O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.
A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.
Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.
Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.
A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.
O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.
“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.
Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.
A Juventude Viana deslocou-se, este domingo, aos Açores, para defrontar o Candelária em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. Um auto golo a 16 segundos do fim ditou a derrota da equipa de Viana do Castelo na Ilha do Pico.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 23ª jornada, na segunda a 25ª. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para mais uma vitória (1-5) do Desportivo de Monção na casa do Âncora Praia.
O Sport Clube Vianense foi goleado (1-5) em casa pelo Paredes e já não tem possibilidades de discutir a fase de subida do Campeonato de Portugal.
Procurando assinalar a quadra pascal junto da população mais jovem, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a sugerir uma tarde de aventura e superação de desafios, em harmonia com o património natural! Trata-se de mais uma edição do Peddy-Paper Caça aos Ovos, dedicado "À Descoberta na Natureza", agendado para dia 18 de abril, entre as 14h00 e as 16h30, no Parque de Lazer do Castelinho, e cujas inscrições já estão a decorrer.
O Município de Ponte de Lima vai promover a palestra “500 anos do nascimento de Luís de Camões (1525-2025)”, destinada ao público escolar, no dia 24 de março, às 10h30, para recordar e celebrar a vida e obra do maior poeta da literatura portuguesa.
A Mamãs Sem Dúvidas, uma plataforma online criada pela BebéVida para orientar futuras famílias, e o Lusíadas Knowledge Center vão organizar no próximo dia 18 de março, entre as 21h00 e as 22h30, o evento online "EGO – Especial Grávida", uma iniciativa destinada a casais que aguardam a chegada do seu bebé.
O Voleibol Clube de Viana começou a lutar pela manutenção no Campeonato Nacional da 1ª Divisão com uma derrota (3-1) em São Mamede de Infesta. A equipa vianense ganhou (21-27) o 1º set, mas acabou por perder os restantes (25-19, 25-22, 25-21).