O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.
A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.
Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.
Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.
A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.
O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.
“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.
Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez avançou com a “Requalificação da Casa do Guarda, anexos e pavilhão multiusos no Monte Nossa Senhora do Castelo”. A assinatura do auto de consignação feita com a empresa Amorim & Coroas, Lda., que irá executar esta obra, pelo valor de 300 mil euros.
A empresa irlandesa Gazelle Wind Power pretende criar, nos próximos anos, cerca de 30 postos de trabalho em Viana do Castelo. A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, marcou esta quarta-feira presença na apresentação dos escritórios da Gazelle Wind Power, no edifício da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. A empresa irlandesa está na vanguarda da tecnologia de energia eólica offshore flutuante e está a promover um investimento de 40 milhões de euros, em Portugal.
No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
Já foi publicado e está em vigor o novo ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público, resultante de uma ampla negociação entre o Município de Caminha e quatro estruturas sindicais. Abrange todos os trabalhadores municipais em regime de contrato de trabalho em funções públicas, sejam ou não sindicalizados. Traduz-se em mais e melhores direitos para os trabalhadores, sendo mesmo considerado por alguns sindicatos como um dos melhores do país e um potencial exemplo para outros acordos que venham a ser negociados.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover a campanha de consciencialização intitulada "Há saltos que podem mudar a tua vida!". Esta iniciativa tem como objetivo alertar os portugueses, principalmente os mais jovens, para as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias.
Este sábado, dia 14 de setembro, A REFOOD Cerveira promove o primeiro Sunset contra o desperdício alimentar sob o mote “ajuda sobre rodas” que visa angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha para recolha de alimentos. Os DJs Markend, Francisco Peixoto, Pedro Pagodes e Diego Morales estão confirmados para animar o final de tarde de sábado.
A um dia do arranque do ano letivo, as escolas ainda procuram professores para mais de dois mil horários que continuam vazios, a maioria anuais, deixando cerca de 117 mil alunos sem aulas a, pelo menos, uma disciplina.