato a Márcia, como há mais tempo cantarolávamos “Cabra-cega” ou mais remotamente nos lembramos do projeto Real Combo Lisbonense. Falando assim, até parece que estamos perante um nome da velha guarda.

Mas não. Simplesmente, Márcia tem deixado um rasto de criatividade, emprestando o melhor da arte de escrever canções bonitas a uma voz macia e que nos enche de emoção.

Pois é esta Márcia que no dia 27 vai passar pelo grande auditório do nosso Centro Cultural. O espetáculo começa pelas 21h30 e será um desfilar de canções bonitas dos EP e álbuns como “A Pele que Há em Mim”, “Dá”, “Casulo”, “Quarto Crescente” e “Vai e Vem”. Trabalhos que têm valido a Márcia os maiores elogios da crítica, bem como um cada vez maior grupo de fãs. É à frente no palco, no contacto com o seu público, que Márcia mostra o que há de melhor na nova geração cantautores, pelo que não temos dúvidas que Coura também saberá receber da melhor forma o mais recente registo de originais, ‘Picos e Vales’, e do qual fazem parte temas tão interessantes como “Já Passou da Hora”, “Flor e a Fava”, “Meu amor bem sabes”, num concerto que se antevê emotivo, íntimo e ao mesmo tempo impactante.

‘Kamarád’ – a resistência como ato performativo:

Num outro âmbito, entre as muitas propostas ressalta a peça ‘Kamarád’ pelo coletivo artístico Mochos no Telhado, que nos remete para os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e a vida nos campos de concentração nazis. ‘Kamarád’ é levada à cena a 13 de outubro, uma sexta-feira, pelas 21h30, e mais que uma história se insere no perfil de intervenção educativa e a capacidade de nos propor um mundo diferente, mas também o papel da resistência como ato performativo.

Com direção artística de Dennis Xavier e Sofia Moura, Kamarád é uma viagem pelas páginas de uma revista criada por crianças e jovens prisioneiros no campo de concentração de Theresienstadt, durante a Segunda Guerra Mundial. Ao todo foram criadas 22 edições da revista, permitindo através da arte a forma de distrair a fome e alimentar a capacidade de imaginar um outro presente e um futuro diferente, no contexto de um campo profundamente marcado pela sua intensa vida cultural da qual professores, músicos, atores e diversos artistas faziam trincheiras para resistir.

Ainda no teatro, o projeto Mais Teatro Amador Courense leva à cena a 20 de outubro, pelas 21h30, a obra ‘A Visita da Velha Senhora’ do autor suíço Friedrich Dürrenmatt. Esta peça encenada por Luís Filipe Silva e com produção das Comédias do Minho mostra como a tentação do dinheiro corrompe os valores morais dos habitantes da cidade e como a justiça pode ser manipulada por interesses pessoais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.