Logo
Regional

CEIT e Coimbra Business School estudam marca Ponte de Lima

20 Novembro, 2023 | 15:33
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.

A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.

Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.

Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.

A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.

O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.

“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.

Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 7 Dezembro, 2023

Morreu o apresentador Nuno Graciano

O apresentador Nuno Graciano faleceu hoje aos 54 anos. A notícia foi avançada pela estação televisiva SIC. 

Regional 7 Dezembro, 2023

Já começaram as obras para requalificar a Avenida do Cabedelo

Já arrancou a empreitada de 615 mil euros para requalificação da Avenida do Cabedelo, na freguesia de Darque, em Viana do Castelo.

Regional 7 Dezembro, 2023

Chegada do Pai Natal e do Grinch surpreende multidão presente em Vila Nova de Cerveira

Ao cair da noite desta quarta-feira, o mítico "Senhor das Barbas Brancas" surgiu no céu, aterrando o seu trenó no centro histórico de Vila Nova de Cerveira.

Regional 7 Dezembro, 2023

CIM Alto Minho promove workshops temáticos em dezembro para migrantes no Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) organiza durante o mês de dezembro, em colaboração com os municípios da região, diversos workshops temáticos intitulados “Múltiplas Literacias”, com o objetivo de facilitar múltiplas aprendizagens, num contexto informal, a migrantes residentes no Alto Minho e favorecer a sua integração.

Regional 7 Dezembro, 2023

Valença distinguido, pela primeira vez, como “Autarquia Familiarmente Responsável”

O Município de Valença foi distinguido com o título de "Autarquia Familiarmente Responsável". 

Regional 7 Dezembro, 2023

“Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” apoia 131 crianças em Viana

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, ao longo do ano letivo 2023/2024, vai implementar o projeto “Palavras com Som – Projeto de Promoção da Comunicação Humana” em jardins de infância do município, levando um terapeuta da fala à escola.

Regional 7 Dezembro, 2023

Viana: Tradicionais “Pinheiros de Natal” podem ser levantados, a partir de hoje, no Mercado Municipal

A partir desta quinta-feira, 7 de dezembro, os tradicionais "Pinheirinhos de Natal" naturais já estão disponíveis para serem levantados, gratuitamente, no Mercado Municipal, em Viana do Castelo.